Olá Fernando Santos, Itaquaquecetuba / SP!

Respondendo literalmente a pergunta do por que Moisés está na terra Prometida neste episódio da Transfiguração a resposta é sim.

Visitando o Monte Nebo, o chamado Memorial de Moisés, porta de entrada do Povo de Deus na Terra Prometida, existe o lugar em que se tem uma visão panorâmica estupenda da Terra Prometida. Em um dia claro depois das raras chuvas, a visão é inigualável. A noite se vê as luzes das cidades do atual Israel e Palestina. Jericó, Jerusalém e no horizonte escuro as luzes das cidades da Galileia. Moisés chegou até este lugar, não entrou na Terra Prometida, foi Josué o escolhido por Deus para conduzir a entrada do Povo de Deus na Terra Prometida.

Lendo o texto da Transfiguração de Jesus no monte Tabor, encontramos nesta Teofania as figuras Antigo Testamentárias de Moisés e Elias. Ao pé da letra poderíamos contestar do personagem bíblico Moisés aparecendo na Terra Prometida se Deus não permitiu sua entrada?

 

Uma explicação para a presença de Moisés no Monte Tabor!

 

Jesus se encaminhava para sua Paixão morte e ressurreição e o grupo dos discípulos não aceitava o tipo de morte de Jesus muito menos sua divindade. Existiam muitas dúvidas na cabeça dos apóstolos.

Jesus como bom mestre e excelente pedagogo, utilizou para esclarecimento o Antigo Testamento, que os discípulos conheciam muito bem, pois eram Judeus. Assim entendemos que o Monte Tabor na Transfiguração de Jesus ocupa o lugar do Monte Sinai. Jesus agora significa o novo Moisés que formará um novo povo de Deus. Moisés trouxe as Tábuas da lei, os dez mandamentos, Jesus traz uma novo Mandamento, o mandamento do amor que completa o que o antiga Lei prescrevia.

 

O significado da aparição de Moisés e Elias:

 

Eles estão ali representando a Lei e os profetas do Antigo testamento, estão ali para dar testemunho sobre a figura de Jesus o filho de Deus, diante dos homens e do mundo. Sua morte trágica será pedra de tropeço e esta nos planos de Deus e foi preanunciada nas escrituras.

 

Concluindo:

 

A partir desta compreensão da transfiguração de Jesus no monte Tabor, diante dos Apóstolos Pedro Tiago e João, e na presença das figuras Antigo Testamentárias Moises e Elias, poderemos enten