A Páscoa na Bíblia

Páscoa na Bíblia

O que diz a biblia de um cristão que vende cigarro e bebida alcoólica? Se pode, como fica o seu testemunho e como evangelizar? Se não pode, gostaria de referencias biblicas?

Pergunta de Reginaldo Foresto, Jumirim-São Paulo
Resposta de Luiz da Rosa, em 18/05/2009


Leia mais sobre Comportamento - regras e costumes

A Bíblia não fala literalmente de pessoas que vendem cigarros e bebidas alcoólicas.

O tema dos cigarros e bebidas alcóolicas é muito polêmico pois alguns cristãos (evangélicos) dão muito importância a este comportamento, enquanto que outros, que igualmente são cristãos (os católicos), não retém que esta prática seja proibida por causa da própria crença.

Em relação ao cigarro, o tema é completamente ausente da Bíblia. O motivo é muito simples: o seu uso é muito recente e não existia no tempo bíblico. De fato os colonizadores que chegaram na América o conheceram somente no século XVI. Apenas em 1613 foi mandado dos Estados Unidos para a Inglaterra a primeira carga de tabaco. O costume existia entre os índios de Tobago e outras ilhas do Caribe e era intimamente ligado às práticas religiosas. Cristovão Colombo se impressionava ao ver como os índios expiravam fumaça pelo nariz, através de um cachimbo em forma de Y, chamado “tabaca”, de onde nasceu o nome “tabaco”.

Quanto à bebida alcoólica, ao contrário do cigarro, há inúmeras passagens bíblicas que mencionam este argumento. Isaías, por exemplo, fala várias vezes de modo negativo. Ele, em 28,7, diz que os falsos profetas cambaleam por efeito do vinho, confundindo-se em suas visões, divagando nas suas sentenças. Também o livro dos Provérbios sentencia: A zombaria está no vinho, e a insolência na bebida! Quem nisso se perde não chega a ser sábio. Poderíamos continuar com outras passagens.
Contudo, ao mesmo tempo, há passagens que falam do vinho sem nenhuma recriminação. Basta pensarmos às Bodas de Canã, onde Jesus realiza o seu primeiro milagre. Naquela ocasião Jesus transforma 6 talhas cheias de água em vinho para os convidados (João 2). Aliás, na tradição hebraica o vinho tem uma grande importância na celebração do sábado (shabbat) e também na páscoa, tanto que Jesus toma esse simbolismo na sua última ceia. É em relação a isso que o profeta Isaías, o mesmo que critica o excesso, diz, falando do banquete divino: Iahweh dos Exércitos prepara para todos os povos, sobre esta montanha, um banquete de carnes gordas, um banquete de vinhos finos, de carnes suculentas, de vinhos depurados (25,6).

Pessoalmente, creio que o fumo e a bebida não testemunham necessariamente situações de pecado. Por outro lado acredito que o excesso é, sem dúvida, uma forma de pecado, uma forma de afastamento de Deus. É necessário também ter presente que o alcolismo é definido como uma doença e não podemos absolutamente relacionar doença e pecado, como certas vezes aconteceu na história. O princípio básico que nos impede o uso, sem medida, de substâncias tóxicas é aquele segundo o qual o corpo é templo do Espírito Santo (1Coríntios 6,19). Essas substâncias, em excesso, estragam o nosso corpo. Um corpo não cuidado é sinal de falta de sintonia com Deus (veja Romanos 12,1-2).

1800 visitas

12 comentários

Postar um comentário

  • CARLOS D AFONSECA E SILVA (Araraquara) - 12/01/2013

    Sansão, João Batista, o que eles tem em comum?. Pessoas separadas para Deus. Crentes também são pessoas separadas para Deus. Jesus é perfeito. Sem medo de errar afirmo. Transformou água em suco de uva. Tanto para Sansão como para João Batista, foi clara a instrução a respeito do alcool. O vinho é escarnecedor e a bebida forte alvoroçadora, o que a luz tem com as trevas? A bebida alcoolica é um dos soldados do inimigo a que se refere Ezequiel 23. Deus abençoe a todos.

  • gilson (recife) - 14/10/2010

    gostaria de saber porque deus criol as bestas feras

  • Rosana Lima (BH) - 20/07/2010

    Irmãos, me perdoem por ter me esquecido de fala sobre o VENDER cigarro e bebidas alcólicas que é a questão. Minha opinião:se algum cristão trabalha em algum lugar que venda esse produto, lembra-te que vc é empregado, e se isso te encomoda, peça ao Senhor pra te abençoar c/ outro emprego.Eu por exemplo, não trabalharia em casa lotérica, pois me incomodaria vender jogos de azar, já que eu não jogo! Agora, se vc tem um comércio e vende e conhece a palavra, porque o faz? Se vc não fuma e nem bebe, não deveria ajudar a ...

  • Rosana Lima (BH) - 20/07/2010

    Olá amigos e irmãos, a paz! A palavra do Senhor nos diz em 1Cr 10:23 diz 'todas as coisas são lícitas, mas nem todas convêm; são lícitas, mas nem todas edificam' e em 1Cr6:12 diz 'todas as coisas me são lícitas, mas nem todas convêm.Todas as coisas me são lícitas, mas eu não me deixarei dominar por nenhuma delas'. Na época de Jesus se bebia vinho, tanto que o vinho significa alegria, e o próprio Jesus bebeu vinho na celebração da santa ceia e depois saiu a cantar e a dançar com os discípulos a canção de Moisés.E o...

  • Felipe Florencio de lima (Itanhaem ) - 06/07/2010

    Boa tarde amados bom o assunto é sobre vicios a biblia de cha-nos bem claros para que nois se afastacem da aparencia do mal e tambem dis em salmos que é bem aventurado o homem que nao anda no conselho dos ímpios nao se deitam no caminho dos pecadores nem se assenta na roda dos escarnecedores .Olha o que eu acabei de falar foi bura biblia eu queria dexa um conselho pra vc que e ve nessa situaçao lute contra o seu vicio deus te ama é quer te ajudar que deus o abençoe (assembleia de deus ministerio de santos )

  • kleberson (Belo Horizonte) - 11/01/2010

    BOA TARDE IRMÃOS, certamente a biblia não responde claramente esta pergunta, mas ela diz que devemos nos apartar da aparencia do mal. Vou contar uma experiencia particular. Fui criado em uma familia cristão, mas sempre tivemos o costume em casa em nossas festas familiares de beber vinho e até mesmos fora do periodo de festas, nunca tivemos nenhum caso de embriagues na familia e nem de vicio por bebida, pois sempre foi feito com moderação. Mas quando comecei a trabalhar ia nas confraternizações da empresa eu via que...

  • ELIARDES (palma) - 16/12/2009

    tanto o cigarro é a bebida são coisas que satanas usam pra nús afastar de deus, por que causa visios. A biblia diz em salmo de nº1 BEM AVENTURADO O VARÃO QUE NÃO ANDA SEGUNDO O CONSELHO DOS IMPIOS, NEM SE DETÉM NO CAMINHO DOS PECADORES, NEM SE ASSENTA NA RODA DOS ESCARNECEDORES.

  • Jose Carlos (Guará I - DF) - 14/10/2009

    SOMOS O TEMPLO DO ESPÍRITO SANTO DE DEUS.

  • Jania dias dos santos (Belo Horizonte) - 30/06/2009

    Quando Jesus transformou agua em vinho , era a maneira pela qual se trazia alegrias às festas até aquele dia.Depois ele mesmo nos disse que iria embora , mas que nos deixaria um consolador(Espírito Santo) e que nos embriagássemos somente com o Espírito Santo...Então não existe outra forma de nos embriagar...

  • Edivan Fernanades de Lucena (Santa Rita) - 31/05/2009

    Bom primeiramente, bebe e fuma quem que mingúem é obrigado a esta pratica, porque não se tem necessidade disto da bebida e do cigarro, agora todo mundo sabe que fumar faz mau a saúde principalmente respiratórios, e o câncer alem do vicio e do gasto de dinheiro em vão, a bebida alcoólica vai da mesma forma acaba com a saúde do ser humano e causar dependência, quantas pessoas morem no mundo por cupa do vicio de bebidas alcoólicas, a bíblia não fala que é pecado bebe ate porque muitos homens de Deus bebiam vinho, ex: ...

  • caroline barros (picos PI) - 21/05/2009

    QUANTO A ESSE PROBLEMA DO VICIO É UMA POLEMICA MESMO E QUEM VENDE CIGARRO OU BEBIDA ALCÓLICAE COISA PARECIDA E É EVANGELICO É MESMO Q TA NO VÍCIO SE NAUM FUMA OU BEBI MAIS TA AJUDANDO ESSES VICIADOS A TER O CONTATO MAIS PROSCIMO COM O PRODUTO BOM É ESSE O MEU PENSAMENTO...

  • jose vieira da silva (são jose dos campos) - 19/05/2009

    Tanto o cigarro como o alcool, causam dependencia ou seja o vicio. Como o vicio prejudica a si proprio, a familia e tantos transtornos mais, se torna raiz do mal e afasta o homem de Deus.