Apocalipse 7,4-7 diz assim:

E ouvi o número dos assinalados, e eram cento e quarenta e quatro mil assinalados, de todas as tribos dos filhos de Israel.
Da tribo de Judá, havia doze mil assinalados; da tribo de Rúben, doze mil assinalados; da tribo de Gade, doze mil assinalados;
Da tribo de Aser, doze mil assinalados; da tribo de Naftali, doze mil assinalados; da tribo de Manassés, doze mil assinalados;
Da tribo de Simeão, doze mil assinalados; da tribo de Levi, doze mil assinalados; da tribo de Issacar, doze mil assinalados;
Da tribo de Zebulom, doze mil assinalados; da tribo de José, doze mil assinalados; da tribo de Benjamim, doze mil assinalados.

As tribos indicadas são: Judá, Rúben, Gade, Aser, Naftali, Manassés, Simeão, Levi, Issacar, Zebulom, José, Benjamim.

Nós aprendemos que as 12 tribos de Israel se referem aos 12 filhos de Jacó, também chamado de Israel. Em Gênesis 49 o patriarca bendiz seus filhos, dando o significado para cada nome, predizendo desse modo o destino de cada uma das tribos, das regiões da Terra Prometida. Nessa bênção aparecem, nessa ordem: Rúben, Simeão, Levi, Judá, Zabulon, Issacar, , Gad, Aser, Neftali, José e Benjamim. 

 

Dã ausente na lista do Apocalipse

A diferença entre as duas listas é evidente: Apocalipse substitui Dã com Manassés.

Na verdade a lista das tribos não é muito uniforme no Antigo Testamento. Muitas vezes desaparecem Simeão e José, enquanto que se acrescentam Manassés e Efraim, que são filhos de José, mas, como indica Gênesis 48, adotados pelo vô, Jacó. Mas é interessante notar que embora a lista do Apocalipse acrescente Manassés, não tira nem José e nem Simeão, mas Dã.

Dã (cujo nome significa "Yahweh me fez justiça") era filho da serva de Raquel, a esposa amada de Jacó, que no início não podia ter filhos. Mas esse motivo não basta para ele ser excluído da lista, visto que também Neftali era filho da serva. Além disso, Dã, quando Josué dividiu a terra prometida, Dã recebeu uma parte, no norte de Israel. É comum a expressão "de Dã até Bersabéia", para indicar Israel de Norte a Sul. Junto com Manassés e Efraim, Dã era uma das trivos mais importantes do norte.

 

Hipótese sobre a exclusão de Dã

Alguns dizem que Dã é excluído dessa lista por causa de uma tradição que acreditava que o Anti-Cristo viria dessa tribo e, ao mesmo tempo, parece que o pessoal daquela tribo não tinha muito boa fama (veja a história contada em Juízes 18).

Mas creio que essa não é uma boa resposta. O problema, na verdade, se complica, pois João exclui o nome de Efraim, muito comum na lista do Antigo Testamento, e coloca o de José, que, invés, normalmente é substituído pelos seus filhos Efraim e Manassés.

Particularmente penso que o Apocalipse simplesmente quer dar uma lista de 12 nomes, onde vem exaltado a figura de Judá. A exclusão de Dã pode ser vista como ocasional e sem um motivo voluntário.