Em que livro a Bíblia fala de crianças?

Pergunta de Joilde Cabral Ramalho, Natal
Resposta de Luiz da Rosa, em 11/04/2009


Leia mais sobre Crianças

A criança, a vida da infância, faz parte da vida do povo de Israel como da nossa hoje. Por isso na história bíblica é normal encontrar fatos inerentes às crianças. O ponto de partida é que no judaísmo existia um grande amor por elas: Os filhos são a herança de Iahweh, é um salário o frutro do ventre! Como flechas na mão do guerreiro são os filhos da juventude (Salmo 127, 3-4).
A partir de Levítico 27,6 (entre um mês e cinco anos, o homem será avaliado em cinco siclos de prata e a mulher em três siclos de prata), se deduz que existia muita mortalidade infantil, tanto que no primeiro mês de vida a criança não tinha nenhum valor (em relação a esta tabela de valores estabelecida em vista de anular certas promessas feitas). O menino, 8 dias depois do nascimento, era circuncidado e recebia um nome (Gênesis 17,12; Lucas 1,59). Nos primeiros anos de vida a criança era responsabilidade da mãe (Provérbios 6,20; 31,1), que dava de mamar à criança durante 3 anos, segundo 2Macabeus 7,27).

Entre os deveres das crianças está o mandamento de obedecer aos pais (Êxodo 20,12). No Novo Testamento, contudo, também os pais precisam prestar atenção a não provocar a raiva das crianças (Éfésios 6,1-4; Colossenses 3,20).

Nos evangelhos, em Matteo 18:1-4 encontramos uma passagem muito importante. Jesus diz aos seus discípulos que precisam ser como as crianças. O contexto é aquele da disputa entre os discípulos que tentavam descobrir quem era o maior. Jesus, então, para recriminá-los, diz esta frase. O termo grego usado é “paidion”, que indica o neném, diminuitivo de criança (“pais”). Ora, o que Jesus quer dizer é que a criança pequena põe toda a sua confiança nos pais e não pretende ser grande: quando tem frio tem certeza que os pais lhe arranjarão o agasalho adequado. É essa atitude de confiança que Jesus pede aos discípulos, invés da competição (cf. Romanos 12,16).

Transmitindo ensinamento parecido, encontramos outro texto importante, que mostra o contato de Jesus com as crianças, encontra-se em Lucas 18,15-17: Traziam-lhe até mesmo as criancinhas para que as tocasse; vendo isso, os discípulos as reprovavam. Jesus, porém chamou-as, dizendo: “Deixai as criancinhas virem a mim e não as impeçais, pois delas é o Reino de Deus. Em verdade vos digo, aquele que não receber o Reino de Deus como uma cirancinha, não entrará nele”

Há outros textos que podem inspirar ulteriores reflexões:

Provérbios 20,11 - Até a criança se dará a conhecer pelas suas ações, se a sua obra é pura e reta.

Provérbios 22,6 - Educa a criança no caminho em que deve andar; e até quando envelhecer não se desviará dele.

Provérbios 22,15 - A estultícia está ligada ao coração da criança, mas a vara da correção a afugentará dela.

Provérbios 23,13 - Não retires a disciplina da criança; pois se a fustigares com a vara, nem por isso morrerá.

Provérbios 29,15 - A vara e a repreensão dão sabedoria, mas a criança entregue a si mesma, envergonha a sua mãe.

Mateus 21,16 - E disseram-lhe: Ouves o que estes dizem? E Jesus lhes disse: Sim; nunca lestes: Pela boca dos meninos e das criancinhas de peito tiraste o perfeito louvor?

Lucas 1,41 - E aconteceu que, ao ouvir Isabel a saudação de Maria, a criancinha saltou no seu ventre; e Isabel foi cheia do Espírito Santo.

Lucas 10:,21 - Naquela mesma hora se alegrou Jesus no Espírito Santo, e disse: Graças te dou, ó Pai, Senhor do céu e da terra, que escondeste estas coisas aos sábios e inteligentes, e as revelaste às criancinhas; assim é, ó Pai, porque assim te aprouve.

John 16,21 - A mulher, quando está para dar à luz, sente tristeza, porque é chegada a sua hora; mas, depois de ter dado à luz a criança, já não se lembra da aflição, pelo prazer de haver nascido um homem no mundo.

16798 visitas

12 comentários

Postar um comentário

  • Ladijane Marques de Lyra (Recife-PE) - 18/05/2013

    Se possível fazer um estudo sobre criança dento do contexto, queria saber mais. mas foi muito bom.

  • Manoel (São Paulo) - 17/05/2013

    Grupo suíço Freethinkers está reivindicando das autoridades a proibição da Bíblia às crianças e adolescentes com menos de 16 anos para poupá-los de crueldades e pornografia ali contidas. "Estes versos mostram claramente que o assassinato em massa de crianças inocentes por Deus foi premeditado. [Ex 11:4-6] (veja [Ex 12:29-30]) Deus matará as crianças egípcias para mostrar que ele faz "diferença entre os egípcios e os israelitas." [Ex 11:7] Deus explica a Moisés que ele pretende ferir "todo primogênito na terra do...

  • alexandre abidel gomes (rio de janeiro) - 17/05/2013

    Provérbios 22,15 - A estultícia está ligada ao coração da criança, mas a vara da correção a afugentará dela. Provérbios 23,13 - Não retires a disciplina da criança; pois se a fustigares com a vara, nem por isso morrerá. sabe sou da igreja paz e vida e até concordo que as vezes a criança precisa de uma repreençao e correçao mais tem muitas pessoas que usam de sua raiva para bater nas crianças com toda força até machucar entao hoje em dia nao acho que seja necessário bater nos tempos de agora nunca levei uma va...

  • Erivaldo (Salvador) - 30/01/2013

    Muito bom

  • augusto soares (nova serrana mg) - 20/10/2012

    Parabéns,precisamos divulgar mais as coisas de Deus nesse mundo globalizado. Continuem firmes nessa missão.

  • Francisco Panguila (Luanda) - 09/10/2012

    Eu adorei de ler os vossos comentário, eu estarei ministrando na igreja onde congrego no culto de crianças e adolescentes e gostei de ver os vossos comentário mostrando livros bíblicos que fala de crianças.

  • kelly rayane oliveira da silva (campina grande) - 06/10/2012

    gostei bastante de ler esses versos biblicos pois cada dia devemos aprender a ser como uma criança pois elas são herança do senhor.

  • ligiane (pinhais) - 22/02/2012

    nossa muito bom ler essas palavras da biblia para nossos filhos gostei muito.:)

  • kelly borgespiresgois (guaiba) - 24/09/2011

    adorei tem bastenti versiculo sobre criança e bom mois esta senpre apredendo com deus como cuida das criança

  • CARLA (Petrolândia) - 18/09/2010

    Gosteii desse site, pois eu sou catequista e ele me ajudou bastante. FIQUEM NA PAZ

  • odenilda (paragominas) - 27/03/2010

    supimpa esta pagina. amei!

  • Enzo Costa Alexandre (cubatão) - 01/07/2009

    fl sobre crianças em 1 samuel,matheus e marcos