Uma janela sobre o mundo bíblico

Quantos falsos profetas Elias matou, foram 450 ou 850?



  • Pergunta de Marcelo, Cosmópolis
  • 27231
  • 03/02/2013
Luiz da Rosa

Leia mais sobre Elias e Eliseu


A Bíblia fala em 450 profetas de Baal reunidos para um "desafio" com Elias. Junto havia também 400 profetas de Aserá (1Reis 18,19). O 'combate' aconteceu sobre o Monte Carmelo e no final prevaleceu a força de Iahweh, através do seu servo Elias. Como consequência, conta o texto bíblico, Elias disse: "prendei os profetas de Baal; que nenhum deles escape. E eles os prenderam: Elias fê-los descer para perto da torrente do Quison e lá os degolou" (1Reis 18,40).

A  mensagem desse texto é mostrar quem é o verdadeiro Deus, Iahweh ou Baal. Está em jogo a fé monoteística e no final vence Iahweh, evidente na aclamação do povo: "Todo o povo prostrou-se com o rosto em terra, exclamando: 'É Iahweh que é Deus'!" (1Reis 19,39).

27231 visitas



Comentários

Os comentários são possíveis somente através da sua conta em FaceBook


Comentários mais antigos

  • Maryse (Sp) - 06/04/2016

    Ronaldo,e matar todos os primogênitos dos egípcios, quando saíram do Egito não foi um sacrifício humano??não eram crianças ?? E entrar nas cidades matar todas as pessoas até os animais ,mulheres grávidas e crianças não era sacrifício humano???Os hebreus faziam coisas muito piores ( como fez jefte que sacrificou a própria filha!

  • Ronaldo Pereira da Rocha (Rio de Janeiro ) - 06/04/2016

    Resposta a Maryse (SP): Elias deve ter matado os seguidores de baal pelo fato deles praticarem sacrifícios humanos com crianças recém-nascidas e mulheres virgens.

  • Isaias Marcos (Salvador) - 05/04/2016

    Bom dia! queridos amigos e irmãos por ouvir muitas pregações de pastores e irmãos falando sobre 450 profetas, nos acostumamos com isso, mais aqui lhes traga a resposta dentro da Bíblia. em 1 Reis 18; 19 Agora, pois, manda reunir-se a mim todo o Israel no monte Carmelo; como também os quatrocentos e cinqüenta profetas de Baal, e os quatrocentos profetas de Aserá, que comem da mesa de Jezabel. caso tenham duvida medita capitulo inteiro. agradeço a atenção tenham uma otima semana.

  • viviane pacheco de carvalho (marica) - 08/03/2016

    porque andrea fonte canta 850 se foi 450 ?

  • Maryse (Sp) - 15/02/2016

    Puxa vida!!não tinha um jeito mais suave pra convencer esses profetas que Javé era que mandava em tudo ali,precisava chegar ao extremo?? Matar esses coitados pais de famílias. Isso é intolerância, que ridículo, que péssimo exemplo para a humanidade!

  • luis amarilio menezes alvira (rosario do sul.) - 15/02/2016

    Esse Deus do velho testamento ta mais parecido com algum extraterrestre com tecnologia avançada, que fez o homem acreditarem que eram deuses, esse Deus do antigo testamento era muito humano, mandava matar e queria oferendas a ele, o deus verdadeiro, a inteligencia suprema, jamais permitiria matanças e oferendas, bem diferente do Deus de jesus, que pregava o perdão infinito.

  • roberto quintas (são paulo) - 01/06/2015

    nenhum apologista comentou, mas por que nenhum profeta de Aserá foi tocado?

  • Manoel Antonio da Rocha neto (Araranguá) - 27/07/2013

    Se o povo de Israel tivesse obedecido a DEUS e matado todos os habitantes de Canaã não teriam sofrido como conta o livro de Juízes, hoje não concordamos com a matança descrita no velho testamento. o que DEUS tem a nos dizer é que se não matarmos tudo o que é mal e profano no lugar que é santo não haverá santificação e sem esta ninguém poderá ver ao SENHOR.

  • José Alberto Pereira da Silva (Jaboatao dos Guararapes) - 07/04/2013

    Eu, entendi! Lendo 1 Rs 18.19,20,21 mais porque no versículo 22 só nos fala nos 450 de Baal e os 400 de Asera nao é comentado, nem também no final da batalha no versículo 40. Vamos continuar ? e estudando a palavra de Deus, orando e vigiando. Fiquem na paz de nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo!

  • Erivaldo (salvador) - 05/02/2013

    Porque voce tambem não contabiliza quantas vidas foram ceifadas para que essa palavra chegasse até NÓS?

  • Erivaldo (salvador) - 05/02/2013

    Para que HOJE voce estivesse viva para conhecer o Deus verdadeiro, devias dar graças a Deus, pela sua misericórdia conosco hoje.

  • Eloa (Recife) - 05/02/2013

    Isso nos mostra o quanto a inquisição era comum na época. Moisés também matou!