Gentio é o vocábulo português usado para traduzir a palavra hebraica goym ou gojim (em hebraico: singolar goj גוי, plural גוים), que indica quem não é judeu ou israelita. É uma palavra, com as diferentes variações, que aparece mais de 550 vezes na Bíblia. Encontramos a primeira passagem em Gênesis 10,5, na descrição da assim chamada "tábua das nações":

Por estes foram repartidas as ilhas dos gentios nas suas terras, cada qual segundo a sua língua, segundo as suas famílias, entre as suas nações.

O significado, em si, é simplesmente aquele de "povo", "etnia". De fato aparece também passagem onde Israel é designado com esse termo, como na promessa feita a Abraão, em Gênesis 12,2: a sua descendência se tornerá um "goy gadol" ("uma grande nação"). Com o tempo, invés, o termo foi usado sobretudo para indicar os povos diferentes dos judeus.

 

Paulo é chamado apóstolos dos gentios porque levou a mensagem de Cristo sobretudo às populações fora de Israel, aos pagãos, aos gregos e romanos, a não-judeus.

Paulo não era gentio, mas judeu, como podemos ler na sua carta aos Filipenses, em 4,5:

Circuncidado ao oitavo dia, da linhagem de Israel, da tribo de Benjamim, hebreu de hebreus; segundo a lei, fui fariseu

Paulo era também cidadão romano, mas esse foi um previlégio que comprou (veja).