Prezada Lu, o tema do casamento é muito comum entre as perguntas aqui do site. Já falamos bastante sobre isso. Por favor, dê uma olhada nas outras respostas sobre esse assunto para ter uma idéia mais ampla sobre aquilo que pensamos, baseados na Bíblia.

O casamento civil é uma realidade desconhecida pela Bíblia. Quando lemos na Palavra de Deus "casamento" se entende a união oficial, que inclui o aspecto social e religioso, pois no ambiente judeu não havia separação entre os dois âmbitos.

Para os católicos o casamento na igreja representa um sacramento, onde os sujeitos, invés de ser o padre, são os próprios noivos. O Padre é apenas o "testemunha qualificado" que assiste o consenso dos noivos. E sacramento significa graça. Se não tem a celebração religiosa você se priva da graça de Deus dispensada através do sacramento. Porém este é um aspecto que vai além do âmbito de um biblista e por isso lhe deixo com suas reflexões. Saiba, todavia, que a insatisfação e o questionamento nos levam a trilhar importantes caminhos. Nunca pense que a Bíblia lhe diga "sim" ou "não". Ela lhe ajuda, com certeza, colocando os fundamentos, mas é você que deve encontrar a própria estrada, escutando seu coração e a comunidade em que vive.