Uma janela sobre o mundo bíblico

O que aconteceu com Tamar, depois que seu irmão a expulsou de sua casa? Ela virou prostituta?



  • Pergunta de Vandir Franceschi Silva, Rio de Janeiro
  • 58948
  • 26/10/2011
Silvia Togneri

Leia mais sobre História de Israel | Tamar | II Samuel


Olá Vandir Barbosa,

A passagem do estupro de Tamar por seu meio irmão Amnom está em 2 Sm 13, 1-22. Veja bem que ela não consentiu com a vontade de Amnom. No texto não há nenhuma alusão ao destino de Tamar como prostituta. Ela ficou, desolada, na casa de Absalão seu irmão. Ao sair da casa de Amnom, Tamar, fez o gesto de luto e dor usado na época, ou seja, colocou o pó da terra (cinza) sobre a cabeça, rasgou suas vestes de donzela e filha do rei e saiu gritando. Como filha do rei entendemos que a casa real a acolheu.

 

Constatamos que Absalão tinha uma filha que também se chamava Tamar (mesmo nome de sua irmã) cf. 2 Sm 14,27.

 

Vejamos o parentesco entre Tamar, Amnom e Absalão. Amnom, nascido em Hebrom, é o filho primogênito de Davi e Ainoã, uma jezreelita (Jezrael). Absalão, é o terceiro filho, nascido também em Hebrom, de Davi e Maaca, que era filha do rei de Gesur (veja 2 Sm 3, 2-5) e Tamar era irmã de Absalão e por isso, meia irmã de Amnon. O casamento, ou a união sexual entre meio-irmãos haviam sido proibidos conforme Lv 18,11; 20,17 e Dt 27,22.

 

O texto de 2 Sm 13, 1-22 mostra a realidade de uma sociedade patriarcal, em que  um homem não mede esforços para ter por mulher, mesmo que seja sua meia irmã, e à força tem uma relação com ela. É como o caso de alguém que sempre tem seus desejos atendidos e que quando está satisfeito, logo, logo perde o desejo e a consideração quando está satisfeito. Tamar é vítima da cobiça de seu meio irmão Amnom e da incapacidade de seu pai Davi em corrigir o erro dentro de sua família. É o evento que dois anos depois vai servir como motivo para Absalão querer eliminar um concorrente ao trono de Davi, o primogênito Amnom. Embora, entendemos que somente esse ultraje contra Tamar não tenha sido apenas o motivo para Absalão matar seu irmão Amnom, mas também o desejo de receber o trono de seu pai Davi.

 

Precisamos pedir a Deus que saibamos promover antes de tudo as boas relações dentro das famílias e que o respeito e o amor fraterno sejam uma realidade. 

58948 visitas



Comentários

Os comentários são possíveis somente através da sua conta em FaceBook