Olá Ana Paula Santos Oliveira de Almeida do Rio de Janeiro / RJ!

No capítulo 5 de Lucas  encontramos uma pescaria inesperada. A cena que envolve o acontecimento é carregada de simbologia. Jesus esta ensinando as multidões e pede para Simão que avance para dentro do Lago e lance a rede para a pesca. Entretanto a primeira resposta de Pedro é negativa, depois muda de ideia. Ele diz a noite inteira tentamos lançar as redes (a pesca é mais favorável à noite) e não conseguimos nada, agora dizes para lançar as redes num horário nada favorável. Mesmo assim ele retruca “em atenção a tua palavra, vou lançar as redes”. O curioso é que conseguiram pegar peixes em abundância que tiveram de pediram socorro a barca de Tiago e João filhos de Zebedeu para que os ajudassem a recolher os peixes e diz à narrativa que eram tantos que encheram as duas barcas a ponto de quase afundarem.

 

O fato mostra que a palavra de Jesus é que faz com que o empreendimento tenha resultado, mesmo que as circunstâncias pareçam contrárias: luz do dia, em vez da escuridão da noite.

 

A narrativa ensina que, embora os discípulos de Jesus, tivessem escolhido a hora certa (a noite) e tinham tudo para realizar um pesca abundante, o resultado foi frustrante. O texto quer dizer que eles estavam sem o principal: a força da palavra de Jesus. Quando Pedro atendeu a palavra de Jesus, o sucesso do empreendimento aconteceu.

 

Assim todo empreendimento de evangelização, dará resultado se tiver como objetivo principal tornar conhecida a palavra de Jesus. Pedro pode provar isto, quando escutou o que Jesus tinha dito para ele. Contra esta força de Deus ninguém poderá se opor. Nosso trabalho empreendido na construção do Reino de Deus poderá frutificar até 100% como nos ensina a Parábola do Semeador.

 

Concluindo: A partir do comentário acima a resposta a pergunta esta dada: Não pegaram peixes naquela noite de trabalho, porque era uma iniciativa própria, sem confiar em Deus e na sua palavra, buscando apenas interesses pessoais.