Falar em Timóteo é querer conhecer aquele que é considerado o destinatário de duas Cartas Paulinas: 1º e 2º  Carta a Timóteo. No endereço da primeira carta encontramos:

 

“1 - Paulo, apóstolo de Cristo Jesus, segundo o mandado de Deus, nosso Salvador, e de Cristo Jesus, esperança nossa. 2 a Timóteo, meu verdadeiro filho na fé: graça, misericórdia e paz da parte de Deus Pai e de Cristo Jesus, nosso Senhor”(1º Tm 1,1-2)

 

Sua biografia pode ser conhecida a partir dos textos do Novo Testamento. Estas citações nos dão um bom conhecimento de Timóteo. Tentaremos montar uma biografia de Timóteo a partir de textos vindos dos livros do Novo Testamento:

 

1 – Atos 16,1, Timóteo filho de mãe Judia e pai grego:

 

“1 Chegou também a Derbe e Listra. E eis que estava ali certo discípulo por nome Timóteo, filho de uma judia crente, mas de pai grego;”(Atos 16,1)

 

O conhecimento Bíblico de Timóteo veio pelo ensino da sua mãe Eunice e sua avó, Loide, que são conhecidas pela piedade e fé o que é um indicativo que tenham sido cristãs convertidas por Paulo. Paulo não poupou elogios a Timóteo por seu conhecimento das Sagradas Escrituras.

 

2 - 2 º Tm 1,1-2, Paulo o considerou como seu amado filho:

 

“1 Paulo, apóstolo de Cristo Jesus pela vontade de Deus, segundo a promessa da vida que está em Cristo Jesus, 2 a Timóteo, amado filho: Graça, misericórdia e paz da parte de Deus Pai e de Cristo Jesus nosso Senhor.” (2ºTm 1,1-2)

 

Timóteo escolheu um ótimo guia espiritual. Paulo o considerava como um filho. Na adolescência conheceu o evangelho de Paulo e a este evangelho seguiu toda a vida. Timóteo escolheu a melhor parte. Paulo conhecia profundamente a religião judaica, estudou o judaísmo em Jerusalém na escola de Gamaliel, mas principalmente, era um apóstolo de Jesus Cristo. Paulo preparou a Timóteo para fazer uma grande obra, sendo conhecido como evangelista, mestre e pastor.

 

3 - Atos 16, 2, Morador de Listra e Icônio:

 

“2 do qual davam bom testemunho os irmãos em Listra e Icônio. ” (Atos 16,2)

 

A reputação de Timóteo ultrapassava a sua cidade (Atos 16,2). Ele era estimado em Listra e também os moradores de Icônio reconheciam sua fé e davam bom testemunho dele.

 

4 - Atos 16,2-3, Paulo leva consigo em suas viagens.

 

“3 Paulo quis que este fosse com ele e, tomando-o, o circuncidou por causa dos judeus que estavam naqueles lugares; porque todos sabiam que seu pai era grego.” (Atos 16,2-3)

 

Ao retornar a Listra durante sua segunda viagem, Paulo ouviu falar do bom testemunho dos irmãos sobre Timóteo resolve levá-lo consigo para o trabalho da pregação do evangelho. (Atos 16,2-3). Timóteo torna-se missionário deixa sua cidade e segue Paulo (Atos 16,3). Companheiro de Paulo ele ajudou a anunciar o evangelho até os confins da terra.

 

5 - Timóteo enviado por Paulo a Corínto, Filipos e Tessalônica.

 

“17Foi em vista disso que vos enviei Timóteo, meu filho amado e fiel no Senhor; ele vos recordará as minhas normas de vida em Cristo Jesus, tais como as ensino em toda a parte, em todas as Igrejas.” (1 Coríntios 4,17);

 

“19Espero, no Senhor Jesus enviar-vos logo Timóteo, para que eu tenha também a alegria de re e er notícias vossas.” (Filipenses 2,19)

 

“2E enviamos a Timóteo, nosso irmão e Ministro de Deus na pregação do evangelho de Cristo, com o fim de vos fortificar e exortar na fé.” (Tessalonicenses 3,2).

 

Paulo enviou Timóteo para a obra de evangelização em varias comunidades por ele organizada. Nestas Igrejas a evangelização deveria continuar. Assim aconteceu em Corinto (1 Coríntios 4,17); em Filipos (Filipenses 2,19) e em Tessalônica (1º Tessalonicenses 3,2).

 

6 - Timóteo atuou como líder da igreja em Éfeso (1º Timóteo 1,3).

 

Se eu te recomendei permanecer em Éfeso, quando estava de viagem a Macedônia, foi para admoestares alguns a não ensinar outra doutrina.” (1º Timóteo 1,3)

 

Timóteo ajudou os anciãos na evangelização e na solidificação da fé.

 

7 -  Timóteo nunca esmoreceu em sua fé (Hebreus 13,23).

 

Sabei que o nosso irmão Timóteo foi libertado. Se vier logo, irei ver-vos juntamente com ele.”(Hebreus 13,23

 

Timóteo mantivesse firme na confissão de Jesus Cristo mesmo na prisão.

 

Concluindo:

 

A vida missionária de Timóteo é um exemplo para nós. Ele é um modelo que declara que aquele que é forte em sua fé pode ser usado nas mãos de Deus. Timóteo já na sua adolescência começou seu ministérFoto de Timóteo:io de evangelização. Ele nos diz que não devemos deixar para amanhã esta tarefa. O tempo é hoje.

 

 

Timóteo, companheiro de Paulo na evangelização.