Resumir aquilo que diz o Antigo Testamento é tarefa difícil. A nível de história, você já sugere a sua abrangência na mesma pergunta: do início da humanidade até os tempos de Cristo. Porém a história é importante apenas como lugar da ação de Deus. Talvez este seja o cerne do Antigo Testamento: Deus age na história, faz aliança, primeiro com toda a criação e, finalmente, com o povo de Israel, chamando Abraão para sair da sua terra, Mesopotâmia, e dirigir-se a uma terra desconhecida, que será a terra do povo que Ele escolhe para dispensar os seus benefícios, ou seja, Israel.

Portanto o Antigo Testamento conta a história de Deus que �??conversa�?? com o seu povo, com Israel. Durante esse diálogo, realizam-se diversas etapas: Deus cria, revela-se, estabelece alianças, o povo peca, é castigado e nasce a esperança. Muitos personagens passam sobre o palco do Antigo Testamento: os patriarcas, os juízes, as tribos, os reis, os profetas, o Messias como promessa, que se realiza no Novo Testamento.

Para entender o Antigo Testamento, na sua complexidade, é melhor lê-lo. Para a leitura, siga as sugestões dada pela Ombretta