Azazel é um nome que aparece 3 vezes na Bíblia, todas em Levítico 16. Lemos em 16,8-10, na passagem onde aparecem as 3 ocorrências:

Lançará a sorte sobre os dois bodes, atribuindo uma sorte a Iahweh e outra a Azazel. Aarão oferecerá o bode sobre o qual caiu a sorte 'De Iahweh' e fará com ele um sacrifício pelo pecado. Quanto ao bode sobre o qual caiu a sorte 'De Azazel', será colocado vivo diante de Iahweh, para se fazer com ele o rito de expiação, a fim de ser enviado a Azazel, no deserto.

A tradução acima é da Bíblia de Jerusalém. A almeida traduz "Azazel" como "bode emissário".

Azazel é um nome de um demônio que os antigos cananeus e hebreus acreditavam que habitasse o deserto, terra árida onde Deus não exerceria a sua ação fecundante. Para lá era enviado um dos dois bodes, protagonistas desse ritual.

O livro apócrifo de 1Enoque diz que Azazel (verdadeiramente 'azazyel') foi um dos anjos caídos, de acordo com a história contada em Gênesis 6,2-4, onde porém esse personagem não é mencionado.

Bode expiatório

No dia das expiações é realizado o ritual do bode expiatório: um é sacrificado a Deus e o outro, sobre o qual simbolicamente são colocados os pecados do povo, é mandato para o deserto, levando consigo toda a culpa dos hebreus. Essa festa se realiza ainda hoje, na comunidade hebraica, no dia de Yom Kippur, que em 2014 é no dia 4 de outubro (veja mais na wikipedia).