Olá Valdir Manoel (Registro). O texto de Ap 2,5 que você busca entender, faz parte da carta à Igreja de Éfeso, Ap 2,1-7.

Para explicação de Ap 2,5 vou usar a tradução Almeida Revista  e Atualizada:

"Lembra-te, pois, de onde caíste, arrepende-te e volta à prática das primeiras obras; e, se não, venho a ti e moverei do seu lugar o teu candeeiro, caso não te arrependas" Ap 2,15.

É importante lembrar que as cartas no livro do Apocalipse, dirigidas às sete Igrejas da Ásia Menor, têm o objetivo de animar essas comunidades, bem como também a todas as outras  igrejas cristãs, a permanecerem fiéis no seguimento a Jesus Cristo, exortando-as a corrigirem suas atitudes.  Iniciamos com uma breve apresentação da cidade de Éfeso. Ela era a cidade mais importante entre as sete cidades, às quais as cartas são dirigidas. Era o maior centro comercial da região e de onde a ideologia do império romano se difundia. Na cidade estava localizado o mais importante porto da Ásia Menor. Também era o local para onde os seguidores da deusa Artemis realizavam uma grande peregrinação. Os ourives que lá residiam fabricavam nichos de prata em homenagem a essa deusa. A Igreja cristã de Éfeso era a como a igreja mãe da Ásia Menor. É a cidade onde Paulo passou mais tempo durante suas viagens missionárias (na segunda e na terceira) cf. At 18,19-21; At 19,1-10 e de onde escreveu muitas de suas cartas.

A estrutura das cartas que se encontram no Apocalipse é a seguinte: destinatário, autor, qualidade da comunidade (positiva ou negativa), conselho ou alerta, punição e a promessa. Faço esse destaque para que possamos ver melhor o texto que você se refere, pois ele não pode ser deslocado do todo ao qual pertence .

Iniciamos com o destinatário que é chamado de anjo da Igreja da cidade, que seria o seu coordenador, como em  Ap 2,1; depois vem o autor que é sempre Jesus Cristo, denominado ou identificado de formas diferentes em cada carta, no caso de Ap 2,1: “Aquele que conserva na mão direita as sete estrelas e que anda no meio dos sete candeeiros de ouro”, é Jesus quem sustenta e quem caminha entre as comunidades cristãs; a seguir aparece a  qualidade da comunidade ou sua situação sempre a partir da palavra conheço, onde são destacadas as suas atitudes positivas e negativas, no caso de Ap 2,2-3.6, as qualidades são positivas e em Ap 2,4 aparece a negativa: “Abandonaste o teu primeiro amor”, ou seja abandonaram a Jesus e a prática do amor fraterno, da comunhão; a seguir aparece o conselho, exortação ou alerta, no caso de Ap 2,5 fica claro:  “lembra-te, pois, de onde caíste, arrepende-te e volta à prática das primeiras obras”, aadvertência da necessidade de pensar e refletir sobre o lugar que a comunidade tinha entre as Igrejas cristãs, sua posição de Igreja mãe, e mais ainda a salvação oferecida à ela por Jesus Cristo, e, também, sobre o que leva a afastar-se de Jesus e assim voltar a praticar  as primeiras obras: o amor fraterno, a vida em comunhão; em seguida aparece o castigo ou punição, caso não sigam o conselho ou alerta dado, em Ap 2,5:  “e, se não, venho a ti e moverei o teu candeeiro, caso não te arrependas”, o mover o candeeiro significa retirar do anjo e da comunidade a sua comunhão com as demais Igrejas, porque se não acontece a vivência fraterna na comunidade, ela mesma, quando se afasta da vida em comunhão com o Resuscitado, deixa de ser luz; finalizando aparece outro alerta e a promessa caso cumpram o conselho, Ap 2,7: “Quem tem ouvidos, ouça o que o Espírito diz às Igrejas: Ao vencedor, dar-lhe-ei que se alimente da árvore da vida que se encontra no paraíso de Deus”.

Assim, em Ap 2,5 temos o conselho ou alerta dado ao anjo e à  Igreja em Éfeso, e também a punição ou castigo que receberão caso não se arrependam e não retornem a realizar as suas primeiras obras:  viver  o amor fraterno, em comunhão, com fraternidade.

Jesus nos convida para que todos os dias nos lembremos da salvação e do amor que Ele nos oferece gratuitamente e  façamos uma análise das nossas atitudes e caso não tenhamos seguido fielmente suas orientações, que nos arrependamos e voltemos a viver em amor e comunhão fraterna: “Novo mandamento vos dou: que vos ameis uns aos outros; assim como eu vos ameis, que também vos ameis uns aos outros. Nisto conhecerão todos que sois meus discípulos: se tiverdes amor uns aos outros” Jo 13,34-35.