Olá Ruthe! de Serra

Muito significativa a tua pergunta “que menino foi salvo por um carneiro”. A resposta desta pergunta nos leva a compreensão da mensagem central da Bíblia. Reporta-nos a história do Sacrifício de Abrão e de Isaac. Esta história ouvimos tantas vezes e repetimos na nossa infância que passou ocupar um lugar muito significativo. O lugar do sacrifício de Abraão e Isaac,que o fato bíblico de Genesis nos narra, esta justamente situado em Jerusalém no seu Templo. O altar dos sacrifícios do Templo em Jerusalém localiza-se no mesmo lugar do sacrifício de Abraão e Isaac. Parece que tudo é coincidência, mas o sentido e muito mais amplo que se possa imaginar. Esta história de Abraão e Isaac que nós na infância não sabíamos por que tínhamos que ouvir tantas vezes, ou repetir em nossas aulas de Bíblia nos leva a mensagem central da Bíblia, ao tema central que é Jesus Cristo. Do Gênesis ao Apocalipse, ele aparece, seja em figura, tipologia e símbolos.

 

Abraão pela ocasião de sacrificar seu filho Isaac, troca inesperadamente o filho por um cordeiro que estava escondido em um arbusto, ele já estava antevendo o plano de salvação divino para a humanidade Isaac foi salvo pelo cordeiro e Cristo torna-se cordeiro da nova aliança entre Deus e a humanidade ele que tira o pecado do mundo, nos salva do pecado e da morte eterna.

 

Poderíamos percorrer todos os livros Bíblicos reportando Jesus Cristo, mas iríamos nos estender muito. Vamos deixar este trabalho para uma próxima resposta