Essa é uma curiosidade que está presente em muitos leitores da história contada por 1Samuel 17, onde o jovem Davi, recém eleito rei de Israel, desafia "um grande guerreiro" chamado Golias. O pequeno Davi, com uma funda, derrota e mata o guerreiro filisteu, que desafiava o exército de Deus.

Em 17,4-7 o escritor dá detalhes do tamanho desse gigante:

"A sua estatura era de 6 côvados e um palmo. Cobria a cabeça com um capacete de bronze, vestia uma couraça de escamas, que pesava cinco mil siclos de bronze, e trazia as pernas protegidas por prneiras de bronze, e um escudo de bronze entre os ombros. A haste da sua lança era como uma travessa de tecelão, e a ponta da sua lança pesava seiscentos siclos de ferro."

Medidas na Bíblia

Nesse texto há unidades de medidas com as quais não estamos acostumados a lidar. Uma boa bíblia, nas páginas finais, traz normalmente uma tabela que nos ajudam a entendê-las. Também na rede encontramos páginas que nos ajudam. Veja, por exemplo essa WebBibleEncyclopedia, em inglês. As medidas bíblicas não são de fácil conversão, pois não havia naquele tempo um padrão. A mesma medida podia significar valor diferente em lugares diferentes. Por isso é difícil ser exatos nesse aspecto.

Golias media 6 côvados e um palmo. Há alguns que retém que 1 côvado seja igual a 51 centímetros. Um palmo, medida bastante familiar também para nós, é tido como 23 centímetros. Se fazemos as contas (6 x 51 + 23) o resultado é que Golias media cerca de 3 metros e 30 centímetros.

Golias era realmente grande?

É importante sublinhar, todavia, que na Bíblia é comum a presença de linguagem hiperbólica, exagerada. É um recurso literário para chamar a atenção do leitor para a mensagem do texto, exagerando no efeito do qual deriva a mensagem. No caso da luta de Davi com Golias está em jogo o confronto entre o Povo de Deus e os Filisteus. Os hebreus representam um povo pequeno em relação aos filisteus. Mas Deus está com Israel e a vitória é garantida, independente do tamanho. Portanto, a estatura do filisteu Golias pode ser considerada, sem medo de errar, uma figura de linguagem que está a serviço da mensagem bíblica.