De quantos livros a Bíblia é formada?

Pergunta de Duda, Maceió
Resposta de Luiz da Rosa, em 19/05/2011


Leia mais sobre Estatísticas bíblicas

Para os católicos a Bíblia é composta de 73 livros, sendo 46 do Antigo Testamento e 27 do Novo. A Bíblia dos protestantes tem, invés, soma 66 livros: 39 do Antigo e 27 do Novo Testamento.

A diferença entre essas duas versões se encontra nos livros do Antigo Testamento. A bíblia dos protestantes exclui 7 livros, os assim chamados “deuterocanônicos”, isto é, aqueles livros que entraram na ‘lista’ somente mais tarde, pois são livros escritos em grego e não em hebraico. Basicamente por isso foram excluídos do cânon (da lista) da Bíblia Hebraica (Antigo Testamento) e também daquele de Lutero. Esses livros são: Tobias, Judite, Sabedoria, Eclesiástico (ou Sirácides), Baruque, I Macabeus e II Macabeus, e alguns trechos nos livros de Ester e de Daniel.

Entre as igrejas cristãs ortodoxas há outras versões da Bíblia que além dos livros citados incluem outros dois livros de Esdras, outros dois dos Macabeus, a Oração de Manassés, e alguns capítulos a mais no final do livro dos Salmos (um nas Bíblias das igrejas de tradição grega, cóptica, eslava e bizantina, e cinco nas Bíblias das igrejas de tradição siríaca).

3494 visitas

34 comentários

Postar um comentário

  • Claudiomar Damas (Joinville) - 25/09/2013

    Para se falarmos um pouquinho dos apócrifos, temos que nos reportar a historia. Ou seja, até 1546 (concílio - Trento) nem a igreja católica aceitava esses livros. Só veio aceitar doravante o Concílio mencionado, para dar ênfase aos seus novos dogmas. Entre tantos, o do Purgatório. Espero ter contribuído.

  • Roberto Luiz de Lima (Bhte) - 18/05/2012

    Pois bem, esta é a promessa de Deus para a sua Igreja, estar conosco "todos os dias até o fim do mundo". As Igrejas Protestantes surgiram só por volta do ano de 1519. Conforme alguns protestantes afirmam, a verdadeira Igreja de Jesus não é a Igreja Católica e sim a Igreja Protestante. Então Jesus só passou a cumprir a sua promessa a partir de 1519? E antes, no período compreendido entre a sua morte/ressurreição e 1519? Reflita bem. Será que Jesus só começou a cumprir a sua promessa a partir de 1519 e até este ano n...

  • Jonathan (Santos) - 31/10/2011

    Bíblia quer dizer "coleção de livros": ao todo são 66 ou 73 livros (na versão adotada pela Igreja Católica), reunidos na forma como conhece-mos hoje somente a partir do século 4 d.C. Divididos em Velho e Novo Testamento, datados de antes e depois de Cristo, respectivamente, foram escritos em hebraico, aramaico e grego. Por isso não há um título original para a Bíblia, palavra que ganhou tradução em quase todos os países do planeta.(superinteressante)

  • ana (rgt) - 14/09/2011

    Não nada aver com os evangélhos,mesmo!! pois são livros do A .T.

  • ad (colatina) - 13/09/2011

    larissa, não é que os apócrifos foram retirados, é que eles nunca fizeram parte da Bìblia. Não tem nada a ver com o evangelho eterno.

  • Larissa Alves (Franca-SP) - 13/09/2011

    POR FAVOR, LEIAM ESSA PÁGINA E TIREM TODAS AS SUAS DUVIDAS QUANTO AOS LIVROS RETIRADOS DA BIBLIA! http://www.bibliacatolica.com.br/historia_biblia/56.php Maria, passa na frente da nossa Vida! Esperamos te encontrar no céu! Adoramos SOMENTE Á JESUS, pelo teu santo ventre, SEM PECADOS. Santo, Santo, Santo é o Senhor Deus do universo q nasceu da virgem Maria, bem aventurada por todos os seculos. Amém! Rogai por nós santa Mãe de Deus, para q sejamos DIGNOS DAS PROMESSAS DE CRISTO, NOSSO REI!

  • ana (rgt) - 09/08/2011

    Apócrifos e plagiados são os livros da pitonista(Hellen G White)

  • ad (colatina) - 08/08/2011

    aposto que o pessoal que defende os livros apócrifos nem sabem do que se trata...nem ao menos devem ter lido por completo...Eu já li e vi coisas que não tem nada a ver com a doutrina Cristã, como rituais no mínimo macabros, supostamente mediados por anjos, se não me engano em Tobias...os textos tem cara de serem forçados...alguns podem até ter acontecido realmente, mas não influenciam em nada nos 66 livros inspirados por Deus.

  • mary (sp) - 08/08/2011

    Porque tiraram o apocalipse de Pedro?

  • PAULO (IGP (SP)) - 30/07/2011

    Antes de reunirem os livros no formato atual da Bíblia (um livro com muitos livros), o que havia eram pergaminhos e cartas. Porém no Velho Testamento existem fábulas também, ou seja, algumas histórias populares que posteriormente teriam sido transcritas, lembrando que, o Novo Testamento não possui nenhuma fábula, ou histórias falsamente compostas afim de ensinar alguma lição de moral, são testemunhos das pessoas que viram aquilo que escreviam, por isso sobrevive até hoje, vive, é o livro mais lido no mundo todo, o ...

  • jose (são paulo) - 03/07/2011

    Eu quis dizer que sempre dão um jeito de introduzir a virgem Maria nos comentarios e não nas respostas. Pq quem respondeu essa pergunta respondeu corretamente.

  • jose (são paulo) - 03/07/2011

    Alguem perguntou: De quantos livros a Bíblia é formada? Pois deram um jeitinho e enfiaram a virgem Maria na resposta. Parece que os evangélicos gostam mais da virgem Maria do que os católicos. Pq em quase todas as postagens deles o nome da virgem Maria é lembrado. Isso é que é ser bem aventurada!

  • ana (rgt) - 01/07/2011

    Os livros( DEUTEROCANONICOS) EXISTEM SIM E SEMPRE EXISTIRAM. E NÃO FORAM COLOCADOS E SIM RETIRADOS. E NO TEMPO DO ALCOOLATRA LUTERO NÃO EXSITIAM VARIOS EXEMPLARES . ERA APENAS A VULGATA.

  • Francisco Vinícius (Uruguaiana RS) - 01/07/2011

    Na época de Mertin Lutero já existiam vários exemplares bíblicos,vários,e todos eram iguais.Se Martin Lutero mudou a Bíblia ,então os protestantes teriam a sua Bíblia,e a igreja católica a sua.A Bíblia católica seria diferente da Bíblia evangélica,porque os testemunhas de jeová mudaram a Bíblia,e a deles sim dá pra nota a diferença,e existem provas incontestáveis de que eles mudaram a Bíblia.Mas vejam só;a Bíblia católica é igual a Bíblia evangélica,a diferença é que vocês incluíram alguns livros apócrifos,que nem ...

  • mary (sp) - 24/05/2011

    Não sabia, que querer saber a verdade era ceticismo.Mais esse site que vc me indicou deve me ajudar em alguma coisa. Obrigada!

  • Antonio Mello (Londrina) - 24/05/2011

    mary. Ceticismo word press, acesse, lá estão teus amigos.

  • mary (sp) - 23/05/2011

    Eu não li no livro de Coélet nenhuma biografia do rei Salomão. Apenas diz que foi ele que escreveu. E que todos sabem que não foi ele, o autor disse isso para o livro ganhar credibilidade. Da mesma maneira que não foi Moisés que escreveu o livro de Gênesis. Como muitas cartas atribuida a Paulo tb não foi ele. Nesse caso nenhum livro é inspirado.

  • Antonio Mello (Londrina) - 22/05/2011

    Mary, que legal em, Macabeus um livro apócrifo que contradiz Salomão, é confiável. Eclesiastes traz a autobiografia de Salomão. PROVE O CONTRÁRIO

  • ana (rgt) - 22/05/2011

    A Biblia é uma só querida!apenas as traduções são diferentes. a quantidade de livros não importa. A Biblia ortodóxia tem 80 livros e tem o mesmo valor das outras.

  • miriam (minas gerais) - 22/05/2011

    so pra n deixar duvidas a biblia evangelica eh a q tem 66 livros 39 do a.t e 27 do n.t

  • miriam (minas gerais) - 22/05/2011

    sou evangelica e acredito na biblia evangelica.tanto eh q se ela n fosse verdade deus n cumppriria aquilo q nela esta escrito.

  • mary (sp) - 22/05/2011

    E como que o rei Salomão escreveu um livro depois de morto? Quando foi escrito o livro (eclesiastes) O rei Salomão não tinha mais nem os ossos.

  • ana (rgt) - 22/05/2011

    A BIBLIA É FORMADA POR 73 LIVROS QUEIRAM VCS, OU NÃO.

  • Aldiva (Goiatins) - 22/05/2011

    Como evangélica, eu confirmo que a Bíblia tem 66 Livros.Que os irmão em Cristo tenhâo uma semana de paz.

  • Antonio Mello (Londrina) - 22/05/2011

    E agora, em qual Biblia, crer na católica ou na evangélica?...

  • Antonio Mello (Londrina) - 22/05/2011

    Eclesistes 09:05 de Salomão: A pessoa que morre sua memória jáz no esquecimento, desativa, paralisa, dorme, tá inconsiente.

  • Antonio Mello (Londrina) - 22/05/2011

    II Macabeus 12:44-46 defende o purgatório ou vida após a morte...

  • ana (rgt) - 21/05/2011

    O teólogo Luiz da Rosa falou certo! os livros deuterocanonicos foram escrito em grego assim como os 27 livros do N.T. E não fora acrescentados e sim retirados primeiro pelos judeus ,depois por Lutero; inclusive Lutero não reconhecia : nem o apocalipse nem a carta de tiago e nem a carta aos Hebreus. E devo lembrar que em momento algum os apostolos citaram o livro de Ester ,Jó ,Lamentaçao, e muitos outros. não é pq não foi lembrado que não são inspirados!

  • osvaldo pereira da silva (COLOMBO) - 03/09/2010

    Comoum leitor regular da Santa Bíblia eu só tenho um pensamento, os apóstolos e muito menos o Senhor Jesus, não comentaram ou sitaram esses livros

  • Carlos Lima do Nascimento (Maceió) - 23/01/2010

    Apenas retificando: os 7 livros deuterocanônicos, chamados de apócrifos por alguns, são sim reconhecidos pelo clero católico como inspirados pelo Espírito Santo. E não foram “introduzidos” na Bíblia Católica pelo concílio de Trento, que apenas afirmou dogmaticamente a validade deles nas Escrituras.

  • Pr. Ricardo Ferreira Gomes (Marituba,Pará, grande Belém) - 08/12/2009

    Caro Amigos e Irmãos,a Biblia Evangélica contém 66 livros, esses são todos inspirados Divinamente, já a Biblia Católica contém 73 livros, sendo que 7 deles são apócrifos, isso quer dizer, não são reconhecidos, nem mesmo pelo cléro da Igreja Católica,foram escritos por Homens sábios,mas não foram inspirados pelo Espirito Santo,esse livros foram escritos em um periodo que chamamos inter Biblico de aproximadamente 400, e introduzidos na Biblia Católica no conselho de Trento, se não me falha a memória em Abril ...

  • davi (taubate) - 09/11/2009

    A bíblia é formada de 66 livros, sendo 39 do antigo testamento, e 27 do novo.

  • davi (taubate) - 03/11/2009

    Por causa de um erro, o nome no comentário anterior foi trocado. O nome não é Delmo, mas sim: Davi.

  • DELMO (taubate) - 03/11/2009

    O amigo, Luiz da Rosa, está equivocado, pois toda a escritura Cristã, ou "Novo Testamento", foi escrito em grego não em hebraico. As escrituras Divinamente inspiradas, foram concluídas por volta de 66 ad ( depois de Cristo ), com o livro de Apocalípse, escrito pelo apóstolo João. Só alguns séculos depois é q os chamados "livros apócrifos", assim chamados por não serem inspirados por Deus, e por não terem correlação com os demais escritos sagrados, é q foram acrescentados as escrituras sagradas.