Olá Vanildo,

É muito interessante sua pergunta porque isso apresenta a forma como as mulheres eram consideradas numa sociedade patriarcal e machista.

A  respeito dessa situação de  Mical ou Micol, precisamos entender que a sociedade da época, exigia que as mulheres fossem férteis, para mostrar assim a benção que uma mulher recebia de Deus no seu casamento e também para dar posteridade aos maridos. E, por isso, uma mulher  estéril não era considerada como abençoada por Deus. É o que o castigo quer dizer.

Esse “castigo” foi dado a Mical/ Micol porque ela criticou Davi por ter dançado, diante da Arca do Senhor e também porque ela o desprezou. O texto é da época da corte de Salomão e por isso não seria favorável a quem tivesse feito uma crítica ao rei Davi, especialmente uma mulher.

A infertilidade atribuída a ela, na época, para uma mulher era um castigo muito grande, e isso não levou em consideração todas as boas ações, que Mical efetuou anteriormente, especialmente  em defesa de Davi. Vejamos: em 1 Sm18,20.28, Mical ama a Davi e por isso lhe é prometida em casamento; em 1 Sm 19,11-17  Mical, por ser leal a Davi, é quem o avisa e o salva de ser morto por seu pai, o rei Saul.

A atitude e crítica de Mical para com Davi teve maior repercussão do que a intervenção que ela fez em favor dele, salvando-lhe a  vida.

O interessante é que no texto de 2 Sm 21,8, em hebraico, é o nome de Mical que aparece como a filha de Saul que deu cinco filhos a Adriel, e não Merabe como aparece na maioria das traduções. Porém, em 1 Sm 18,19,  é a  filha de Saul, Merabe que foi dada em casamento a Adriel.

Quando Davi é obrigado a fugir de  Saul, Mical  é dada como mulher a Palti/Falti (1 Sm 25,44), embora ela já estivesse casada com Davi. E tempo depois, Davi exige de Abner, como condição para sua volta, que Mical lhe fosse devolvida (2 Sm 3,13-16). A mulher torna-se propriedade do pai, depois do marido e é usada como troca em acordos. Um detalhe que chama atenção em 2 Sm 3, 16 é que o segundo marido de Mical, Palti/Falti vai atrás dela chorando, quando ela é levada de volta para Davi.

Lembro que Davi tinha várias mulheres desde Hebrom cf. 2 Sm 3,5 das quais gerou  6 seis filhos e que em Jerusalém ele ainda tomou mais concubinas  e mulheres,  com quem gerou mais 11 filhos cf. 2 Sm 5, 13-16. O que se pode supor é que após ser criticado por Mical, Davi não tenha mais coabitado com ela, o que impediria que ela tivesse filhos com ele. Ou, até, que  realmente ela  já seria infértil antes desse acontecimento. Para finalizar, creio que o Deus da Vida, o Pai bondoso e amoroso que Jesus Cristo nos revelou, não castigaria dessa forma, principalmnete, quem apenas critica outra pessoa.