A Bíblia é a Palavra de Deus. É o livro sagrado para judeus (Antigo Testamento) e cristãos (Antigo e Novo Testamento). Acrediamos que através dos seus livros Deus se revela a nós, revela sua vontade, seu plano para a humanidade.

Como o nome diz (em grego "bíblia" significa "livros"), é uma biblioteca, um conjundo de livros, cada um com uma história singular, escrito em tempos diversos, por pessoas diferentes, incluído pela comunidade dentro da lista de livros escolhidos.

É um livro escrito por mãos humanas, inseridas em um contexto determinado, influenciadas pelo ambiente em que viveram, mas inspiradas por Deus. Não é um livro caído do céu, mas que se moldura com a vida quotidiana de um povo escolhido, o povo dos hebreus. É um livro que mostra a revelação divina acontecida na história. Deus se revela aos poucos, respeitando os nossos tempos, dando espaço para que o seu povo crescesse.

Para nós cristãos a Palavra de Deus é plenamente revelada em Cristo, filho de Deus, enviado até nós para que nos tornássemos filhos de Deus. Se queremos saber qual é a vontade divina, basta olharmos para Cristo.

A Bíblia  precisa ser lido com fé. Sem isso, ela é um livro como qualquer outro. Só quem tem fé pode entendê-la bem. Fora disso, a sua interpretação e significado são limitados. É como uma carta de amor: para os 'amantes' contém frases significativas, importantes; para alguém de fora pode conter simplesmente frases bobas.