Olá Rosangela Batista, do Rio de Janeiro / RJ!

A história do profeta Elias e seus feitos conhecemos muito bem da Bíblia Sagrada. Agora a pergunta que fazes é de duas operações maravilhosas que Elias fez. Penso que poderíamos responder a questão colocando seu primeiro milagre narrado em (I Rs 17,01)  e o último o milagre (2 Rs2,14-18. Vejamos:

Primeiro milagre de Elias:

Elias anuncia três anos e meio de seca: Primeiro Milagre

 

Elias vai até o Rei Acabe, e profetizou: “A ausência da chuva para os próximos três anos” (I Rs 17,01)

Elias não teme em apresentar-se ao Rei e anunciar a sua profecia. Ele indica que possui intimidade com Deus sendo seu porta voz e crê que o Rei Acab não poderá fazer nada contra ele. A profecia de Elias é radical, não apenas a chuva vai parar de cair, mas o orvalho da noite não mais cairá. Assim aconteceu a conclussão desta maravailha divina é confirmada no I livro dos Reis

 

O último milagre de Elias se repete no primeiro de Eliseu!

 

Recordamos a História Bíblica deste acontecimento, quando o profeta Elias chega às margens do Rio Jordão e batendo o seu manto nas águas estas se abrem para dar a ele passagem. A história dos últimos momentos de Elias nos indica que Deus está prestes a levar Elias para o Céu. Eliseu, ajudante que foi preparado por Elias, está junto quando ele faz a última visita à escola dos profetas, estavam ali cerca de cinquenta irmãos profetas. Eliseu caminha junto e não quer deixar que Elias se afastasse da vista dele.

Fonte:

MESTERS, Carlos e GRUEN, Wolfgang, O profeta Elias. Homem de Deus, homem do povo, Paulinas, São Paulo 1987.

MESTERS, Carlos, O Profeta Elias, em Palavra de Deus na História dos Homens, 1 vol., Ed. Vozes, 1971, PP. 39-64.