Faleceu, na manhã desta quinta-feira, 30 de janeiro, em consequência de um infarto, o Teólogo e Padre Jesuíta João Batista Libânio. Padre Libânio estava em Curitiba, PR, onde orientava um retiro para Professores. Teólogo, pesquisador, professor e pastoralista, o sacerdote vivia em Belo Horizonte, MG, mas com muita frequência era convidado para palestras, cursos e seminários, no Brasil e no exterior.

Padre Libânio licenciou-se em Teologia em Frankfurt (Alemanha) e doutorou-se pela Universidade Gregoriana (Roma).  Publicou mais de noventa livros entre os de autoria própria (36) e em colaboração (56), e centenas de artigos em revistas nacionais e estrangeiras. Internacionalmente reconhecido como um dos teólogos da Libertação.

Foi autor de cerca de 125 livros, dos quais 36 de autoria própria e os demais em colaboração com outros autores, alguns editados em outras línguas. Além disto, possuía mais de 40 artigos publicados em periódicos especializados, e inúmeros artigos em jornais e revistas.