Olá Judite!

Para situar os fatos e os nomes.

Esta personagem Salomé encontramos nos os relatos de Mateus (14, 1-11) e Marcos (6,17-28), com muitas semelhanças e descrevem uma festa de aniversário no palácio de Herodes Antipas, na qual Salomé, sobrinha e enteada do Tetrarca Herodes Antipas, dança para ele e os convidados. O fato acontece na Fortaleza de Maqueronte, atual Jordânia. Antipas (provavelmente embriagado) e fora de si compromete-se a lhe dar a recompensa que pedir. Salomé consulta a Mãe Herodias que odiava as acusações de João Batista, ali preso e pede sua cabeça em uma bandeja.

A filha assim o faz e o Tetrarca não volta atras e realiza seu desejo. A narrativa do evangelho fala que o carrasco apresenta em uma bandeja a cabeça de João Batista a Salomé e ela entrega ao Tetrarca Herodes. Esta é a narrativa que encontramos nos evangelhos, outras histórias passam a ser fantasia do imaginário popular.

Obras de arte mostram a entrega da cabeça de João Batista a Salomé.

Nestes dois mil anos a figura de Salomé e a morte de João Batista, foram motivos de centenas de obras de arte feitas por artistas do mundo inteiro. Retratam Salomé, com a cabeça de João Batista em uma bandeja. A história da Salomé passa ser recheada de ingredientes como o amor e ódio, fé e moral, medo e tristeza, luxúria, morte. A figura de Salomé passa a ser retratada até por artistas contemporâneos como Picasso e Dali.

O nome de Judite nas obras de arte com a cabeça de João Batista.

Fazendo um rastreamento na literatura sobre a figura de Salomé encontramos um outro grupo de obras de arte que indicam o nome de Judite com uma cabeça (João Batista) e que induzem em erro: Estas obras de arte não retratam Salomé com a cabeça de João Batista, mas a uma personagem do Antigo Testamento: Judite de Betúlia, (conhecida pelo livro de Judite da Bíblia) que era uma piedosa viúva que, para salvar o seu povo, dirigiu-se ao acampamento do exército inimigo, seduziu, embebedou e degolou Holofernes, general de Nabucodonosor. Até obras no mundo músical retratam este episódio. Estas obras que indicam Judite como a mulher que entregou a cabeça de João Batista a Salomé induz em erro: não são dedicadas a Salomé, mas a uma personagem do Antigo testamento: Judite da Betúlia que para salvar o seu povo, dirigiu-se ao acampamento sitiante, seduzindo e degolando Holofernes general de Nabucodonosor.

Concluindo:

Assim o nome de Judite é encaixado no incidente da decapitação de João Batista em pura imaginação. Judite, mulher forte da história de Israel, por sua formosura, salva seu povo degolando o general inimigo do exército de Nabudonosor, depois de embriagá-lo. O exército foge em confusão e o povo de Deus é salvo. São personagens distintas com carácteres diversos. Judite salva o Povo de Deus, Salomé quer obscurecer o projeto de João Batista.

imagem: Salomé e a cabeça de João Batista