O que é dracma?

Pergunta de Bruno, Duque de Caxias / RJ
Resposta de Odalberto Domingos Casonatto, em 28/02/2013


Leia mais sobre Moedas

Olá Bruno de Duque de Caxias / RJ!  Pesos, Medidas e Moedas criam em nós certa confusão quando encontramos estas referências na Bíblia. Por isso é correta a pergunta pelo dracma. Afinal que moeda é esta, onde estava em uso.

Procurando maiores esclarecimentos para responder a pergunta encontrei varias definições e explicações, coloco aqui como resposta uma que julgo razoável. Assim podemos afirmar que o dracma é uma moeda grega de prata que estava em uso no primeiro século d. C , por isso encontramos referências nos evangelhos exemplo no de Lucas. (Lu 15,8, 9)

Na frente e verso da dracma ática estava estampava a cabeça da deusa Atena numa face e na outra uma coruja.

No período do ministério terrestre de Jesus, embora já existisse a presença dos conquistadores romanos a dracma já tinha seu peso reduzido para cerca de 3,4 gramas.

No primeiro século d. C., os gregos equiparavam a dracma ao denário (moeda romana), mas o governo romano calculava o valor oficial da dracma como de três quartos de um denário. Em outras palavras a moeda do conquistador valia mais.

Os judeus pagavam ao templo um imposto anual de duas dracmas (uma didracma). — Mt 17,24.

Como estabelecer o valor atual do dracma
Resumidamente podemos dizer o dracma é igual ao denário (moeda dos conquistadores romanos). Eles estabeleceram que o preço de um dia de trabalho para um trabalhador braçal equivaleria a 1 denário. Assim podemos imaginar o que um trabalhador braçal hoje ganha por dia, por exemplo, um trabalhador na coleta de frutas chega a ganhar 50 reais por dia ou uma diarista numa casa de família chega a ganhar 70 reais. (valores que varia de região para região).

Esse valor corresponderia a uma dracma.

Fonte: Manzanares, C. V., Dicionário de Jesus e dos Evangelhos, Santuário, Aparecida, 1997, pág.97.

Foto: Dracma grega, com a efínge da deusa grega Atena.

33530 visitas

1 comentário

Postar um comentário

  • Reinaldo Santos Da Silva Dias (indiara) - 02/08/2014

    Dracma Dízimo