O nosso leitor continua sua consideração. Ele diz:

Isto nos deixa entender, que estamos , com o mesmo espírito de Eva, lá no Éden, querendo saber sempre o que não foi revelado aos homens, que isto pertence somente ao criador de todas as coisa. Estou certo ou errado no meu ponto de vista?

Jonhs, vejo na sua colocação duas perpectivas. Acredito que você tenha razão em relação ao questionamento inerente à nossa sede de saber todas as coisas, a desvelar todos os mistérios. Não conseguimos mais contemplar o mistério, mas queremos tudo revelado, explicado nos mínimos detalhes, caso contrário refutamos. O mistério é um elemento inerente à religião. Dele vem muitas respostas e a sua revelação não se esgota nunca, sendo sempre novo, atual. Não ser aberto ao Mistério é não ser religioso.

É correto fazer questionamentos sobre a Bíblia?

Outro elemento da sua pergunta há a ver com a dinâmica de questionar a Bíblia, interrogar-nos sobre o seu conteúdo, como se esquecêssemos de ver nela as respostas que nos dá. Não consigo identifiar claramente a sua posição, mas a atitude de alguns, em evitar a questionar-se sobre a Bíblia, deriva da tendência de leituras fundamentalistas.

Ver a Bíblia somente como um livro de respostas é muito perigoso. Sob a bandeira do slogan "solo scriptura", muitas vezes se esconde uma leitura cômoda, que justifica posições e consolida um cristianismo questionável. Nós temos que ter coragem de deixar que a leitura da Bíblia mova o nosso coragem, nos questione e nos impulsione a caminhar numa direção de conversão. Particularmente acredito que mais do que respostas, a leitura da Bíblia nos orienta a colocar corretamente as perguntas, ou seja, orienta as nossas interrogações. Se lemos a Bíblia não obteremos somente respostas, mas seremos capazes de por as perguntas corretamente, sem medo de colocar em dúvidas nossas convicções, abrindo-nos ao mistério e ao "perigo" de ficarmos sem respostas, continuando a busca.

Em conclusão, diria que a Bíblia não tem respostas para todas as nossas perguntas, mas nos ajuda a orientar os nossos questionamentos e nos convida a buscar respostas fundamentais para a nossa vida.