Uma janela sobre o mundo bíblico

Se Dionísio não tivesse errado na contagem, em que ano os cristãos estariam?



  • Pergunta de Alex, Registro
  • 9292
  • 20/11/2008
Luiz da Rosa

Leia mais sobre Natal | Jesus |


Existem dois “dionísios” que têm a ver com calendários. O primeiro é Furio Dionisio Filocalo, um pintor e literário que viveu no IV século depois de Cristo e foi calígrafo do papa Dámaso I. Ele elaborou um calendário romano no ano 354. Tal calendário é chamado de “calendário filocalo” e traz muitas festas inerentes ao mundo romano (veja detalhes em latim).

O Dionísio ao qual você se refere é Dionysius Exiguus (Dionísio o Pequeno), um monge que viveu em Roma entre os séculos V e VI depois de Cristo. É muito conhecido porque calculou a data de nascimento de Cristo, que foi estabelecida no ano 753 da fundação de Roma, isto é, quando Roma completou 753 anos de existência, Cristo nasceu. Todavia a maioria dos expertos pensa que ele errou o cálculo e Cristo teria nascido cerca de 5 anos antes da data estabelecida (a margem de erro é de 3 anos, isto é, Cristo teria nascido entre o ano 7 e 4 antes de Cristo). Neste caso estaríamos no ano 2003...

O trabalho de Dionísio começou com o objetivo de calcular, através de um método matemático, a data da Páscoa. Naquela época era em vigor o calendário juliano. A tabela elaborada por Dionísio foi adotada pela igreja católica até a reforma gregoriana do calendário, feita em 1582. A igreja ortodoxa, que não adotou a reforma, usa ainda hoje o calendário juliano.

Até a época de Dionísio os anos eram calculados em base à fundação de Roma ou, de acordo com o calendário hebraico, em base à história do universo (no calendário hebraico, hoje (20/11/2008) corresponde a 22 de Cheshvan do ano 5769). Ele então inovou, passando a considerar o nascimento de Cristo como centro da história.

O erro do cálculo de Dionísio, mencionado acima, é desmascarado graças à biografia de Herodes o Grande, o responsável pela massacre dos inocentes, que governava quando Jesus nasceu. Os históricos sabem com certeza que ele morreu no ano 4 antes de Cristo, ou seja, morreu 4 anos antes da data estabelecida por Dionísio como sendo aquela do nascimento de Cristo. Contudo Jesus não pode ter nascido depois da morte de Herodes.

Há uma hipótese, não valorizada pelos historiadores, que diz que no ano 4 antes de Cristo Herodes teria somente passado o reino ao filhos e não teria morrido.

Existe uma curiosidade acerca do ano 0. No pensamento de Dionísio não existia o ano zero, pois na Europa o zero foi introduzido somente a partir do primeiro milênio da era cristã. Por isso Dionísio estabeleceu que o ano imediatamente precedente ao 1, ou seja, o ano no qual Jesus nasceu segundo o seu cálculo, fosse o ano 1 antes de Cristo.

Se desejar, pode ler mais sobre esse argumento:
Em inglês: Millenium mistake
Em italiano: Data di nascita di Gesù
Em espanhol: Historia del calendario cristiano

9292 visitas



Comentários

Os comentários são possíveis somente através da sua conta em FaceBook