A Páscoa na Bíblia

Páscoa na Bíblia

Gostaria de saber quais eram as profissões dos autores de cada livro da Bíblia.

Pergunta de Cristiano Borba, Carlsbad
Resposta de Luiz da Rosa, em 30/10/2008


Leia mais sobre Autores da Bíblia

É muito difícil responder a sua pergunta. Primeiro de tudo não sabemos exatamente quem é o autor de cada livro. Em relação à maioria dos textos bíblicos a questão da autoria é palco de muito debate. Por exemplo, é dito que os 5 primeiros livros da Bíblia foram escritos por Moisés. Obviamente isto não é verdade, se pensamos a autor com a nossa mentalidade moderna. Além disso, acontece também que quem escreveu certo texto usou um nome famoso, só para dar autoridade àquilo que escrevia, como é o caso de Provérbios, atribuídos a Salomão. Há livros que foram escritos por diversas pessoas, textos reunidos de diversas partes, posteriormente colocados juntos por um redator, como os Salmos. Há também situações em que um mesmo autor escreveu mais de um livro; penso sobretudo ao Novo Testamento: Paulo (cartas), Lucas (Evangelho e Atos), João (Evangelho, Cartas, Apocalipse [?]). Em relação a este tema, há outro aspecto importante, que contradiz a nossa mentalidade moderna: o autor bíblico nunca julga importante dar detalhes sobre a sua vida. Isso pode apenas transparecer porque pode ajudar a mensagem (Oséias), mas em geral as biografias dos autores bíblicos são ausentes do texto sagrado. Todo espaço é dado à mensagem de Deus e o autor está a serviço disso.

Como já tive oportunidade de dizer, a maior parte das profissões que aparecem na Bíblia são aquelas inerentes ao mundo da agricultura. De fato o povo vivia sobretudo da agricultura e muitos do cuidado dos próprios rebanhos. Poderíamos dizer que o pastor é a profissão bíblica mais comum. Todavia, encontramos também algumas profissões particulares, tais como os carpinteiros, profissão que o próprio Jesus aprendeu, e os fazedores de tendas (Paulo). Lucas, por exemplo, era médico. Entre os apóstolos alguns eram pescadores. Existiam também os “funcionários públicos”, os cobradores de impostos. De muitos presuntos autores é difícil estabelecer qual é a profissão. Josué, por exemplo? Ele conduziu o povo pelo deserto... Que profissão atribuir a ele, visto que a Bíblia simplesmente o chama de “auxiliar de Moisés”? Vários personagens bíblicos trabalhavam no serviço de Deus (Samuel) e outros no palácio (Salomão).

Tendo em vista esta apresentação, deixo você sem resposta. Se quiser detalhes, de cuja exatidão terei sempre dúvidas, pode consultar a sua Bíblia e ver se no início de cada livro não tem uma pequena introdução. Uma tradução de qualidade, digamos, média, deve sempre conter tais introduções. Leia procurando conhecer como foi cada personagem. De qualquer forma não temos informações exta-bíblicas sobre os autores dos livros. Tudo o que sabemos dos autores dos livros bíblicos pode ser descoberto somente lendo os próprios livros.

1197 visitas

2 comentários

Postar um comentário

  • Éber (São Gonçalo) - 29/10/2009

    Além destes já citados, posso contribuiir com mais alguns: Cornélio - Centurião da Corte (Atos 10:1) Raabe - Meretriz ((Hebreus 11:31) Noé - Lavrador (Gênesis 9:20) Obede-Edom - Porteiro (I Crônicas 15:24) Benaia - Guarda (I Crônicas 11:24-25) José - Carpinteiro (Mateus 13:55) José - Governador (Gênesis 42:6) Dorcas - Costureira (Atos 9:39) Naamã - Comandante do Exército (II Reis 5:1) Além destes tem algumas profissões citadas, porém não sabemos os nomes das pessoas: Menina escrava (II Reis 5:2) P...

  • NELSON (gyn) - 26/04/2009

    DEUS QUER TE USAR NA SUA PROFISSAO PEDREIRO edificar vidas LAVRADOR lançar a semente CEIFEIRO lançar a foice, colher as almas PESCADOR Pescar almas MÉDICO Curar “leprosos” ENFERMEIRA/PROF.SAUDE Cuidar dos “doentes” GUARDA Vigiar e pregar com a vida MOTORISTA Conduzir almas para o céu COSTUREIRA Vestir as pessoas com a justiça (da salvação) VENDEDOR Oferecer Cristo, pregar a palavra (O Espírito Santo Convence); DOMESTICO Cuidar da casa de Deus; LOCUTOR Falar das coisas do céu, falar de Cristo; MILITAR A...