Porque tenho que me casar na Igreja, não posso me casar só no civil?

Pergunta de Sirlene, Belo Horizonte
Resposta de Odalberto Domingos Casonatto, em 05/07/2012


Leia mais sobre Casamento

Olá Sirle de Belo horizonte MG!

Para uma resposta curta e simples poderíamos dizer: bastaria o casamento civil. Perante as leis brasileiras seria suficiente e estaria legal. Mas a resposta continua ainda por muitos caminhos. A Igreja Católica tem até Um Código de Direito Canônico, para muitos esclarecimentos.

Querendo se aprofundar na questão o assunto se estenderia ao infinito. Entrariam em jogo outras questões, que fugiriam ao objetivo das respostas deste site, que se direciona para a Biblia. (Se bem que a Biblia tem muito a dizer aos casais que se unem em matrimonio)

 

Tentando colaborar com uma resposta.

O porquê casar na Igreja: Isto é de foro íntimo. Se você foi batizada, etc. pertençe e frequenta uma Igreja não haveria motivo desta pergunta. Naturalmente se casaria na Igreja.

Agora se você não frequenta a Igreja, não acredita nos seus valor, naquilo que é ensinado, você faria de tudo para não casar na Igreja. Seria apenas uma formalidade na caminhada de tua vida.

- Nesta questão: casar ou não casar na igreja, existem muitas duvidas e interrogações. Que vão desde o status social, o querer dos país dos noivos, etc. Para isto, existem todo o tipo de respostas.

- Olhando o lado Bíblico, vamos ver que o não casar na Igreja, é não admitir que Deus abençoe o casamento. Lembro que ao longo da Bíblia esta cheio de fatos que demonstram cerimônias de casamento em que as pessoas anseiam a benção de Deus. Lembro o casamento de Tobias e de Raquel no livro de Tobias 7,12-13:

" 12Raguel chamou Sara e, quando ela se apresentou, tomou-a pela mão e entregou-a a Tobias, dizendo: Recebe-a, pois ela te é dada por esposa segundo a lei e a sentença escrita no livro de Moises. Toma-a e leva-a feliz para a casa de teu pais. E que o Deus do céu vos guie em paz pelo bom caminho. 13 Chamou depois a mãe da moça e mandou que trouxesse uma folha de papiro, e redigiu o contrato de casamento, pelo qual dava a Tobias a sua filha por esposa, conforme a Lei de Moisés" . (Tobias 7,12-13) Bíblia de Jerusalém.

Nesta cerimônia de casamento narrado no Antigo Testamento, aparecesse sem dúvidas, a questão da benção de Deus antes de coabitarem e também a redação de uma escritura de casamento.

Outros textos poderíamos aqui ilustrar, ficarão para outro momento.

A Igreja (digo a católica) não realiza casamentos religiosos, sem antes o casal casar pelo civil. É o casamento civil que vai dar alguma garantia futura, para a mulher ou mesmo aos filhos. Seria contraditório, casar pela Igreja ignorando o casamento civil.

2800 visitas

3 comentários

Postar um comentário

  • marcia de s c borges (paulnia) - 27/01/2013

    o texto citado ñ fala q o casamento foi realizado em uma igreja, mesmo a pessoa que frequenta uma igreja e ñ casar nela, isso ñ quer dizer que ela ñ ama a Deus.

  • Pricyla Dayana Vasconcelos (morrinhos ce) - 12/10/2012

    Acho que essa resposta é muito complicada pois ai os pais dão a filha em casamento abençoando o matrimônio, ela não precisou da benção da igreja.

  • Ademar (aracruz) - 24/07/2012

    se for só pela representação de alguém para dar as bençãos de Deus, não precisa casar na igreja. O juiz de paz já faz em nome de Deus também, e muitas vezes o juiz de paz tem mais consciência do que é um casamento do que os próprios padres ou pastores. Agora, se você já teve relação sexual antes do casamento, como várias ainda por cima, qual o sentido de se casar na igreja?? Deus não estará realizando união nenhuma entre os noivos, pois os mesmos já são uma só carne. Se não for assim, o casamento se torna apenas u...