Quem era Natanael? Em que livro da Bíblia aparece o seu nome?

Pergunta de Eduardo, Porto Alegre
Resposta de Luiz da Rosa, em 12/10/2008


Leia mais sobre Natanael

Natanael (em hebraico Netan'el) aparece no Evangelho de João, nos capítulos 1 e 21. Nos outros 3 evangelhos ele não é mencionado, contudo se retém que seja a mesma pessoa chamada nos sinóticos (Mateus, Marcos e Lucas) com o nome de Bartolomeu. Portando, é um dos 12 apóstolos.

Em João 1 lemos: Filipe encontra Natanael e lhe diz: “Encontramos aquele de quem escreveram Moisés, na Lei, e os profetas: Jesus, o filho de José, de Nazaré”. Perguntou-lhe Natanael: “De Nazaré pode sair algo de bom?” Filipe lhe disse: “Vem e vê”. Jesus viu natanel vindo até ele e disse a seu respeito: “Eis verdadeiramente um israelita em quem não há fraude.” Natanael lhe disse: “De onde me conheces?” Respondeu-lhe Jesus: “Antes que Filipe te chamasse, eu te vi quando estavas sob a figueira”. Então Natanael exclamou: “Rabi, tu és o Filho de Deus, tu és o Rei de Israel”. (versículos 45-49).
Natanael se encontra também no último capítulo de João, quando Jesus aparece aos discípulos à margem do lago de Tiberíades. Estava junto com Pedro, Tomé, os filhos de Zebedeu e dois outros discípulos (21,2).

O Evangelho de João apresenta Natanael como um conhecedor das escrituras e como alguém que vivia segundo o costume farisaico. Quando Jesus diz dele que era “um israelita em quem não há fraude” que dizer que pertencia ao povo de Israel por convinção pessoal e não somente por descendência de sangue. Visto que Filipe discute com ele sobre as afirmações messiânicas presentes na Lei e nos Profetas, provavelmente era alguém que estudava as Escrituras, o Antigo Testamento. O costume farisaico era de estudar a Bíblia à sombra de uma árvore.

O nome, em hebraico, significa “Deus deu”.

Além do Natanael que aparece em João, temos outros personagens com o mesmo nome. São 9 pessoas, que aparecem no Antigo Testamento:
1. Filho de Suar e chefe da tribo de Isacar durante a peregrinação pelo deserto (Números 1,8).
2. Filho de Jessé e irmão de Davi (1Crônicas 2)
3. Sacerdote durante o período de Davi (1Crônicas 15,24)
4. Pai do escriba Semaia (1Crônicas 24,6)
5. Levita descendente de Core, filho de Obed-Edom, guardião da porta do templo no tempo de Davi (1 Crônica 26,4)
6. Encarregado de ensinar a Lei aos habitantes das cidades da Judéia, durante o reino de Josafá (2Crônicas 17,7)
7. Chefe dos levitas durante o tempo de Josias (2Crônicas 35,9)
8. Sacerdote descendente de pascur, no tempo de Esdras, casado com uma mulher pagã (Esdras 10,22)
9. Levita que voltou do exílio de Babilônia junto com Zorobabel (Neemias 12,21.36)

6060 visitas

26 comentários

Postar um comentário

  • Costa (Londres ) - 06/02/2014

    A mensagem: \"Havemos achado Aquele de quem Moisés escreveu na lei, e os profetas\", pareceu a Natanael uma resposta direta a sua oração. Mas Filipe tinha ainda fé vacilante. Acrescentou, duvidoso: \"Jesus de Nazaré, filho de José.\" Novamente surgiu o preconceito no coração de Natanael. Exclamou: \"Pode vir alguma coisa boa de Nazaré?\" Filipe não entrou em discussão. Disse: \"Vem, e vê. Jesus viu Natanael vir ter com Ele, e disse dele: Eis aqui um verdadeiro israelita, em quem não há dolo\"! Surpreendido, e...

  • Adailton (São José) - 18/12/2013

    José Tavares (Belém do Pará), você citou os "Apóstolos", os discípulos eram muitos. Certa vez Jesus os mandou, a alguns discípulos, em número de 72, a sua frente. (Lc 10,1). Quanto a Natanael, leia João 21,1

  • José Tavares (Belém do Pará) - 18/12/2013

    Nunca tomei conhecimento sobre Natanael como sendo discípulo de Jesus: os de meu conhecimento são: André, Bartolomeu, Felipe, João, Judas Iscartiotes, Judas Tadeu, Judas Tomé, Mateus, Simão Pedro, Simão Zelote, Tiago filho de alfeu e Tiago filho de Zebedeu. Gostaria que os amados irmãos com mais conhecimentos teológicos, justificassem NATANAEL como sendo discípulo de Jesus. [ ]´s

  • maria (rio de janeiro) - 07/12/2013

    Nao ha na biblia nenhuma passagem dizendo que Natanael amigo de Felipe eh Bartolomeu, amigo de Felipe e discipulo de jesus. So porque os dois sao identificados como amigos de Felipe nao se pode inferir que os dois eram a mesma pessoa. Isto eh exercicio de pirotecnia teologica.

  • Matheus (BeloHorizonte) - 03/12/2013

    Primeiramente, observo que Nazaré carregava um julgo de maldição e não era bem vista... por isso a indagação de Natanael. Nagtanael foi um dos três que sobreviveram quando Herodes mandou matar todas as crianças. .. Jesus fugiu, João Batista apareceu n o deserto e Natanael poq sua casa estava construida debaixo de uma figueira... naquela época figueira, videira e oliveira para os romanos a 1° grandeza de Israel, 2° produtividade de Israel e 3° unção do Espírito Santo em Israel.

  • eudioliveiradacostafilho (Juiz de Fora) - 15/11/2013

    Por que Natanael disse a Felipe, pode vir alguma coisa boa de Nazaré? Ele estava se referendo a quê? É verídico o comentário de que a sua mãe escondia debaixo da fiqueira, e só sua mãe, Natanael e Jesus sabia?

  • Gerbiano amaral (linhares espirito santo) - 03/07/2013

    Gloria a Deus! Deus sempre esta observando quem esamina as escritura.amem!ab

  • tiago jardim coelho da silva (rio branco) - 20/04/2013

    muito interesante esse assunto

  • nilton soares bellizzi (Mesquita RJ) - 14/05/2012

    Onde alguns dos comentaristas tiraram essas informações a respeito de natanael?

  • mauro vieira (PARAGUAY) - 07/05/2012

    EU GOSTEI DAS INFORMACOES SOBRE nATANAEL. MUCHAS GRACIAS. SOU MISSIONARIO NO PARAGUAY.

  • Pb. Lucas (Saquarama/RJ) - 22/04/2012

    Apaz do Senhor irmãos! é bom sabermos que os comentarios é livre pra todos sendo que devemos transmiti-los com tranparencias e se alguns dos mesmos não estão com base na palavra bom é que passe informações de onde vem o idealismo. att:

  • Geovane (rio de janeiro) - 24/07/2011

    Querido irmão Keko, a paz de cristo a palavra do senhor diz a aquele que não é por mim é contra mim no livro de joão cap21ver25Jesus fez muitas outras coisas.se cada uma delas fosse escrita,cuido que nem ainda o mundo todo poderia conter os livros que seriam escritos.de que maneira o amado irmão me explica está palavra deis de já muito o brigado e fique na paz de cristo Jesus.

  • Geovane (Rio de Janeiro) - 19/07/2011

    Amado pr que Deus abençoá sua vida desde já fico muito feliz pelo comentário sobre a vida de Natanael Ser possível for gostaria de saber mais sobre a viade de Natanael muito o brigado que o senhor Deus de Israel amplie o seu ministério e coloque homens com visão para ajuda lo fique na paz de cristo.

  • Roberio Pereira de Souza (Bocaouva MG) - 15/10/2010

    Gostaria de saber a fonte onde se encontra a afirmaçao de que Natanael foi escondido por sua mae embaixo da figueira. Att. Pastor Roberio

  • Keko (São Leopoldo) - 24/09/2010

    Amados, mais uma vez faço um comentário sobre a dita "história" de Natanael.Não creio existir mistério algum ou mesmo ser imcompreensível as palavras em que Jesus declara já conhecê-lo por tê-lo visto debaixo da figueira. Há todo um contexto que permite a plena, perfeita e racional compreensão deste evento singular. O que não podemos, é fazer arranjos expeculativos apenas para dar um determinado "sentido" a uma narrativa dos Evangelhos em que a compreensão do texto parece fugir ao nosso entendimento. Um dos motivos...

  • ANTONIO (CURITIBA PR) - 07/09/2010

    QUERIDO AMIGO, IRMÃO: O HONESTO NATANAEL Natanael, o sexto e último dos apóstolos escolhido pelo próprio Mestre, foi trazido a Jesus pelo seu amigo Filipe. Ele havia sido associado de Filipe, em vários empreendimentos de negócios, e estava indo ver João Batista com Filipe, quando se encontraram com Jesus. Quando Natanael juntou-se aos apóstolos, ele tinha vinte e cinco anos e era o segundo mais jovem do grupo. Era o mais jovem de uma família de sete irmãos, e, sendo solteiro, era o único esteio de pais idosos e e...

  • willian (São Paulo) - 31/08/2010

    Na verdade quando jesus se refere a natanael embaixo da figueira, quer dizer que quando natanel era bebe ainda, o rei da época deu a ordem para que todos bebes fossem mortos e então sua mãe teve a ideia de coloca-lo debaixo de uma figueira que estava cheio de folhas no chão sua mãe ora e o coloca embaixo das folhas para que os guardas não o encontrem, então os guardas não encontraram em meio as folhas. por isso ele tinha a mesma idade de jesus. Então sua mãe o contou esta historia quando ele tinha 15 anos, e pediu...

  • washington lima (22) - 13/08/2010

    Quero dar meus parabens aos homens que Deus tem levantado com sabedoria e humildade para dar e conpartilhar de seus preciosos tempos tirando nossas duvidas e nos encinando a palavra de Cristo que Deus os abençoe e muito obrigado aprendi muito hoje.

  • Keko (São Leopoldo) - 10/08/2010

    Gostaria de saber a fonte onde o Pr. Maury obteve essa informação sobre a vida de Natanael,o que torna a reação dele, no encontro com Jesus, compreensível como nunca, até então. Vale ressaltar, porém, que explicações sem fundamento sólido, não são próprias para a edificação da fé em Cristo Jesus, por isso gostaria de conhecer o material que fundamenta a explicação dada pelo Pr. Maury. Obrigado.

  • kaka (linhares) - 05/08/2010

    nao descobri que foi natanael

  • Hudson Reinaldo (santos) - 17/07/2010

    Apezar de meu Pastor ja ter dado um encino sobre Natanael eu queria saber mais da historia, e a onde encontala na biblia, e eu to muito satisfeito! Que DEUS o Abenções.

  • Pr.Maury (Mesquita) - 22/06/2010

    Natanael era da mesma idade que Jesus, e sua mãe quando fugia dos herodianos que estavam indo cumprir a Ordem do REi Herodes para matar todos os infantes na região de Belem, o escondeu debaixo das folhas de uma Figueira, ficando isso um segredo Familiar, Quando Jesus revela que já o conhecia. Ele entende a Oniciência do Messias, e que foi Salvo por Ele quando criança, não um mero acaso, mas a Providência de DEUS.Veja se com está informação a situação narrada na Bíblia não passa a ter sentido.

  • everton (cuiaba) - 06/06/2010

    este e um misterio que só jesus e natanael pode esclarecer,mas revela a oniciência de jesus Deus na vida do homen

  • Natal leite (48) - 03/11/2009

    Ouvi disser que a idade de Natanaél éra mais menos a de Jesus e por isso ele foi escondido de baixos de folhas de figueiras quando Erodes mandou matar todas as crinças de dois anos para baixo. Gostaria de saber se isso é possivel

  • Natal leite (48) - 03/11/2009

    Ouvi disser que a idade de Natanaél éra mais menos a de Jesus e por isso ele foi escondido de baixos de folhas de figueiras quando Erodes mandou matar todas as crinças de doi anos para baixo. Gostaria de saber se isso é possivel

  • RONALDO (santo andré) - 03/12/2008

    Gostei muito nesta explicação muito boa com bastante conteudo.. parabens q Deus continue te abençoando com esse dom.