Quem escreveu o livro mais antigo do Novo Testamento?

Pergunta de Ângelo, Belford Roxo / RJ
Resposta de Odalberto Domingos Casonatto, em 11/03/2012


Leia mais sobre Bíblia Paulo I Tessalonicenses

Olá Ângelo de Belford Roxo / RJ!

 

Introduzindo o assunto:

Importante pergunta esta pelo autor do livro mais antigo do Novo Testamento. Para fazermos uma correta interpretação do texto Bíblico é importante, saber a época em que ele foi escrito, seus autores e circunstâncias em que foi escrito.

Por exemplo. Para termos uma compreensão maior do livro do Apocalipse, é importante saber que ele foi escrito em uma época de perseguição aos cristãos no período do Imperador Nero a primeira parte e a segunda parte na época de perseguição do Imperador romano Domiciano (96 dC.). O evangelista João, autor do Apocalipse, deixou nas entrelinhas este conhecimento.

Saber a época em que foi escrito os 27 livros do Novo Testamento, seus autores é descobrir a que ponto a Comunidade recém-evangelizada estava vivendo e entendendo a mensagem de Jesus.

Exemplo interpretativo: A 1 carta aos Tessalonicenses mostra a preocupação na vinda de Jesus de forma iminente os texto comprovam isto (1Ts 4,13 – 5,11) Já na segunda carta aos Tessalonicenses esta expectativa do imediato é afastada. O texto assim se apresenta:

“Quanto à vinda de nosso Senhor Jesus Cristo, e a nossa reunião com ele, rogamo-vos, irmãos, que não percais tão depressa a serenidade de espírito....”(2Ts 2,1-2)

 

Primeiro livro escrito do Novo Testamento:

O privilegio de ter recebido o primeiro escrito do Novo Testamento, em forma de carta foi à comunidade de Tessalônica. Paulo evangelizou a Tessalônica no período da segunda viagem missionária (At 17,1-10), no verão do ano 50 d.C. Nesta viagem Paulo foi forçado a trocar seu percurso por ataque dos Judeus e dirigiu-se então para Bereia, depois Atenas e Corinto. Em sua permanência na cidade de Corinto no período invernal encontrou tempo para escreve a Primeira Carta aos Tessalonicenses, junto com seus companheiros.

 

Quem escreveu a primeira carta aos Tessalonicensss:

A primeira carta aos Tessalonicenses é o primeiro livro escrito do Novo Testamento, o mais antigo. “Esta carta foi escrita em grupo, exatamente como nossos grupos de estudo fazem hoje. Assim Paulo junto com Silvano e Timóteo (cf 1Ts 1,1) são os autores deste texto.”  (conforme José Bortolini, Como ler a primeira carta aos Tessalonicenses. Fé, amor, esperança, paulinas 1991, pág.7.)

3226 visitas

Nenhum comentário

Postar o primeiro comentário