Pergunta de Helena de Patos de minas / MG! 

No Antigo Egito, que dependia das águas do Nilo para a produção de cereais, entre seus deuses adoravam a deusa rã, ligada a fertilidade humana a germinação dos cereais e as águas do rio Nilo.

 

Como apareciam as rãs no Nilo.

 

As cheias do Nilo traziam a fertilidade do solo e sua riqueza. Quando as águas baixavam no início da estação estiva nestas águas pantanosas, nos charcos e nos canais de irrigação usados nas plantações passavam a fervilhavam a presença de uma espécie de rã de cor verde-escuro (rana mascareniensis). Esta rã que apareciam nesta época do ano se caracterizava pela grande velocidade de movimentação, tendo facilidade de caçar insetos com a língua retrátil.

Os egípcios passaram a acreditar que estas rãs eram criaturas ancestrais que emergiram dos abismos profundos quando Deus formou o universo.

Por serem muitas, milhares, o povo passou acreditar que elas traziam fertilidade. Passaram a serem sagradas estas rãs e foram amplamente representadas nos textos escritos egipcianos e nos desenhos que decoravam os monumentos e túmulos.

 

Nasce o centro de culto de Khnum em Antinoópolis

 

Neste centro o deus criava os homens, tinha como esposa a deusa Heqet, divindade representada por uma rã. Estes dois deuses se ligavam com o nascimento das pessoas, sendo que o casal de deidade assistia aos partos dos seres humanos.

A aparência de Heqet a uma rã, ligava ela com a água. Alem da deusa da água ela era a deusa da fertilidade. As sacerdotisas da deusa Heqet, eram treinadas como parteiras. Essa divindade também estava associada à germinação.

 

A deusa Rã no Egito.