Para os católicos a Bíblia é composta de 73 livros, sendo 46 do Antigo Testamento e 27 do Novo. A Bíblia dos protestantes tem, invés, soma 66 livros: 39 do Antigo e 27 do Novo Testamento.

A diferença entre essas duas versões se encontra nos livros do Antigo Testamento. A bíblia dos protestantes exclui 7 livros, os assim chamados “deuterocanônicos”, isto é, aqueles livros que entraram na ‘lista’ somente mais tarde, pois são livros escritos em grego e não em hebraico. Basicamente por isso foram excluídos do cânon (da lista) da Bíblia Hebraica (Antigo Testamento) e também daquele de Lutero. Esses livros são: Tobias, Judite, Sabedoria, Eclesiástico (ou Sirácides), Baruque, I Macabeus e II Macabeus, e alguns trechos nos livros de Ester e de Daniel.

Entre as igrejas cristãs ortodoxas há outras versões da Bíblia que além dos livros citados incluem outros dois livros de Esdras, outros dois dos Macabeus, a Oração de Manassés, e alguns capítulos a mais no final do livro dos Salmos (um nas Bíblias das igrejas de tradição grega, cóptica, eslava e bizantina, e cinco nas Bíblias das igrejas de tradição siríaca).