O que a Bíblia Sagrada fala a respeito do trabalho? Por que e para que trabalhar?

Pergunta de Rodrigo Moreira, Brasília
Resposta de Luiz da Rosa, em 05/11/2008


A Bíblia apresenta o trabalho como fruto da vontade de Deus. Desde o início Ele desejou que o ser humano trabalhasse e em Salmos 104,19-24; Isaías 28,23-29 se diz que o trabalho é uma instituição da sabedoria divina. O terceiro mandamento também mostra o trabalho como parte constituitiva do plano divino para a humanidade.
O pecado muda a perspectiva do trabalho e sobretudo as suas condições. Depois do pecado o trabalho não é mais alegria, mas fatiga (veja Gênesis 3,16-19); é um peso e não uma bênção. Parece quase que perdeu, depois do pecado, o seu valor, mesmo se em si não é um mal. Tornou-se ocasião de pecado e, quando é finalizado em si mesmo, pode tornar-se até mesmo uma idolatria (Eclesiastes 2,4-11.20-23; Lucas 12,16-22). Em alguns casos transforma-se em instrumento de exploração e opressão (Êxodo 1,11-14; 2,23; Juízes 5,4).

Com Cristo, graças à redenção, o trabalho é restabelecido como uma benção divina, realização da pessoa na comunidade humana, um ‘fazer’ que imita o ‘fazer criativo’ de Deus.

É importante lembrar como a Bíblia condena a pregüiça, a ausência de trabalho (1Tessalonicenses 4,11; Efésios 4,28; 1Timóteo 5,13). O próprio Jesus trabalhou como carpinteiro. Paulo era orgulhoso de dizer que se sustentava trabalhando com as suas mãos, até mesmo para servir como exemplo (Atos dos Apóstolos 18,3). É célebre o que ele diz em 2Tessalonecenses 3,10: Quem não quer trabalhar, não coma. Com isso o apóstolo das nações quer afirmar um princípio de igualdade e de respeito do ser humano e da sua dignidade. A este propósito também em Lucas 10,7 está escrito: O operário merece o seu salário.

9145 visitas

5 comentários

Postar um comentário

  • Erivaldo (Salvador) - 03/02/2014

    Renato voce deixa de TRABAHAR e vai ser MENDIGO, cara deixa de BESTEIRA MEU AMIGO, vamos TRABALHAR, ou entao vamos roubar ou pedir.

  • Erivaldo (Salvador) - 03/02/2014

    Frei LUDOVICO, quem e esse? cara esqueça esse negocio de ficar esperando que alguem pense por voce, deixa de ser um preguiçoso, voce e um burro? se liga que e voce e somente voce que vai responder pelos seus ATOS, fica nessa de FREI LUDOVICO, voce e inteligente e honesto? ou nao vai atras desses BOSTETICOS? SIGA ao CRIADOR e o SALVADOR nao fica se valendo de estudo de frei ou padre, pastor, CAIA FORA disso meu amigo

  • Renato (Belém) - 02/02/2014

    O mundo nos ensina(erradamente) que o trabalho é a coisa mais importante de nossas vidas, mais importante até mesmo do que a palavra de Deus. O trabalho é o principal objeto de idolatria do mundo de hoje. Convido todos a visitarem a página abaixo, na qual este tema é abordado. http://biblia112.blogspot.com.br/p/o-trabalho-segundo-biblia.html

  • Robson Rodrigo de Sousa (Araguari) - 25/04/2009

    É verdade. Sabemos que Deus criou o homem para trabalhar, não para ficar olhando a natureza o resto da vida, e que por causa do pecado a consequência fez com que o trabalho fosse visto como uma obrigação e não um prazer. Deus é soberano e vai recompensar aqueles que trabalham.

  • carlos schlaepfer (duque de caxias) - 17/11/2008

    a respeito do tema do trabalho em Paulo, Frei ludovico está preparando um artigo para um dos próximos números da revista estudos bíblicos que será dentro do tema da carta aos filipenses Um grande abraço! Carlos