Olá Emerson de Osasco / SP?

 Encontramos a resposta à pergunta acima nos escritos do Antigo Testamento em Êxodo 12,1; 23,14 e Levítico no capítulo 23 que narra os rituais das festas de cada ano: No livro de Levítico 23,5-9 encontramos a narrativa da Festa da Páscoa e os Ázimos:

“5 No mês primeiro, aos catorze do mês, à tardinha, é a páscoa do Senhor.6 E aos quinze dias desse mês é a festa dos pães ázimos do Senhor; sete dias comereis pães ázimos. 7 No primeiro dia tereis santa convocação; nenhum trabalho servil fareis. 8 Mas por sete dias oferecereis oferta queimada ao Senhor; ao sétimo dia haverá santa convocação; nenhum trabalho servil fareis. 9 Disse mais o Senhor a Moisés”(Levítico 23,5-9) Bíblia Almeida

A Festa da Páscoa, uma das grandes Festas judaicas citadas na Bíblia, é comemorada pelos judeus mais do que qualquer outra Festa. Os judeus se sentem atraídos pela Páscoa, pois tem nesta festa suas raízes. Na história judaica, são profundas. A Páscoa celebra a saída dos filhos de Israel da escravidão do Egito. A Páscoa, no hebraico Pesah, junto com a Festa das Semanas e a Festa dos Tabernáculos ou Cabanas, é uma das três Grandes Festas ordenadas na Bíblia (Deut 16, 1-17).

Originalmente, a Páscoa era dividida em duas Festas. Uma era a Festa Agrícola chamada «Festa do Pão Sem Fermento»; a outra era uma Festa pastoral chamada «Festa do Cordeiro Pascal». Ambos os feriados se desenvolviam independentemente na época da primavera, durante o mês de Nisã (março/abril).

Concluindo:

A Festa da Páscoa foi instituída na noite em que ocorreu o Êxodo do Egito. A primeira Páscoa foi celebrada na Lua Cheia, no final do dia 14 do mês de Abibe; aproximadamente no ano de 1445 a.C. A partir desta data deveria ser celebrada anualmente (Êx 12,14, 17-24). A Páscoa instituída por Iahweh no Egito possuía leis próprias que regiam a sua observância.