Gostaria de saber quais as passagem da Bíblia fala das pessoas que adoram imagens. Sei que tem o Salmo 115 e Gênesis 20. Gostaria de saber outras passagens.

Pergunta de Vitor, Fortaleza
Resposta de Luiz da Rosa, em 25/09/2008


Leia mais sobre Imagens

No Antigo Testamento existe uma proibição fundamental de fazer imagens (Êxodo 24,4 seguintes), com a qual se exclui todo tipo de culto aos deuses estrangeiros. Apesar deste veto, a existência de imagens devocionais e cultuais em Israel é atestada do próprio Antigo Testamento e também de achados arqueológicos. A crítica profética pressupõe o abuso do uso de imagens (Juízes 6,25; 1Reis 11,5-8; 16,31-33; Jeremias 19,4s; Ezequiel 8,5ss; Oséias 11,2). No culto a Yahweh, graças à influência do mundo cananeu, também foram usadas imagens (Êxodo 32,1ss; Números 21,8s; Juízes 8,26s; 1Reis 12,28). É muito discutida a temática de uma imagem encontrada entre algumas ruínas que contém uma frase estranha: “Yahweh e a sua Asherah”. Há também o problema dos monumentos comemorativos (massebot), que provavelmente haviam um significado cultual (Gênesis 28,12.22; 35,14; Josué 4,4-9), tanto que foram posteriormente criticados (1Reis 14,23; 2Reis 18,4; 23,14; Oséias 3,4; Miquéias 5,12).

Dessas evidências se deduz que o culto divino dos hebreus, sem imagem, não era real, mas era uma exigência teológica e queria indicar a exclusividade de Yahweh.

No Novo Testamento é interessante sublinhar que Jesus e os primeiros cristãos não se preocupam dessa questão, em contraste com o judaísmo da época. Isso por que no centro de sua fé não estão as imagens, mas Cristo e a sua mensagem. De conseqüência, no Novo Testamento, não se encontra nenhum juízo, nem negativo, nem positivo, sobre a questão das imagens. Por exemplo, na controvérsia sobre a moeda do imposto (Mateus 22,15-22; Marcos 12,13-17; Lucas 20,20-26), Jesus não trata a questão do aspecto que tanto irritava aos judeus, aquele da imagem do imperador. Apesar disso, o Apocalipse (13,44s; 14,9.11; 15,2; 16,2; 19,20; 20,4) alerta e relembra o valor da doutrina do Antigo Testamento.

No nosso site esse tema tem gerado muita polêmica e, muitas vezes, tem-se pecado por falta de caridade. Não quero que este texto aumente ulteriormente a distância da caridade. Gostaria, invés, de suscitar a concórdia, virtude tipicamente cristã. A polêmica, com certeza, é fruto de falta de diálogo, que acontece entre dois interlocutores. Cada um diz suas razões sem escutar aquela dos outros. A proibição de imagens existe na Bíblia. Essa determinação é causada pela necessidade e convicção que se deve adorar unicamente a Yahweh; portanto a proibição é ligada à prática da idolatria. A crítica dos evangélicos vem exatamente nesta direção, exemplificada até mesmo no texto da pergunta a que estamos respondendo (“pessoas que adoram imagens”). Os católicos, cujo culto é também caracterizado pela presença das imagens, sublinham que as imagens não são adoradas, mas veneradas e que a adoração é unicamente devida a Deus. Teologicamente falando não existe nenhuma dúvida quanto a isso. Creio que esse aspecto devia ser o ponto de encontro para o diálogo entre os dois grupos. E aqui encontro um pouco de culpa da parte das igrejas evangélicas, que ignoram a doutrina oficial da igreja católica. Por outro lado, as manifestações de culto, sem discernimento por parte dos católicos, em relação aos santos pode facilmente degenerar e afastar-se da teologia. E aqui existe culpa do mundo católico. Se não houver compreensão e escuta, continuaremos sempre a brigar, perdendo uma oportunidade para o enriquecimento mútuo.

3212 visitas

123 comentários

Postar um comentário

  • Eugênio Silva Marques (Belo Horizonte) - 05/03/2014

    Daniel 14, 3 / 5 nos dizem. 3 Os babilônios tinham um ídolo chamado Bel. Com ele, gastavam todos os dias doze sacas da melhor farinha de trigo, quarenta ovelhas e seis barricas de vinho. 4 O rei adorava esse ídolo e todos os dias lhe prestava culto. Daniel, ao contrário, só adorava o seu próprio Deus. 5 Um dia o rei lhe perguntou: \\\"Por que você não presta culto a Bel? \\\"Daniel respondeu: \\\"Porque eu não adoro imagens fabricadas pelo homem, mas só ao Deus vivo que criou o céu e a terra e é Senhor de...

  • Oziel (curitiba pr) - 05/03/2014

    TODOS NÓS ESTAMOS CANSADOS DE SABER QUE É PECADO ADORAR, VENERAR, AJOELHAR, PEDIR ALGO... MAS INFELIZMENTE, MUITAS PESSOAS AINDA FICAM NESSE ERRO DESCABIVEL, TENTANDO JUSTIFICAR SEU PONTO DE VISTA. DEVEMOS FICAR COM A BÍBLIA, SOMENTE COM ELA, E NADA MAIS ALÉM DELA, POIS É A PALAVRA DE DEUS, E DEUS NÃO ACEITA NADA QUE NÃO PEDIMOS A ELE POR INTERMÉDIO DE NOSSO SALVADOR JESUS CRISTO. FIQUEM NA PAZ.

  • Jair Cabral (Sítio Novo do Tocantins) - 05/03/2014

    \"Não terás outros deuses além de mim. \"Não farás para ti nenhum ídolo, nenhuma imagem de qualquer coisa no céu, na terra, ou nas águas debaixo da terra. Êxodo 20:3-4. \"Mas o mesmo Deus, no mesmo livro do Êxodo, manda Moisés fazer dois querubins de ouro e coloca-los por cima da Arca da Aliança ( Ex 25,18-20 ) . Manda-lhe, também, fazer uma serpente de bronze e colocá-la por cima duma haste, para curar os mordidos pelas serpentes venenosas (Num 21,8-9). Manda, ainda, a Salomão enfeitar o templo de Jerusalém com ...

  • Léo Fernandes (sobral-ce) - 26/01/2014

    ANTONIA (FORTALEZA) vc sabe a diferencia entre adorar e venerar??? qual das igrejas ker seja adventista , testemunha de jeová ou protestante q se encaixa em Isaias 45: 20b , q diz : "NADA SABEM OS Q CONDUZEM EM PROCISSÃO AS SUAS IMAGENS DE ESCULTURAS, DE MADEIRA, E ROGAM A UM dEUS Q NAUM PODE SALVAR" a naum ser a igreja católica apostólica romana e os centros de macumba??? confira na sua bíblia se é q vc tem uma, se vc lesse vc saberia q é ABOMINAÇAO kem venera ou adora as imagens.

  • Antonia (fortaleza) - 13/12/2013

    NOS NÃO ADORAMOS IMAGENS NOS A VENERAMOS O QUE É BEM DIFERENTE DE ADORAÇAO ADORAI SOMENTE AO SENHOR TEU DEUS.

  • Erivaldo (Salvador) - 13/12/2013

    Adailton, e alguns que ainda nao conseguiram SAIR do SISTEMA RELIGIOSO GRECO-ROMANO- Observam que TRANSFORMARAM A VERDADE em UMA RELIGIAO dos INFERNOS, voces sabem disso, mas nao tem nenhuma coragem de romper com O SISTEMA,sao covardes MESMO, LAMENTO MAS ACREDITO NO SALVADOR que nao e nunca foi esse jesus ROMANO.

  • Erivaldo (Salvador) - 13/12/2013

    Adailton, voce tem certeza de aquele menino nascido na cidade de BELEM o era o CHAMADO JESUS? Esse "JESUS" era o filho do carpinteiro e daquela JUDIA? Esse CASAL de JUDEUS chamavam o seu FILHO pelo NOME de "JESUS"? Adailton, voce tem certeza disso? UM JUDEUS colocando o NOME em seu FILHO de YESUS ou JESUS? como voce o chama? Amigo CAIA FORA DESSE SISTEMA RELIGIOSO GRECO-ROMANO.

  • Marcos Costa (Dom Pedro-MA) - 13/12/2013

    Bom, o texto é bem explicativo, porém, ha pessoas que dizem serem católicos e de católicos não tem nada! Jamais leram a palavra! Mais os católicos, assim como eu, não adoram imagens, nós veneramos respeitamos e queremos ser como elas, santas e perfeitas aos olhos de Deus!

  • André Filipe (Minas Gerais ) - 12/11/2012

    Nao perguntei nada diso, esse site e uma porcaria! Nuca mais entro nele.

  • cris (santo andre) - 06/06/2012

    obrigado Claudio!! Que Deus continue abençoando sua vida. deixo para vc Aos Filipenses 4:4-9 que diz: Regozijai-vos sempre no senhor;outra vez digo, regozijai-vos. Seja a vossa equidade notória a todos os homens. Perto está o Senhor. Não estejais inquietos por coisa alguma: antes as vossas petições sejam em tudo conhecidas diante de Deus pela oração e súplicas, com ação de graças. Ea paz de Deus, que excede todo o entendimento, guardará os vossos corações e os vossos sentimentos em Cristo Jesus. Quantos ao mai...

  • Claudio A Jacinto (Amparo) - 02/06/2012

    PARABÉNS CRIS, OS RELIGIOSOS PENSAM QUE SER RELIGIOSO É SER SALVO, PREFEREM CONFIAR NA RELIGIÃO E COLOCAM JESUS EM SEGUNDO PLANO, USAM O MÉTODO DO JEITINHO BRASILEIRO PARA CONSEGUIRAS COISAS, MAIS FICARAM DECPCIONADOS NO DIA DO SENHOR, POIS A SALVAÇÃO É UMA CONQUISTA POR MEIO DO SACRIFICIO DO NOSSO SENHOR E SALVADOR JESUS CRISTO, E NÃO DE DOGMAS DE SANTOS, SENHORA, E PLACA DE IGREJA. MAIS UMA VEZ PARABÉNS CRIS, ( mais coloque seu nome completo vc é um vaso, não tema fale e não te cales, o Senhor é contigo ).

  • cris (santo andre) - 01/06/2012

    1timóteo 1:15 diz esta palvra é fiel e digna de toda aceitação que cristo Jesus veio ao mundo, para salvar os pecadores, dos quais eu sou principal. Lucas 19 diz a História de Zaqueu o publicano, ele procurou conhecer a Jesus,tanto que Jesus foi até sua casa e Zaqueu o recebeu com muito carinho e reconheceu os seus pecados, e Jesus disse-le hoje veio a salvação a está casa. Porque o filho do homem veio buscar e salvar o que se havia perdido. Marcos 16:15-16 diz E disse-lhe: Ide por todo mundo, pregai o evangelho ...

  • DBonfim (Jaguarari) - 01/06/2012

    Obrigado Adailton. A internet é um espaço importante para que possamos trocar experiências e até, quando necessário, rever nossa forma de lidar com os demais, para ampliar nossa visão de mundo e melhorar nossas relações. / Sinto-me incomodado e provocado a manifestar pensamento quando acompanho comentários que em nada enobrecem a visão que se pode ter do cristianismo, os quais em vez de divulgar a alegria de ser cristão, apresentam um evangelho repleto de ameaças e um “Deus” sedento por condenação, para o qual nos ...

  • Adailton (São José) - 01/06/2012

    DBonfim, parabéns, você se mostrou um verdadeiro seguidor do Cristo. Realmente, o que você apontou falta à muitos que por aqui passam, infelizmente.

    Jesus (Belem), há uma pequena, mas importate, correção a ser feita: não foram os protestantes que "excluíram" livros da Bíblia, eles apenas seguiram a exclusão feita pelos judeus em 97 d.C. E por que os judeus fizeram isso? Basicamente, por considerarem estes livros "cristãos" e não-judeus.
    É bom lembrar que os cristãos também excluíram outros livros, que...

  • DBonfim (Jaguarari) - 31/05/2012

    (Sic)“ele rejeitou aceitar a Jesus como seu unico e suficiente salvador, porque seu vô era catôlico, seu pai e sua mãe e ele iria morrer catôlico recusou a oportunidade que Jesus estava lhe oferecendo”./ Comentários como esses mostram o grau de conversão de muitos que se gabam de “conhecer Jesus”, e que por esse suposto conhecimento se vêem no direito de determinar quem é “salvo” e quem é “perdido”, um preconceito (muitas vezes despercebido de quem o pratica), que transmite uma péssima imagem do cristianismo a ...

  • cris (santo andre) - 30/05/2012

    ana alguns dias atrás eu meu tio me levou na casa de um conhecido.chegando lá Deus colocou no meu coração para falar que a tempo para todas as coisas. Mais o que Jesus realmente queria que eu falasse para aquele homem, era sobre o tempo da oportunidade, que jesus estava oferecendo para ele aquele dia, mais ele rejeitou aceitar a Jesus como seu unico e suficiente salvador, porque seu vô era catôlico,seu pai e sua mãe e ele iria morrer catôlico recusou a oportunidade que Jesus estava lhe oferecendo. o mais triste qu...

  • Jesus (Belem) - 09/05/2012

    Ana este é o livro do A.T. que os protestante odeiam e ainda tiraram da "sua bíblinha" fogem dele como o diabo foge da Cruz. Deus é 10 Livro do Eclesiástico “Honrarás pai e mãe” 3 1 Os discípulos da Sabedoria são uma assembléia de justos e a sua comunidade é marcada pela obediência e o amor. 2 Ouvi, ó filhos, a advertência de um pai, e procedei de tal modo que sejais salvos. 3 Deus honra o pai nos filhos e confirma, sobre eles, a autoridade da mãe. 4 Quem honra seu pai intercederá pelos pecados...

  • leilla (pr) - 19/04/2012

    é que eles ja estão salvos,nem precisam trabalhar mais.

  • barra.paula@yahoo.com.br eufrasio (fortaleza) - 17/04/2012

    gostaria de saber se os protestates naõ tem pelo-menos uma lavagem de roupa porque so podem naõ tem mais nada da vida a naõ ser falar mal dos catolicos

  • barra.paula@yahoo.com.br eufrasio (fortaleza) - 17/04/2012

    mathes vc e surfista ---porque tu fala muita agua.

  • Denilson (São Bernanrdo do Campo) - 24/03/2012

    É IMPRESSIONANTE A FALTA DE AMOR ENTRE OS IRMÃOS, ACHANDO QUE DISCUSSÕES TEOLOGICAS É QUE VAI TRAZER A SALVAÇÃO, COMO DIZ UM LOUVOR DOS IRMÃO PROTESTANTES: "SE NÃO TIVESSE O AMOR DE NADA VALERIA, SE NÃO TIVESSE O AMOR, PROVEITO ALGUM TERIA, FRIA E SEM RAZÃO A VIDA, ENTÃO, PASSARIA, VAZIO SERIA O FALAR, UM SINO QUE INSISTE A TOCAR, SE DENTRO DE MIM NÃO VALESSE O AMOR". PRA QUE FICAR APONTANDO O DEDO, ENQUANTO SE PODE ESTENDER A MÃO, FICO ABSMADO COMO ALGUNS DOS MEUS IRMÃOS PROTESTANTES PERDEM TEMPO QUERENDO CONVENCE...

  • ana (rgt) - 21/03/2012

    EU NEM VOU PERDER MUITO TEMPO COM VC,PQ A SUA IGNORANCIA PODE SER CONTAGIOSA. FUUUUUUUI!

  • ana (rgt) - 21/03/2012

    TA BOM MATEUS.JA QUE VC É TÃO INTELIGENTE E JA ESTA SALVO. ME MOSTRE EM QUAL LIVRO DEUS MANDA LER A BIBLIA? NA SUA BIBLIA COM CERTEZA DEVE TER.

  • MATHEUS SANTANA FERREIRA (maringá) - 21/03/2012

    ha e sobre o negocio da cruznas igrejas vc so pode ta de brincadeira ao falar disso ,o q da não ler a biblia a cruz é o simbolo da salvação de cristo foi nela q ele pagou nossos pecados , não é uma imagem minha querida, quanta tolice em

  • MATHEUS SANTANA FERREIRA (maringá) - 21/03/2012

    vc está defendendo a palavra dos homens eu estou defendendo a palavra de Deus é por isso q leio a biblia não pra me gaba

  • MATHEUS SANTANA FERREIRA (maringá) - 21/03/2012

    vc está defendendo a palavra dos homens eu estou defendendo a palavra de Deus é por isso q leio a biblia não pra me gaba

  • MATHEUS SANTANA FERREIRA (maringá) - 21/03/2012

    armada com minha biblia debaixo do braço e não com um santo de ouro pindurado no pescoço porque se vc tivesse lido a biblia d everdade ao inves de acreditar segamente no q lhe fora apresentado quando criança , vc faria o mesmo

  • MATHEUS SANTANA FERREIRA (maringá) - 21/03/2012

    Lemos a biblia pra não ficar cego como vc, ha e sebro vc ter falado de nos ficarmos orando alto de portas abertas eu não quero nem comenta se não vo peca aqui, porque isso é ipocresia acho q carregar santos e prassas publicas adorar e resar pra eles , com todos vendo muitas vezes sendo filmados pela tv, pense antes de fala. Nos oramos na casa de Deus de portas abertas para q outros posam entrar na casa dele e conhecer a verdade se intregar a jesus fazer essa ecolha. e sobre nos ficarmos falando sobre ele voltar e...

  • MATHEUS SANTANA FERREIRA (maringá) - 21/03/2012

    Deus nos pedi para lermos a biblia todos os dias epor isso q lemos, não é pra mi gaba como vc disse ele quer converssar comigo todos os dias, não uma vez por semana não faço isso para me gabar faço isso porque Deus quer me dizer algo todos os dias atravez da palavra dele. Ir e discutir por palavras de homens e ignorancia e tolice discutir pelo o q o padre sempre te disse sua mãe seu pai é tolice o homem é imperfeito e so faz coisas erradas,querida menina se quiser vir discutir comigo e falar mau da minha religião ...

  • MATHEUS SANTANA FERREIRA (maringá) - 21/03/2012

    eu acho q é muito melhor carregar a biblia como um troféu , porque a biblia é a palavra de Deus a unica coisa q ele nos deichou além da fé , ao invéz de carregar um santo feito e moldado pelo homem e dito pelo homem q aquela pessoa virou santo, porque eu nunca nunca vi isto na biblia acho q se realmente exixticem intercessores santos tão importantes Deus nos diria. é por isso q carregamos a biblia porque não é algo q foi feito pelo homem como vc podi ter certeza q aquele santo existe quem te disse isso , não foi D...

  • ana (rgt) - 19/03/2012

    Naturalmente quando falamos de algo aqui no blog, especialmente de alguma religião, jamais devemos generalizar. É o que faço agora. Todos os evangélicos não são assim, mas estamos acostumados a ver essas atitudes a todo momento. O que você acha: 1. Evangélicos ostentam a bíblia como troféu. Fazem questão de serem vistos com ela debaixo do braço e de lê-la em frente aos outros, de fazer marcações em versículos, apenas para serem vistos. É como um vaidoso que se diz intelectual e gosta de mostrar que lê; 2. Faz...

  • CLAUDIOAJ (AMP) - 19/03/2012

    BOM DIA E PAZ A TODOS, EITA ( ANA )JÁ TE DISSE; EU A MINHA CASA SERVIMOS AO SENHOR, QUANTO AOS PARENTES DEUS ESTÁ SALVANDO AOS POUCOS, EU JAMAIS VOU SALVAR ALGUÉM, EU TENHO QUE MANTER, PRESERVAR A MINHA SALVAÇÃO COM A MINHA CASA..PARENTES VAI SER SALVO SE PERMITIR O ESPÍRITO CONVENCER QUE PRECISAM MUDAR, E SE ACEITAR JESUS. ( nem a família de Jesus acreditava Nele Se até a família de Jesus eram incredulidade pura, quem sou eu para que faça por convencer , só o Espírito Santo mesmo. Veja isso Mat 13 54:58 E...

  • ana (rgt) - 18/03/2012

    Vou dizer pra vc,o mesmo que eu disse para o Claudio de Amparos. Primeiro vc tem que salvar a sua familia,pra depois tentar salvar os outros. Da minha salvação cuido eu ok?

  • ana (rgt) - 18/03/2012

    Pelo que eu sei ,Jesus não deixou nada escrito. quanto a perdoar pecados ,Jesus deu pleno poder para os discipulos ;;(João 20:23) – Àqueles a quem perdoardes os pecados lhes são perdoados; e àqueles a quem os retiverdes lhes são retidos.

  • MATHEUS SANTANA FERREIRA (maringá) - 18/03/2012

    a e so pra dizer não é minha verdade é a verdade q foi escrita na biblia pode ser contraditorio com o q vc acredita mas é isso o q ta escrito na palavra de Deus doa quem doer como vc já me disse.Outra coisa q queria falar e q Jesus tambem deixou escrito q um homem não mrece ser chamado nem de mestre quanto mais perdoar o pecado de alguem ow virar um santo intercessor

  • MATHEUS SANTANA FERREIRA (maringá) - 18/03/2012

    ad confundi vc com o adailton intão me perdoe tanbem parte do q escrevi agora foi pra ele ok. e ana e uma pena vc pensar assim em momento algum quis te ofender de verdade, mas é uma pena vc não pensa e refletir sobre as coisas achar q o q foi enscinado a vc é o certo, mas como já disse Deus na biblia :plante uma semente q ele semeara , intão sei q deus vai semear a semente em seu coração

  • MATHEUS SANTANA FERREIRA (maringá) - 18/03/2012

    não é claro cada um tem sua certeza eu tenho minha vc tem a sua , espero q nós dois podemos de certa forma estarmos certos porque Deus é um só, foi mau se te ofendi com palavras. Nos temos q nos preocupar mas com a pedra q esta em nossos olhos do o cisco no dos outros , porque deve haver muitas dando uma de santo aqui julgando e q na verdade são uma maldição na vida de sua familia e de pessoas.como eu8 disse idianos acreditam em vacas mulssumanos em alá , vc em santos eu não acredito, Deus o homem diferente eu dei ...

  • MATHEUS SANTANA FERREIRA (maringá) - 18/03/2012

    Porque Deus estaria sendo contraditorio se Maria pudesse interceder ow fazer milagres, porque ele bem claro sem metaforas qualquer um q tem olhos pode ver e qulquer um q tem ouvidos pode ouvir a sua palavra, ele diz só há um intercessor entre o céus e a terra e seu nome é Jesus. não sou eu q estou dizendo é Deus não há um porem não o q qualquer pessoa falar Deus é bem claro não há não há, não exceções pra Maria q foi uma mulher maravilhosa ow pra qualquer outro apostolos homens não morrem e viram santos e atendem ...

  • ad (colatina) - 18/03/2012

    o matheus, me desculpa aí se interpretei mal lá embaixo.

  • ana (rgt) - 18/03/2012

    Mateus,faça bom proveito com a sua verdade;; mais a sua verdade não é a minha verdade,eu não sou obrigada pensar igual a vc,eu tenho opinião própria,não sou uma (MARIA VAI COM AS OUTRAS).Eu nasci CATÓLICAE VOU MORRER CATÓLICA. doa a quem doer nada nem ninguem me fará mudar de opinião.( a não ser que alguem que tenha morrido crente volte pra contar quem esta certo ou errado.pq que eu saiba até hj ninguem voltou pra contar.

  • MATHEUS SANTANA FERREIRA (maringá) - 18/03/2012

    Deus não tem mãe meu caro, Deus é o criador e pai de tudo ele tem todo poder, não intendi muito esse trecho da biblia vou ler e pedir intendimento, mais Deus tem poder de todas as coisas e se isso aconteceu foi porque ele permitiu não sei porque ao contrário de alguns eu ouço o q os outros dizem e tento intender não tenho uma mente fechada, mas vc diz q venera essas pessoas do passado mas venerar e contruir altares, peidr milagres muitas vezes rezão-se mas a estes santos do q a Deus dão glorias mas a estes santos d...

  • Adailton (São José) - 18/03/2012

    Sobre as imagens, ou ícones, leiam [http://www.ecclesia.com.br/biblioteca/iconografia/icone-uma-janela-para-a-eternidade.html sobre uma janela para a eternidaade].
    Voltando a Bíblia, "Ora, Deus não é de mortos, mas sim, é Deus de vivos. Por isso vós errais muito." (Marcos 12:27) e "E aconteceu que o mendigo morreu, e foi levado pelos anjos para o seio de Abraão; e morreu também o rico, e foi sepultado. E no inferno, ergueu os olhos, estando em tormentos, e viu ao longe Abraão, e Lázaro no seu seio. E, cl...

  • MATHEUS SANTANA FERREIRA (maringá) - 18/03/2012

    esquece os pastores não se importe com os homens, os homens são pecadores, os homens são corruptos só ouve um homem santo e ele foi crucificado Jesus, não estamos falando dos homens e qual religião tem mais erros não é uma questão de religião, religião não salva ninguem, quando vc chegar frenta a frente com Deus ele não vai pergunta se vc era catolico se vc se confessou direitinha, ou se vc era evangélico toda igreja tem seus podres toda casa tem seus erros. Mais por favor Deus ta me pedindo pra te dizer isso q po...

  • ana (rgt) - 18/03/2012

    Aqui, tem havido no noticiário da internet muito mais casos de pastores pedófilos ou suspeitos dessa prática do que os seus colegas padres, sem que a grande imprensa dê conta disso. Três exemplos recentes. No dia 20 de junho, a Polícia Civil de Duque de Caxias (RJ) prendeu o pastor Juarez Ferreira da Silva, 52, que estava foragido por ter sido condenado a 12 anos de prisão por ter estuprado quatro meninas. No dia 1º de julho, o pastor Dionísio da Silva Mattos, 55, de um templo da Assembleia de Deus em Magé, na B...

  • ana (rgt) - 17/03/2012

    Mateus tem muito mais pastor pedófilo do padre ou vc não sabe.

  • MATHEUS SANTANA FERREIRA (maringá) - 17/03/2012

    só quis dizer pra ela não ir pelo q o padre disse a vida dela inteira, ou a mãe dela não é porque vc nasse numa religião q tem q seguir ela pro resto da vida, porque a final de cantas a tantas religiões, como é q vc tem tanta certeza q a sua esta certa. Intão descubra vc q é catolico ow de qualquer religião de preferencia descubra na unica evidencia verdadeira além da fé a biblia.Escute a voz de Deus. Porque ele vai te tocar,q quem esta naquela imagem esta te usando para receber sua adoração, porque pra mim constru...

  • MATHEUS SANTANA FERREIRA (maringá) - 17/03/2012

    ad alguma coisa quando eu disse várias verdade não quis dizer que existem várias verdade mas sim que as pessoas acreditam em muitas coisas diferentes, nós somos diferentes e elas acham q o q elas vivenciam é verdade, ainda falei pra ela descobrir a propia verdade na biblia vc teve uma má interpretação. Eu sou evangélico e sei q a verdade é Jesus

  • ad (colatina) - 17/03/2012

    contrario ao que Luiz da Rosa diz, a Bìblia dá muita importancia a imagens, tanto que existem fatos muito marcantes, como o bezerro de ouro, que não podem ser ignorados. Sobre o culto católico hoje, é sim doutrina da igreja oficial a doração a santos e imagens. Deus é um figurante. O centro sempre é Maria. É como uma deusa pagã, maior que os outros deuses menores. Duvido quem me prove o contrário, pois é isso que se ve nos cultos e na televisão. Existem alguns católicos que suprimem um pouco isso, mas são raridades...

  • MATHEUS SANTANA FERREIRA (maringá) - 17/03/2012

    Me perdoem pelos erros escrevi tudo muito rápido E só pra arrumar o maior erra q foi escrever jesusu ao invés de Jesus.

  • MATHEUS SANTANA FERREIRA (maringá) - 17/03/2012

    Me perdoem pelos erros escrevi tudo muito rápido E só pra arrumar o maior erra q foi escrever jesusu ao invés de Jesus.

  • MATHEUS SANTANA FERREIRA (maringá) - 17/03/2012

    Ninguem realmente esta certo cada um tem algo no q acredita, mais não seja maria vai cas outras e tire vc suas propias conclusões independente do q o padre diz ow sua vó sempre te disse. Busque sua verdade eu busco na unica palavra q Deus realmente deixou a biblia, não no q o pastor ow padre diz nem no q minha mãe diz, eu já fui catolico mas agora sou de uma religião universal a de jesusu.

  • MATHEUS SANTANA FERREIRA (maringá) - 17/03/2012

    Mais uma dica, não busque no q seu padre fala ow no que vc ouvil na catequese quando criança, vc nasceu num berço catolico por isso é catolica, um bodista é assim, um idiano q adora a vaca alguem o influênciou, mas quem esta certo realmente. Ninguem pode provar nada,eu tirei as minhas na biblia,n na religião

  • MATHEUS SANTANA FERREIRA (maringá) - 17/03/2012

    Você tem sua fé eu tenho a minha, os católicos querem provar q os evangélicos estão errados, e porque o evangélicos querem tanto provar q os católicos estão errados.Cada um busque a sua verdade

  • MATHEUS SANTANA FERREIRA (maringá) - 17/03/2012

    Assim ana como você sabe muitas coisas de pastores eu sou evangélico e sei muitas coisas de padres, pedófilos padres que já estruparam crinças, padres que já estruparam friras que roubam dinheiro, intão não julgue muitos por um pouco porque a parte podre e usada pelo diabo todas religiões e igrejas teem.ok

  • ana (rgt) - 12/03/2012

    aí ad pra vc:MENTIRAS E CONTRADIÇÕES OU VERDADES ESCONDIDAS PELA IASD Vamos análizar,o texto do livro da Sra. White,onde de forma inequivocar, ela distorce o que a maioria das religiões ensinam; inclusive a própria igreja que ela fundou, a I.A.S.D livro: Primeiros escritos ( em inglês, Early... Leia mais: http://adventista1844.webnode.com.br/archive/news/newscbm_545569/10/ Crie seu site grátis: http://www.webnode.com.br

  • ana (rgt) - 12/03/2012

    Se for assim tambem sei muitas coisas de pa$tore$,inclusive amigas minhas ,primas minhas,que ja foram crentes elas contam coisas do arco da velha. Da convivencia que tiveram com esses ordinarios alem safados corruptos e ladrões. E sei de muita coisa que nem da pra falar aqui,pois este blog é pra ajudar na compreençao da bíblia e não pra discutir religiões.

  • ad (colatina) - 11/03/2012

    aí ana pra vc: http://novotempo.com/namiradaverdade/2012/03/09/o-ministerio-de-ellen-white-a-operacao-do-erro-de-satanas/?utm_source=feedburner&utm_medium=email&utm_campaign=Feed%3A+MiraDaVerdade+%28Na+Mira+da+Verdade%29

  • CLAUDIOAJ (AMP) - 11/03/2012

    ANA, NO COMENTÁRIO ANTERIOR VOCÊ ESTAVA CHEIA DE CERTEZA, E AGORA VOCÊ DISSE > ``Pra mim não são padres,são pilantras´´..ANA, O PIOR CEGO É AQUELE QUE NÃO QUER VER..ANA TE GARANTO TEM MUITA COISA QUE VOCÊ NÃO SABE DOS PADRES, DIGO PORQUE QUANDO EU ERA COMO VOCÊ (CEGO ESPIRITUALMENTE )DESEJEI SER SEMINARISTA, E PASSEI POR UM SEMINÁRIO PARA CONHECER, MAIS LOGO VI COISAS ERRADAS E DESISTI, CONTINUEI CEGO POR UM TEMPO ATÉ QUE HOJE POSSO VER..ANA POR QUE NENHUM PADRE APARECE AQUI E TE AJUDA ?, .MAIS ELES SABEM PORQUE F...

  • ana (rgt) - 10/03/2012

    Pra mim não são padres,são pilantras. O lugar do padre é na igreja e não na politica. Quem não obedece a ordem do seu superior não serve pra ser guia espiritual.

  • CLAUDIOAJ (AMP) - 10/03/2012

    ANA,BASTA PESQUISAR NO GOOGLE ( PADRE DEPUTADO )E VOCÊ VAI DESCOBRI QUE ESTÁ ERRADA DE NOVO, COMO SEMPRE.COPIE ALGUNS PARA VOCÊ ..>Deputado Estadual - Padre Pedro Baldissera www.padrepedro.com.br/ ...Ladrões obrigam o deputado Padre Afonso Lobato a ensaio ... flitparalisante.wordpress.com/.../ladroes-obrigam-o-deputado-padre-a...9 set. 2011 – A casa do deputado estadual por São Paulo Padre Afonso Lobato (PV) foi assaltada na manhã desta sexta-feira em Taubaté.BENE FERNANDES: DEPUTADO PADRE ZÉ SOLICITA SESSÃO ......

  • ana (rgt) - 10/03/2012

    Tem varias igrejas que tem padre,, eu disse que não tem nenhum deputado padre da ICAR quem será que se faz de ignorante eu ou vc? eu tenho certeza que não tem nenhum padre da ICAR pois foi terminantemente proibido pelo Santo papa João Paulo II.

  • CLAUDIOAJ (AMP) - 09/03/2012

    ANA, VOCÊ É SEMPRE A ULTIMA QUE SABE, OU SEMPRE SE FAZ DE IGNORANTE, PORQUE EXISTE VÁRIOS POLÍTICOS QUE SÃO PADRES..VEJA AQUI http://exsurge.wordpress.com/2008/10/30/padres-candidatos-ou-candidatos-padres/ ... http://www.padrejoao.com.br/227/rodape%20final.jpg..EU NÃO VOU ACUSAR ELES PARA TE ATINGIR OK, MAIS SABEMOS QUE ESTÃO CERCADOS DE FALCATRUA TAMBÉM, ASSIM COMO OS EVANGÉLICOS,TAMBÉM AGORA PESQUISE VOCÊ MESMA OS SITES CATÓLICOS E VEJA O QUE É COMÉRCIO DA FÉ, FAÇA ISSO ANTES DE ATACAR OU A RESPOSTA PODE TE ...

  • ana (rgt) - 09/03/2012

    EU SEI TUDO O FIZERAM NO PASSADO,MAIS ISSO NÃO ME PREOCUPA, O IMPORTANTE É O QUE FAZ HJ. SOBRE A CIDADE DE APARECIDA ,A CIDADE VIVE DO TURISMO E VAI LA QUEM QUER,NINGUEM OBRIGA NINGUEM A COMPRAR NADA. MUITAS FAMILIAS VIVEM DO COMERCIO E É TUDO LEGALIZADO INCLUSIVE PAGAM IMPOSTO. NÃO VEJO NADA DE ESTRANHO NISSO.COMO NA ICAR NÃO NENHUM PADRE DEPUTADO,NENHUM PADRE PREFEITO NENHUM GOVERNADOR É NATURAL QUE SOBREVIVAM DE ALGUM JEITO. JA O CASO DE VCS É DIFERENTE ESTÃO TODOS LA CONGRESSO , ALEM DE TIRAR DOS IMBECIS NAS IG...

  • ana (rgt) - 09/03/2012

    Claudio ,eu sei das idulgencias,mais o que fazem hj não a mesma coisa?

  • CLAUDIOAJ (AMP) - 09/03/2012

    ANA, ESTUDE ANTES DE ACUSAR VEJA VOCÊ MESMA A HISTÓRIA DA ICAR, POR FONTE SEGURA...SUhttp://pt.wikipedia.org/wiki/Com%C3%A9rcio_de_indulg%C3%AAncias ...O Comércio de indulgências ou a Venda indulgências refere-se a abusos cometidos na concessão de indulgências por membros da Igreja Católica, os primeiros registros remontam aproximadamente ao século XIII, e persistem até o XVI. .. Os principais registros existentes sobre os abusos cometidos na concessão de indulgências, provém de suas condenaç...

  • CLAUDIOAJ (AMP) - 09/03/2012

    ANA, VOCÊ TEM RAZÃO COM ( O ABSURDO COMÉRCIO DA FÉ ) REALMENTE EXISTE EM ALGUMAS IGREJAS UM COMÉRCIO BEM ABSURDO , PRINCIPALMENTE POR FALTA DE CONHECIMENTO DAS PESSOAS QUE AS FREQUENTA ESSAS IGREJASMAIS AMIGA ANA, OU VOCÊ SE FAZ DE IGNORANTE OU NÃO CONHECE A HISTÓRIA DA ICAR...A VENDA DE INDULGÊNCIAS E A CORRUPÇÃO NA IGREJA CATÓLICA>.Acreditava-se que Cristo em pessoa, a Virgem Maria e muitos santos tivessem ganhado, durante sua vida, um “superávit” de mérito que poderia ser distribuído entre os infiéis ou fiéis ...

  • ana (rgt) - 08/03/2012

    O ABSURDO COMÉRCIO DA FÉ: (baseado em anúncios de “campanhas” que temos visto por aí) -Apito de chamar anjo--------R$ 2,50 -Sabonete c/extrato de arruda para limpeza espiritual-------R$ 5,00 -Rosa ungida---------R$ 10,00 -Lenço milagroso---R$ 20,00 -Óleo Santo de Israel--------R$ 15,00 - Cajado de MoisésR$ 25,00 -Cueca de Abraão--R$ 150,00 (abençoa a fertilidade masculina) - Meia do apóstolo “fulano de tal” R$153,00 -Passaporte para o céu----- R$ 850,00 (Parcelado em 3 vezes no cartão de crédito) Obs...

  • ana (rgt) - 08/03/2012

    eu quis dizer,me mostre pelo menos uma pessoa que ja foi curada..

  • ana (rgt) - 08/03/2012

    ta bom sr Claudio me uma pessoa que ja foi curada com o lenço milagroso, quero nome endereço e qual o tipo da doença. eu faço questão de ir pessoalmente conhecer a pessoa, eu ja fiz isso outras vz e faço de novo só que das outras vz as os endereço que deram nem existia. Espero que dessa vz de certo a minha investigação. Combinado? vou aguardar.

  • CLAUDIO A J (AMP) - 08/03/2012

    ANA, VOCÊ É CARENTE MESMO, KKKKKKKK.ANA SE VC COMPRAR UNS 3 ESTATUAS DE CACHORROS BRAVOS PIT BUL OU ROTTWEILER, E COLOCAR NA ENTRADA DA SUA CASA QUEM VER DE LONGE VAI FICAR COM MEDO OK ?, DIGAMOS QUE UNS LADRÃO CHEGA AI PARA ROUBAR, PRIMEIRO ELES IRAM FICAR COM MEDO CERTO?, MAIS DEPOIS ELES IRAM DESCOBRIR QUE É SÓ ESTATUAS, ENTÃO ELES ENTRARÃO , ROUBARÃO TUDO O QUE QUISER, E POR FIM RESOLVEM LEVAR OS CACHORROS. ..IMAGINA COMO FICA SUA SITUAÇÃO ( ROUBADA É ASSIM QUE VOCÊ ESTÁ HOJE, ROUBARAM SUA FÉ POR ACREDITAR ...

  • ana (rgt) - 08/03/2012

    Se lenço ,tem poder pra curar doença,então uma estatua de gesso tambem tem.

  • CLAUDIOAJ (AMP) - 08/03/2012

    Ana,( foi providencia de Deus você perder o controle,Jesus quer te ensinar algo novo.)quem faz e opera o milagre é Deus por meio de homens de fé. E Deus pelas mãos de Paulo fazia maravilhas extraordinárias. De sorte que até os lenços e aventais se levavam do seu corpo aos enfermos, e as enfermidades fugiam deles, e os espíritos malignos saíam – Atos 19.11-12...Ana essa igreja que você assistiu usa esses meios (lençinhos) para acionar a fé das pessoas, importa que Deus use homens com fé, nesse caso o Homem de Deus ...

  • ana (rgt) - 07/03/2012

    Olhando um culto evangelico pela tv (tinha perdido o controle remoto por isso não troquei de canal) notei que as pessoas na igreja estavam todas com um paninho igual e todas se acotovelavam pra tirar o suor do rosto do pastor. Depois eu fui entender: a igreja distribuia estes panos pois a crença ali é que o suor do pastor CURA DOENÇAS. Estes panos suados são levados aos doentes e acredita-se (os ignorantes idolatras) que promoverão a cura. Isso sim é idolatria, e o que é pior, idolatria á um mortal pilantra. Por is...

  • ana (rgt) - 07/03/2012

    Não mudou muita coisa; agora vcs adoram o pa$$$tô.

  • CLAUDIOAJ (AMP) - 07/03/2012

    A PAZ A TODOS, CONCORDO COM VOCÊ RONALDO, A ICAR NÃO ENSINA NEM O NV MUITO MENOS VT, Lucas 4,8 Mas Jesus lhe respondeu: está escrito: Ao Senhor, teu Deus, adorarás e só a ele darás cultoELES FAZEM TUDO AO CONTRARIO VEJA.. ...COMUNIDADE DE SANTA MÔNICA REALIZA FESTA EM LOUVOR À SANTA ..PROCISSÃO DE SANTO ANTÔNIO / PROCISSÃO DOS LÍRIOS Em louvor a Santo Antônio, saindo da Igreja Matriz de Santo Antônio e percorrendo as ruas do centro. Distribuição de Lírios. ...NADA SABEM.Congregai-vos, e vinde; chegai-vos juntos,...

  • Ronaldo Alexandros Cordeiro (Piracicaba) - 06/03/2012

    Lucas 4,8 Mas Jesus lhe respondeu: está escrito: Ao Senhor, teu Deus, adorarás e só a ele darás culto. Enfim, não precisa falar mais nada né! Só lembrando, Novo Testamento

  • jose (são paulo) - 13/02/2012

    A Igreja Mundial do Poder de Deus lançou a retomada da campanha do “Martelo da Justiça”, objeto para quebrar seus problemas. “Você vai tocar com ele naquilo que você deseja que seja quebrado, que seja esmiuçado”, afirma o Pastor que oferece o martelo no programa de TV da igreja. Os fieis que desejam obter o martelo, precisam contribuir com “uma ofertinha de R$ 1.000”, afirma o Pastor que anuncia o produto no programa de TV da igreja.

  • Taisa (Campinas) - 04/11/2011

    Parabéns Tânia, voce tem muita sabedoria! Deus te abençoe! se todos parassem 2 minutos para ler sua resposta nao teriam mais questionamentos! abrassss

  • Tania Magalhães (Maringá ) - 03/11/2011

    O que eu tenho a dizer sobre este assunto é que a Bíblia ensina tudo o que devemos saber sobre Deus, Cristo, Salvação, pecado....o desejo de Deus é que o homem adiquira conhecimento espiritual e busque a santidade sem a qual ninguém verá a Deus(heb. 12:14). Agora sobre ter ou não intercessores a bíblia também nos ensina que só há um mediador entre Deus e os Homens que é Jesus Cristo homem (I Timoteo2:5)Ele é o nosso advogado que vai nos defender das acusações de satanás,e que lá no céu não haverá lágrimas nem trist...

  • Cícero (blumenau) - 31/10/2011

    Caro José, Esta é mais uma dentre tantas passagens, que mostram a decadência e corrupção espiritual do povo de Israel naquela época. Praticando a idolatria abertamente contra as leis de Deus. A degeneração de Israel custou um preço caro até hoje como vemos no Oriente Médio. Mas com relação ao pecado de idolatria Israel está curado.

  • jose (são paulo) - 30/10/2011

    “E os filhos de Dã levantaram para si aquela IMAGEM DE ESCULTURA, e Jônatas, filho de Gérson, o filho de Manassés, ele e seus filhos foram sacerdotes da tribo dos danitas, até ao dia do cativeiro da terra. Assim, pois, A IMAGEM DE ESCULTURA, que fizera Mica, estabeleceram para si, todos os dias que a casa de Deus esteve em Siló” (Jz 18,30-31). (conf. Bíblia J. Ferreira).

  • Cícero Pereira (blumenau) - 30/10/2011

    Cara Ana, a questão é que a homenagem ou veneração implica conotação intercessória, mesmo inconsciente do fiel. Seria uma espécie de muleta para se chegar a Deus. Bem diferente de uma estátua de Tiradentes ou uma foto de nossos pais por exemplo, sem vínculo espiritual. Devemos sim lembrar as obras dos santos no passado em defesa do evangelho, mas fizeram isso graças a Graça de Cristo operando em suas vidas e não que eles tivessem algum mérito, mesmo porque a bíblia diz: "que não há UM justo sequer na terra, TODOS p...

  • ana (rgt) - 29/10/2011

    Não passa pela cabeça de católico algum que um Santo seja um "deusinho" para competir com Deus verdadeiro.Pelo contrário, sabemos todos que os Santos são Santos pela Graça de Deus. Ao fazermos uma imagem de um Santo, sabemos que não estamos fazendo um "deusinho", mas homenageando, como se homenageia com uma estátua em via pública, um irmão nosso que, nas palavras de São Paulo, "chegou ao fim da corrida". Uma imagem não é santa por ser uma imagem; ela deve ser abençoada, isto é, dedicada por um sacerdote ao serviço...

  • Cícero (Blumenau-SC) - 29/10/2011

    Deus não ordenou Moisés a fazer um ídolo de bronze para o povo adorar. Mas que fizesse um símbolo para que eles pudessem olhar com fé e serem curados. Foi um evento específico de cura, não de fé na serpente, mas em Deus. Porém, posteriormente o povo fez daquele símbolo um ídolo. Até imagens de arte religiosa não são em si ídolos, a menos que sejam adoradas ou veneradas. Vemos que até a bíblia e imagens do pão e vinho na Ceia do Senhor tem sido adoradas como ídolos, algo contrário a Palavra de Deus. Há grande difere...

  • ana (rgt) - 29/10/2011

    "Havemos pecado" disse o povo a Moisés ao pedir que ele intercedesse por eles para que fossem tiradas as serpentes. Todos nós só podemos começar uma nova vida com Deus depois que reconhecemos que pecamos. Cristo morreu pelos pecadores. Quem não vier a Ele na categoria de pecador, não pode ser salvo por Ele. O povo não prometeu nada, apenas reconheceu o seu pecado, e confiou na misericórdia de Deus. Também somos salvos apenas por reconhecermos o nosso pecado e confiarmos na graça de Deus revelada em Cristo - Deus nã...

  • Cícero (Blumenau-SC) - 29/10/2011

    Cara Ana, A arca da aliança e os querubins nela; não conflitam com o mandamento de não se curvar diante de imagens esculpidas. 1º Não havia como o povo de Israel adorar diante da Arca e dos querubins, pois este objeto ficava no Santo dos Santos, lugar de acesso PROIBIDO para as pessoas. O próprio sumo-sacerdote ia uma vez por ano ali. 2º A proibição não se estendia a objetos de escultura para fins DECORATIVOS; mas sim; em fazer imagens para adoração/intercessão religiosa espiritual. 3º Os querubins não fo...

  • ana (rgt) - 30/09/2011

    Vemos claramente com a Bíblia nas mãos, que a arca da aliança, com seus querubins (anjos de ouro), não foi somente colocada num lugar de honra e destaque, onde se celebrava o culto, mas também levada pelos sacerdotes, solenemente, em procissão, dando voltas pela cidade, tocando trombetas. O fato de uma Imagem ser carregada em procissão igualmente não configura ?Idolatria? Ora, se carregar um objeto em procissão fosse ?Idolatria? como se afirma no Protestantismo, teríamos necessariamente que consider...

  • manoel silva (GOIANIA) - 30/09/2011

    ANA....Congregai-vos, e vinde; chegai-vos juntos, os que escapastes das nações; nada sabem os que conduzem em procissão as suas imagens de escultura, feitas de madeira, e rogam a um deus que não pode salvar. Isaías 45:20 NEM TODO AQUELE QUE DIZ SENHOR SENHOR ERDARAR O REINO DOS SEUS MAS AQUELE QUE FAZ A VONTADE DO MEU PAI

  • mary (são paulo) - 08/09/2011

    Tem que ser muito JOSE CLEITON,pra acreditar que alguem adora um pedaço de madeira ou gesso.

  • Jose Cleiton (Mucambo) - 08/09/2011

    Quero apenas deixar claro que, o Antigo Testamento faz parte da bíblia sim, e que Cristo baseou sua vida nos ensimentos bíblicos. Será que alguém esqueceu que o diabo tentou Jesus usando textos bíblicos? Ou esqueceu que Jesus quando começou a pregar leu o livro de Isaías? Amigos, adorar uma coisa feita por mãos de homens, onde a própria palavra de Deus condena? Vamos adorar ao nosso SENHOR JESUS. Pois somente Ele é digno de toda honra e toda glória. Só uma pergunta: Quando uma imagem dessa se quebra, ela pode se a...

  • Jose (sp) - 22/06/2011

    O próprio Javé, precisou da intersseção de um anjo para falar com maria. Ele tambem precisou de moisés para tirar seu povo da escravidão,nem precisa ler muito pra ver que Deus precisa sim de intercessores.

  • Leiverton (Minas Gerais) - 20/06/2011

    Comentário ao Cláudio: FICOU BEM CLARO , NÃO PRECISAMOS UM MONTE DE SANTOS INTERMEDIÁRIO PARA FALAR COM DEUS O PROPRÍO JESUS É SUFICIÊNTE E DIGNO PARA FAZER O QUE ELE MESMO PROMETEU. MOSTRE PRA MIM NA BIBLIA O CONTRÁRIO , Não vou usar a biblia pois ela não explica do jeito que você quer, Você me parece protestante (evangelico) voce esqueceu que Jesus disse aos apostolos quem vos ouve a mim ouve! esqueceu? Jesus nao é o único mediador, há mediadores segundo, acredito que você descobriu que só chegamos a Deus atra...

  • ana (rgt) - 22/02/2011

    SE VC MSM FALA ,QUE OS IDOLOS TEM BOCA E NÃO FALA,,,,E COMO QUE ELE ENSINA MENTIRAS,,,,SE ELE NÃO FALA,,,,

  • CLAUDIO A JACINTO (AMPARO-SP) - 02/11/2010

    HB2.18. De que serve a imagem esculpida para que o escultor a talhe? E o ídolo fundido, que só ensina mentiras, para que o artífice nele ponha a sua confiança, fabricando divindades mudas? 19. Ai daquele que diz à madeira: Desperta! E à pedra: Levanta-te! (Não se ouvirá mais que silêncio). Ei-lo coberto de ouro e de prata, mas não há nele sopro algum de vida.*(Isaías 42,17) Retrocederão, cheios de vergonha, aqueles que se fiam nos ídolos, e que dizem às estátuas fundidas: Sois nosso Deus(Isaías 45,16) Ficarão en...

  • Claudio (AMPARO-SP) - 13/10/2010

    A PAZ, É PRECISO ORAR,JESUS DEIXOU UM MODELO DE ORAÇÃO. MT6.5-9 E, quando orardes, não sereis como os hipócritas; porque gostam de orar em pé nas sinagogas e nos cantos das praças, para serem vistos dos homens. Em verdade vos digo que eles já receberam a recompensa.6 Tu, porém, quando orares, entra no teu quarto e, fechada a porta, orarás a teu Pai, que está em secreto; e teu Pai, que vê em secreto, te recompensará.9 Portanto, vós orareis assim: Pai nosso, que estás nos céus, santificado seja o teu nome;É EM...

  • CLAUDIO A JACINTO (AMPARO-SP) - 13/10/2010

    Amor , quem ama não mente A paz, para todos os irmãos.Quero deixar claro que amo os católicos, fui católico 25 anos. Fiz promessas fui à pé 7 vezes até Aparecida do Norte, fui de bicicleta até o Rio de Janeiro ver o Papa João PauloII 04 /10 /97. MAIS VOU FALAR A VERDADE, ERA PECADO E EU NÃO SABIA. ASSIM COMO É PECADO USAR O ARGUMENTO DE QUE DEUS MANDOU FAZER AS IMAGENS DOS DOIS QUERUBINS E A SERPENTE NO DESERTO. DE FATO DEUS MANDOU FAZER OS QUERUBINS E A SERPENTE EM, EX 25.18 PARA SIMBOLISAR A PRESENÇA D...

  • Manoel Messias (Nossa Senhora do Socorro - SE) - 08/09/2010

    Respondendo ao Jefferson: Você está certo em dizer que Deus e Cristo são Espíritos. Mas nunca esqueça que: Deus e Cristo é um só e que; Cristo se fez Homem e habitou entre nós. Se ele se fez homem, ele tem uma imagem, consequentemente, Deus também então está correto em usar-se o PSEUDO 'IMAGEM DE DEUS OU DE CRISTO'.

  • Manoel Messias (Nossa Senhora do Socorro - SE) - 08/09/2010

    Olá a Todos! Primeiramente quero fazer um esclarecimento: Nós Católicos não adoramos imagem. pois estaríamos violando os mandamentos de Deus. Uma imagem é uma representação de alguém ou objeto ou paisagem. Então, nós adoramos a Deus, Fazemos nossos Pedidos a Deus, e Semppre pedimos a intercessão dos Santos que Estão com Deus (leia o livro do Apocalipse e você verá que os Santos estão diante de Deus e o adoram o tempo todo) Nós não fazemos nossos Pedidos a uma imagem de barro, de gesso ou de madeira pois essa não te...

  • Antonio (Londrina) - 05/08/2010

    Onde as pessoas depositam sua confiança! Os pescadores se lançaram ao Rio Paraíba em busca de peixes. João Alves lançou a rede e pegou um corpo de uma imagem. Era o corpo da Virgem, mas sem a cabeça. Mais abaixo, lançou novamente a rede e pegou a cabeça da mesma imagem.Até então não haviam pescado nada. Mas não desistiram. Lançaram novamente a rede e ... que maravilha! Em poucos lances pescaram tão grande quantidade de peixes que ficariam com medo de naufragar....http://ivebrasil.vilabol.uol.com.br/apcidahist.htm ...

  • (Volta Redonda) - 03/07/2010

    muitas pessoas cobram o respeito a crença alheia,e pensa que chega a Deus por causa de fazer caridade ou crendo numa simples imagem de escultura, sendo que jesus disse eu sou o caminho a verdade e a vida ninguem vem ao Pai senão por mim.joão14:6 crer no Senhor Jesus e seras salvo tu e a tua casa.

  • Wagner Coelho (Fortaleza) - 29/04/2010

    Hoje chamado a atenção sobre idolatria resolvi fazer uma pesquisa na net sobre as passagens sobre este assunto na Biblia,e vejo que nem todos os pontos estão discriminados,coincidentemente ontem li o Salmos 97 e encontrei exortação a idolatria e deixo aqui a minha indgnação sobre a falta de uma pesquisa séria sobre o tema.

  • jefferson (patos Pb) - 18/04/2010

    Eu descordo totalmente com o uso de psêudo imagens de DEUS e JESUS,que os católicos afirmam e pior ainda adoram,sem nenhuma comprovação.Fazendo esculturas de Deus como se fosse homem,quando o próprio cristo afirma que"Deus é espirito,e importa que os que o adoram o adorem em espírito e em verdade".

  • jefferson (patos Pb) - 18/04/2010

    Eu descordo totalmente com o uso de psêudo imagens de DEUS e JESUS,que os católicos afirmam e pior ainda adoram,sem nenhuma comprovação.Fazendo esculturas de Deus como se fosse homem,quando o próprio cristo afirma que"Deus é espirito,e importa que os que o adoram o adorem em espírito e em verdade".

  • ana (itajai) - 05/03/2010

    Olha pra mim deve se ter respeito pela crença alhei...Olha o principal mandamento:"Amai uns aos outros como eu vos amei" No final vamos ser todos julgados....então relaxem, nada de stress...e outra deixe esse povo soberbo achar, q eles ja tão salvos...nem esquentam com isso...no final vamos ter q prestar contas com Deus. Um abs À todos...

  • ROCHINSKI - 02/01/2010

    ESTA RESPOSTA É PARA QUEM ACHA QUE O APÓSTOLO PEDRO FOI O PRIMEIRO papa.MESMO PORQUE A BÍBLIA JAMAIS MENCIONA QUE DEUS TENHA DEIXADO ALGUMA 'PESSOA'QUE VAI UM DIA ASSIM COMO NÓS MORRER,VIRAR PÓ,E NÃO VAI RESSUCITAR NO LUGAR DE SEU FILHO JESUS CRISTO.“O nome original de Pedro derivou do hebraico Simeão, resultando Simão, no grego (Atos. 15: 14; II Pedro 1: 1)… nasceu em Betsaida (João 1:44), situada às margens do lago da Galiléia. Durante o ministério de Jesus, Pedro morava em Cafarnaum (Mar. 1: 21, 29).” – Lição da...

  • ROCHINSKI - 02/01/2010

    ESTA RESPOSTA É P/ VCS QUE DIZEM NÃO SER IDÓLATRA.TODO ESTE COMENTARIO FOI TIRADO DA BÍBLIA PORTANTO, SE VCS NÃO ACREDITA NO QUE ESTA ESCRITO,VCS NÃO ACREDITA EM DEUS. E NÃO CONTORÇA AS PALAVRAS DE DEUS DA BÍBLIA VERDADEIRA.Não existe relação entre Deus e as imagens. A adoração a imagem é um pecado contra Deus, contra a Sua Palavra. Portanto aqueles que adoram imagens não têm comunhão com o verdadeiro Deus II Co. 6: 11 – 18, portanto suas orações seus sacrifícios de nada vale diante de Deus Isaias 59: 1 e2. Não...

  • vaso do senhor (londrina) - 05/12/2009

    irmaos; igreja nao salva ninguen, quem salva e jesus cristo. joao 3;16. onde na biblia diz da ascençao de maria. o unico,caminho,joao;14.6,atos; 4.12; e unico intercessor isaias;53.12; hebreus;7.25,e tambem o Espirito Santo e nosso intercessor. pessoas que morreram mesmo que forao boas. Deus determinou.oseu Filho eo Espirito Santo pra ser nosso intercessor.

  • Diogo de Oliveira Carvalho (Nova Iguaçu, RJ) - 25/10/2009

    eu sou catolico, e sou muito humano, um grande pecador. so queria explicar no meu ponto de vista. Eu gostaria de começar com uma perguntinha básica Algum de vcs tem fotos de entes queridos q ja faleceram? ao meu ver esse eh o msmo significado das imagens. Quando olhamos para um uma cruz com Jesus crucificado nela e apenas para recordarmos que Jesus deu a vida por nós e assim são com as imagens dos santos e santas da igreja catolica. Prq na época deles nao existiam cameras fotograficas e entao alguns artistas eu...

  • daianne fernandes miranda (simões filho ba) - 21/09/2009

    AO RECRIMINAR OS CATOLICOS, OS PROTESTANTES DEVERIAM PRIMEIRAMENTE PROVAR QUE AS IMAGENS DE JESUS CRISTO, MARIA SANTISSIMA E DOS SANTOS, SÃO REALMENTE IMAGENS DAQUELES DEUSES ESTRANGEIROS. UMA COISA É IMAGEM, OUTRA É IDOLO . O MESMO DEUS QUE PROIBIU FAZER IMAGENS 9DE IDOLOS) MANDOU FAZER IMAGENS( NÃO DE IDOLOS) COMO A SERPENTE DE BRONGE, OS QUERUBINS. QUALQUER COISA VCS OLHAM EM 2° JOÃO 3,14 E ÊXODO 25,18 DEPOIS VCS DEIXAM COMENTARIO DO QUE ACHOU.

  • Suzzy (Cuiabá) - 25/08/2009

    Bom não quero arrumar discórdia, mas eu sou um exemplo de uma pessoa que era católica, e que pedia intercessão para imagens, e acreditava que maria era nossa mãe. Mas ao cair na realidade vi que, maria foi uma mulher no qual era obediente ao Senhor e por isso ela foi escolhida para gerar o nosso salvador Jesus, só que Jesus sempre existiu , ele sempre teve poder e glória, maria é nossa irmã em cristo, apenas , por isso não deve ser adorada, Adoração somente a DEUS, criador de todas as coisas, o nosso Deus tremendo,...

  • Rozi (Curitiba) - 30/07/2009

    Prezada Ana, há um dito popular que fala que toda generalização é burra, e, é a mais pura verdade. Infelizmente existem muitas igrejas que se auto-denominam evangelicas mas que estão muito distantes do que pregou o nosso Salvador Jesus Cristo. Porém, essa pecha não pode, nem deve ser atribuida a todas e todos, sob pena de se estar cometendo um grande atentado a justiça.

  • ana (rgt) - 02/07/2009

    vou deixar tb umas perguntas pra quem qzr responder.PQ,Q OS CRENTES AO INVÉS DE SE PREOCUPAR COM OS POBRES SÓ SABEM FALAR MAL DOS OUTROS?PQ Q AS IGREJAS EVANGELICAS NÃO ABRIGAM OS DESABRIGADOS DAS ENCHENTES?PQ Q NÃO INVENTAM SUAS PROPRIAS TRADIÇÕES E FICAM IMITANDO A IGREJA CATÓLICA?(como a festa julina por exemplo)a comida tipica é a mesma da festa junina.Q HIPOCLITAS.PQ Q NA MARCHA PARA JESUS NÃO ARRECADAM ALIMENTOS PARA DAR AOS POBRES?PQ Q QUERM SER OS DONOS DA VERDADE?PQ SE ACHAM MELHOR DOS Q OS OUTROS?e estão ...

  • Carlos Roberto (Ipatinga) - 15/06/2009

    Quero deixar alguma perguntas para que alguém me responda: 1 - Porque a Bíblia CONDENA todo otipo de culto a imagens e o catolicismo nãoobserva estas recomendações? 2 - Porque nenhum dos Apóstolos usaram deste expediente e nem recomendou que alguém prestasse culto a imagens? 3 - Porque não há nenhum registro de que PEDRO - Papa - tenha proticado ou recomendado que as pessoas prestassem culto ou venerassem imagens? 4 - Porque ter um intermediário entre Deus e o homem se ele afirma categoricamente que nos ouve s...

  • Carlos Roberto (Ipatinga) - 06/06/2009

    IDOLATRA! EU? CONCEITOS E VALORES “Eu sou o Senhor; este é o meu nome a minha glória, pois a outrem não darei, nem o meu louvor à imagens de escultura” Isaias 42 :8 Para os evangélicos o conceito de “idolatra” se aplica literalmente às práticas do catolicismo nas suas relações de fé quando adotam imagens para se interporem nas formas de culto e de relacionarem com Deus. É exatamente assim, os “crentes” pensam exatamente desta forma e relacionam diretamente uma coisa com a outra sem darem conta de que o fato...

  • ana (rgt) - 29/05/2009

    os santos são intercessores sim,mais isso não que dizer q tenham q ser adorados.eles tem poder pra interceder,não fazem milagres e nem estão acima da trindade.ninguem adora santo apenas respeitam.

  • Marisa - 19/05/2009

    Os estudiosos do catolicismo sempre dizem que não há adoração de imagens, porém não é o que tenho observado pois vejo católicos que se ajoelham, beijam e em suas orações pedem que os santos das imagens sejam seus intercessores, lugar esse, unicamente de Jesus.Deus em sua infinita sabedoria sabia que haveria culto e adoração caso fossem feitas imagens,por isso fez a proibição.

  • Marcos Morais (Rio de Janeiro) - 29/10/2008

    Realmente , se eu olho para uma imagem, e imagino que ela representa Deus, certamente estou sendo um idólatra, mas se eu olho uma imagem e identifico que ela me lembra da vida de uma pessoa que buscou intensamente a Deus, viveu mais pelos irmãos que por si próprio e que muitas vezes deu sua vida em martírio, onde está a idoLATRIA nisto ? Os irmãos protestantes tem de entender de uma vez por todas, que culto prestado aos santos e a Maria está na categoria de dulia( santos) e hiperdulia( Maria), veja em : http...

  • ana rosa (Registro) - 05/10/2008

    Esse javé,é mesmo um Deus contraditório.Ex 25,18.Nas duas extremidades da placa,faça dois (QUERUBINS),de ouro batido:cada um sairá de um extremo da placa e a cobrirão com as asas estendidas para cima.

  • kleberson (s.j.campos) - 03/10/2008

    ( Guardai bem,pois VOSSAS ALMAS ,porque não viste nenhuma figura no dia em que o SENHOR vosso DEUS , em Horebe,falou convosco do meio do fogo;para que não vos corrompais,fazendo para vós alguma ímagem de ídolo, na forma de qualquer figura, semelhança de HOMEM ou de MULHER. DEUTERONÔMIO 4. 15-16 )...Creio que a vontade de CRISTO não seja diferente a vontade do PAI. Amados DEUS vos abençoe.

  • Bené (Manaus/Am) - 02/10/2008

    Acho q existam mesmo certos exageiros. Mas no meu entender, a figura ou imagem de Deus ou um determinado santo, me leva a lembrar de sua existência viva de um Deus no mundo e em nós, e não apenas num pedaço de papel ou gesso.

  • Pedro Claudio Rosa (Iporá-Goiás) - 02/10/2008

    Esse é um assunto muito interessante e mostra o quanto somos apegados a pequena coisas e o quanto nos esquecemos daquele que deve sempre nos unir que é Jesus Cristo. Agora uma coisa é certa, nós católicos, temos muita culpa, somos falhos no trabalho de educar os cristãos sobre o papel dos santos e as imagens. Os Santos e Santos são lembrados pelos exemplos deixados e nunca substituem Jesus, embora, por falta de catequese acabamos confundindo as coisas. Agora existe uma certeza: O nosso povo está se formando, está f...

  • Diogo Calazans Pierri (São Paulo) - 30/09/2008

    Também é verdade que a resposta branda desvia o furor, mas a palavra dura suscita a ira. Esta duas verdades se encontam em Proverbios 15.1. Estas duas verdades estão bem presentes em nossos relacionamentos diários, porém devemos nos esforçar para que somente a 1ª verdade faça parte de nossa vida. Desta forma peço perdão a qualquer um que possa se sentir ofendido com a minha resposta, não foi intenção ofender ninguém somente trazer a tona uma realidade gramatical. A paz de Cristo!

  • Diogo Calazans Pierri (São Paulo) - 29/09/2008

    Eu entendo que as pessoas cegas por centenas de anos de tradições e crenças querem diferenciar aquela adoração prestadas aos santos, das adorações prestadas a Deus. Porém o próprio uso da palavra venerar cai em contradição, já que adorar e venerar são sinônimos. São gramaticalmente, palavras com a mesma "intensidade" no que diz respeito ao prestar culto. Veja o exemplo: Fonte: http://pt.thefreedictionary.com VENERAR verbo transitivo venerar [vənə'rar] ADORAR venerar um santo Kernerman Portugu...