Olá Zilma de Extrema / MG!

Para responder a pergunta busquei a farta literatura que encontramos sobre o apóstolo Paulo. Existe muito material escrito, sobre Paulo em especial de sua Biografia.

A pergunta começa indagando se Saulo era pobre e ficou rico?

Saulo na verdade nasceu na cidade de Tarso, uma cidade helenista, seus pais eram comerciantes, portanto estavam bem de vida e não se sabe com precisão como seus pais conseguiram a cidadania Romana. Como os pais de Paulo tinha este título não temos informações. Talvez foi herdado de seus antepassados, ou tenha obtido de Pompeu ou Cesar num ato de benevolência em favor dos hebreus, ou por ser comerciante tenha comprado o título. O certo que Saulo, utilizou este título de cidadania Romana, para se escapar do julgamento do Sinédrio em Jerusalém varias vezes. Assim não se pode dizer que Paulo era pobre e tornou-se rico, mas ao contrário.

Seus pais por terem posses o enviaram para estudar a religião Judaica em Jerusalém na escola de Gamaliel (tendência moderada na interpretação da lei). Assim Paulo era profundo conhecedor da cultura helênica adquirida em Tarso e formado na lei judaica, sendo um fariseu, como ele mesmo atesta em sua autobiografia.

“5 Circuncidado ao oitavo dia, da raça de Israel, da tribo de Benjamim , hebreu filho de hebreus quanto a lei fariseu 6 quanto ao zelo perseguidor da Igreja, quanto a justiça que há na lei irrepreensível. 7 Mas o que era para mim lucro eu o tive como perda, por amor de Cristo.... 8 Por ele, perdi tudo e tudo tenho como esterco, para ganhar a Cristo 9 e ser achado nele, não tendo a justiça da Lei, mas a justiça que vem de Deus apoiada na fé....”(Fil 3,5-10) Biblia de Jerusalém.

 

Sendo rico tornou-se pobre em bens materiais após a conversão, mas rico para Deus.

Se falarmos apenas materialmente, Saulo deixando sua fé hebraica, seu trabalho de comerciante, tornando-se pobre em bens materiais. Mas Paulo cresceu no conhecimento de Deus. Tornou-se um Apóstolo de Jesus Cristo. Ele mesmo afirmava que depois que conheceu Jesus Cristo, tudo o mais tornou-se esterco sem valor. O conhecimento de Jesus e trabalhar por sua causa era a sua riqueza.

Fonte de consulta:

ZEDDA, Silverio, Prima Lettura di San Paulo, Tecnograph Torino, It, 1964. Pág.28-40.