Uma janela sobre o mundo bíblico

Qual a diferença entre sacerdote e levita?



  • Pergunta de Irisneide, Mossoró
  • 29098
  • 10/01/2008
Luiz da Rosa

Leia mais sobre Sacerdotes | Levitas |


Os levitas são os sacerdotes de Israel. Esse papel começou com Aarão e seus quatro filhos, enquanto o povo andava pelo deserto. Em seguida a função sacerdotal, visto que eles eram dessa tribo, passou aos levitas.

Em Números 3 encontramos a pensagem em que vem dada aos descendentes de Aaraão, os levitas, esta missão:
IHWH falou a Moisés e disse: ‘Faze chegar a tribo de Levi e põe-na à disposição de Aarão, o sacerdote: eles estarão a seu serviço. Encarregar-se-ão dos deveres que lhes pertencem, bem como dos deveres de toda a comunidade, na Tenda da Reunião, ao ministrarem na Habitação. Cuidarão de todos os utensílios da Tenda da Reunião e encarregar-se-ão daquilo que compete aos israeltias, ao minsitrarem na Habitação. Darás, pois, a Aarão e a seus filhos os levitas, como ‘doados’, eles lhe serão doados pelos israelitas’ (Números 3,5-10).

Mais tarde, quando Israel contruiu o templo em Jerusalém, do mesmo modo não havia distinção entre levitas e sacerdotes. Isso se conclude sobretudo lendo 1Crônicas 23. Claramente foi necessário organizar a classe sacerdotal, pois provavelmente eram tantos os descendentes de Aarão, mas todos continuavam ‘sacerdotes’.

A propósito dos levitas, leia também Ezequiel 44,10seguintes. Sobre o sustentamento desses sacerdotes, o texto que dá os princípios se encontra em Deuteronômio 18.

29098 visitas



Comentários

Os comentários são possíveis somente através da sua conta em FaceBook