Carlos, a Bíblia é dividida em duas grandes partes: Antigo e Novo Testamento. O Antigo Testamento contém os livros escritos antes de Cristo e o Novo Testamento contém livros escritos a partir de Cristo. O termo “testamento” hoje não significa muito para nós, pois é uma herança do latim, mas na sua origem significava ‘Aliança’. A Antiga Aliança seria aquela que Deus fez com Moisés e a Nova aquela feita com Jesus. Portanto não existe uma pessoa responsável por essa divisão, mas é uma convenção baseada na data de escritura e no conteúdo dos livros: livros escritos antes de Cristo pertencem ao Antigo Testamento; livros escritos depois do nascimento de Cristo pertencem ao Novo Testamento
 



A Bíblia é um conjunto de livros (73 livros na versão católica e 66 naquela dos protestantes/evangélicos), que durante a história foram colocados num único volume. Resumidamente podemos dizer que a igreja católica definiu a “lista dos livros” bíblicos (o cânon), composta de 73 livros, durante o Concílio de Trento (de 1545 a 1563). No mesmo período Martinho Lutero, protagonista da Reforma, decidiu deixar fora da sua lista de livros 7 livros do Antigo Testamento, acolhendo a lista indicada pelos judeus, que em comum com os cristãos têm o Antigo Testamento.

Pode ler outras respostas no nosso site sobre esse assunto:

Qual é a ordem cronológica correta de se ler a Bíblia e porque ela não está na ordem certa? Quais foram as pessoas responsáveis em organizar a Bíblia em Antigo e Novo Testamentos? Por que na bíblia dos judeus não existe o Novo Testamento? Como podemos saber se a interpretação que fazemos da Bíblia é correta, não tendo outro sentido na língua original que foi escrita?

Por que a Bíblia é dividida em Antigo e Novo Testamento? Como são divididos os livros da Bíblia?