Respostas sobre o Natal - natal na Bíblia

Qual capítulo da Bíblia que fala do Mar Vermelho?

Pergunta de Luan Felipe, Iitanhaem
Resposta de Silvia Togneri, em 05/01/2012


Olá Luan Filipe. As citações referentes ao Mar Vermelho que aparecem na Bíblia estão em: Ex 13,18; Sl 106,9; Sl 136,13 e em Hb 11,29.

 

Em Ex 13,18 refere-se ao caminho que o povo, guiado por Deus, fez quando saiu do Egito.

 

Na oração do Sl 106,9 há uma ação de graças a Deus, pelo seu poder em permitir a passagem de seu povo pelo Mar Vermelho.

 

No Sl 136,13 há também uma ação de graças pela infinita misericórdia de Deus, em separar as águas do Mar Vermelho e permitir a passagem a pé enxuto de seus filhos e filhas quando saíram do Egito.

 

Em Hb 11,29 há uma recordação da passagem pelo Mar Vermelho, ressaltando, porém, que ela aconteceu devido à fé em Deus, de Moisés e dos filhos e filhas de Israel.

 

Na bíblia um dos significados do mar é como a representação do mal, e transpor o mar sem se afetado por ele, (pelo mal), é uma atribuição à proteção que Deus oferece aos todos seus filhos e filhas. Veja bem que em Mt 8,26 os ventos e o mar obedecem a Jesus e em Mc 6,48 Jesus anda sobre o mar,  significando assim que Deus tem o poder sobre toda a sua criação.

 

Lembrei de uma música que diz: Se águas do mar da vida quiserem te afogar segura na mão de Deus e vai... Por isso a fé em Deus diante dos mares que se apresentam em nossas vidas é fundamental. Assim como os filhos e as filhas de Israel, pela sua fé em Deus, não se deixaram atemorizar pelo tamanho do mar Vermelho, nós hoje, pessoas cristãs que somos a exemplo de Jesus que caminhou sobre o mar, devemos nos deixar guiar sempre por Ele. 

 

Você pode ver também neste site outras respostas à perguntas a respeito do Mar Vermelho e os mapas aqui disponíveis.

6710 visitas

5 comentários

Postar um comentário

  • Fabio (Macaé) - 01/02/2012

    Olá Renan Não há dúvida pelo texto que o mérito é do SENHOR. O fato da expressão "yam" já indica que é uma grande porção de água e mar na realidade pode ser considerada como água doce, da mesma forma como o kneret (mar da galiléia). O fato de se chamar mar dos juncos não indica que havia juncos na parte mais profunda e que o mar era raso, talvez o nome venha por ter juncos junto as margens. Na realidade não dá para se ter certeza se foi realmente no delta do Nilo, mas tudo indica que pelo nome e pela quantida...

  • renan L.T. (sol) - 01/02/2012

    Fabio Macaé..paz e saúde...ao ler seu comentário,eu tive algumas dúvidas,se voçê atribui esta travessia a Deus??ou ao mérito de Moisés ter ido a algum ponto no Delta do Nilo? agora Fabio,se foi pelo Delta do Nilo..O Delta do Nilo é a região onde o rio Nilo se divide em vários braços para desaguar no mar Mediterrâneo, no norte do Egito..Fabio,(YAM SUF)mar dos juncos,e juncos não crescem em aguas salgadas..entendendo o seu raciocinio.. se foi no Delta do Nilo,as aguas ali davam apenas,mais ou menos, até os joelhos..O...

  • ad (colatina) - 01/02/2012

    claro, sem dismerecer o milagre de Deus.

  • Fabio (Macaé) - 01/02/2012

    Na realidade em nenhum lugar da Bíblia está escrito mar vermelho, o problema foi um erro de tradução, o termo original é Yam Suf, que siginifica "mar dos juncos", a atribuição ao mar vermelho ao meu ver foi uma tentativa posterior em associar o local com o golfo de Suez, mas pela lógica do nome dá para perceber que juncos não crescem na água salgada, provavelmente "yam suf" era algum ponto no delta do Nilo.

  • LEONILDO vianna (pres. prudente-sp) - 07/01/2012

    A passagem do mar vermelho é uma obra de milagre muito grande embora ñ conheço milagre pequeno,mas a pergunta é sobre os vs da bíblia que fala sobre o mar vermelho é,Ex 10:19-Ex 15:22-Js 4:23-Sl 106:9-Hb 11:29 eu acho que melhor que um bom é vc mesmo ler na bíblia. AMÉM?