Olá Carla de Itaperuna RJ!

Sodoma e Gomorra sua localização
A arqueologia ainda não respondeu satisfatoriamente para a localização destas duas cidades Bíblicas. Não temos um local onde apareçam as ruínas que remanesceram. Aos estudantes de Bíblia os professores de arqueologia Bíblica, falando deste episódio Bíblico, falam da possível localização de Sodoma e Gomorra ao norte do Mar Morto onde o Mar Morto de repente se alarga formando uma espécie de ‘círculo’ ou planície do Rio Jordão (conforme deuteronômio 34,3). Alguns arqueólogos, falam que as cinco cidades (incluídas Sodoma e Gomorra) estariam submersas ao sul do mar morto, ainda precisam de confirmação. O que é evidente é que nos sul do mar morto a concentração de sal é elevadíssima e nas águas do mar morto flutua blocos de Sal. Nesta região existe uma configuração rochosa salina, no Monte de Sodoma que se assemelham a uma pessoa humana, as pessoas identificam com a estatua de Sal que se transformou a mulher de Lot, no momento que olhou para trás. Estas Montanhas de Sal conservou o nome de Gebel Usdum, localizado ao sudoeste do Mar Morto.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Vale de Sidim, a sul de "El-Lisan", Mar Morto - Fonte: Wikipédia

 

Gomorra
Gomorra de acordo com a Bíblia, é uma das cidades que teriam sido destruídas por Deus com fogo e enxofre duas cidades que teriam sido destruídas por Deus com fogo e enxofre descido do céu. Pertencia a Pentápolis, e no tempo de Abraão foi atacada por Amrafel e seus aliados (conforme Gênesis 14). O nome do Rei de Gomorra é citado como Bersa. Conforme narrativa do livro do Gênesis ela foi destruída por Deus junto como Sodoma.(Conforme Gênesis 18s)

Sodoma
Sodoma  de acordo com a Bíblia é uma das cidades que teriam sido destruídas por Deus com fogo. Uma das causas desta destruição era a imoralidade de seus habitantes. Lembro o episódio em que todos os habitantes da cidade cercaram a casa de Ló e exigiam que dessem a eles os homens que o visitavam porque eles queriam abusar deles. Lot saiu de sua casa e suplicava para que não fizessem este mal. Estava até disposto a dar as duas filhas que ainda eram virgens. Os forasteiros defenderam Lot, feriram de cegueira os habitantes de Sodoma e fizeram a família de Lot sair da cidade porque seria destruída por Deus pelo fogo.

Sodoma pertencia ao grupo da Pentápolis, onde morava Lot e sua família. Seu Rei se chamava de Bara e lutou contra o Rei Anrafel e seus aliados (conforme Gênesis 14) Da mesma forma que Gomorra fora destruída por causa da imoralidade de seus habitantes. Existia até a expressão Sodomizar, isto é viver uma vida semelhante aos habitantes de Sodoma. A destruição de Sodoma e Gomorra, mostra a severidade dos julgamentos de Deus.

A narrativa do livro de Genesis mostra como eram politicamente governadas às cidades. A estrutura familiar se baseava na família Patriarcal, onde o Pai determinava e agregava os filhos ao seu redor, e as cidades tinham um Rei como governante chamadas cidades estado. Muitas vezes para se defenderem de algum invasor mais forte se aliavam com cidades vizinhas.

___________

  1. Fonte: Dicionário Enciclopédico da Bíblia, verbetes, Sodoma pág.1451 e Gomorra pág.647, Petrópolis, Vozes, 1977.
  2. O Novo Dicionário da Biblia, vol II, verbete, Cidades da Planície pág 1288-1289, editora Vida Nova.
  3. Die Einzigartigkeit des Altes Testaments. Geschichte und Gegenwart, pág. 20-21, Hänssler-Verlag, Neuhausen-Stuttgart, 1983.