Uma janela sobre o mundo bíblico

Quem era Natanael? Em que livro da Bíblia aparece o seu nome?



  • Pergunta de Eduardo, Porto Alegre
  • 62829
  • 12/10/2008
Luiz da Rosa

Leia mais sobre Natanael |


Natanael (em hebraico Netan'el) aparece no Evangelho de João, nos capítulos 1 e 21. Nos outros 3 evangelhos ele não é mencionado, contudo se retém que seja a mesma pessoa chamada nos sinóticos (Mateus, Marcos e Lucas) com o nome de Bartolomeu. Portando, é um dos 12 apóstolos.

Em João 1 lemos: Filipe encontra Natanael e lhe diz: “Encontramos aquele de quem escreveram Moisés, na Lei, e os profetas: Jesus, o filho de José, de Nazaré”. Perguntou-lhe Natanael: “De Nazaré pode sair algo de bom?” Filipe lhe disse: “Vem e vê”. Jesus viu natanel vindo até ele e disse a seu respeito: “Eis verdadeiramente um israelita em quem não há fraude.” Natanael lhe disse: “De onde me conheces?” Respondeu-lhe Jesus: “Antes que Filipe te chamasse, eu te vi quando estavas sob a figueira”. Então Natanael exclamou: “Rabi, tu és o Filho de Deus, tu és o Rei de Israel”. (versículos 45-49).
Natanael se encontra também no último capítulo de João, quando Jesus aparece aos discípulos à margem do lago de Tiberíades. Estava junto com Pedro, Tomé, os filhos de Zebedeu e dois outros discípulos (21,2).

O Evangelho de João apresenta Natanael como um conhecedor das escrituras e como alguém que vivia segundo o costume farisaico. Quando Jesus diz dele que era “um israelita em quem não há fraude” que dizer que pertencia ao povo de Israel por convinção pessoal e não somente por descendência de sangue. Visto que Filipe discute com ele sobre as afirmações messiânicas presentes na Lei e nos Profetas, provavelmente era alguém que estudava as Escrituras, o Antigo Testamento. O costume farisaico era de estudar a Bíblia à sombra de uma árvore.

O nome, em hebraico, significa “Deus deu”.

Além do Natanael que aparece em João, temos outros personagens com o mesmo nome. São 9 pessoas, que aparecem no Antigo Testamento:
1. Filho de Suar e chefe da tribo de Isacar durante a peregrinação pelo deserto (Números 1,8).
2. Filho de Jessé e irmão de Davi (1Crônicas 2)
3. Sacerdote durante o período de Davi (1Crônicas 15,24)
4. Pai do escriba Semaia (1Crônicas 24,6)
5. Levita descendente de Core, filho de Obed-Edom, guardião da porta do templo no tempo de Davi (1 Crônica 26,4)
6. Encarregado de ensinar a Lei aos habitantes das cidades da Judéia, durante o reino de Josafá (2Crônicas 17,7)
7. Chefe dos levitas durante o tempo de Josias (2Crônicas 35,9)
8. Sacerdote descendente de pascur, no tempo de Esdras, casado com uma mulher pagã (Esdras 10,22)
9. Levita que voltou do exílio de Babilônia junto com Zorobabel (Neemias 12,21.36)

62829 visitas



Comentários

Os comentários são possíveis somente através da sua conta em FaceBook