Uma pergunta muito importante! A resposta fundamenta toda a nossa vida, dando a ela a direção, correta ou errada. Não existe uma resposta única. Cada pessoa tenta dar a própria, de acordo com a formação e o ambiente em que vive. Todavia, nós cristãos temos uma resposta comum, visto que nos consideramos criaturas de Deus. Sendo suas criaturas, acreditamos que somos criados para ir ao encontro de Deus. De fato toda criatura está bem somente com o próprio criador, pois é com ele que se identifica.

 

Uma dos textos mais bonito, que exprime com exatidão esse conceito, foi escrito por Agostinho, Bispo de Hipona, na sua obra Confissões. Nas primeiras linhas dessa sua clássica obra, assim ele diz:

És grande, Senhor e infinitamente digno de ser louvado; grande é teu poder, e incomensurável tua sabedoria. E o homem, pequena parte de tua criação quer louvar-te, e precisamente o homem que, revestido de sua mortalidade, traz em si o testemunho do pecado e a prova de que resistes aos soberbos. Todavia, o homem, partícula de tua criação, deseja louvar-te.

Tu mesmo que incitas ao deleite no teu louvor, porque nos fizeste para ti, e nosso coração está inquieto enquanto não encontrar em ti descanso.

 

Você pode ler todo o texto das Confissões no seguinte endereço: http://img.cancaonova.com/noticias/pdf/277537_SantoAgostinho-Confissoes.pdf