Onde está escrito na Bíblia sobre águas furtadas? Onde é sugerido na Bíblia que se deve comer ovos com Sal?

Pergunta de Cristina, São bernardo do Campo
Resposta de Luiz da Rosa, em 30/09/2007


Leia mais sobre Água Provérbios

Quando li a sua pergunta fiquei muito curioso, pois nunca havia escutado em português a expressão “águas-furtadas”. Depois de uma breve pesquisa, encontrei a expressão em Provérbios 21,9, na tradução “Almeida Revista e Corrigida” (1969): Melhor é morar num canto de umas águas-furtadas do que com a mulher rixosa numa casa ampla. O mesmo texto aparece também mais adiante, em Provérbios 25,24. Porém infelizmente não consegui entender a razão dessa tradução. Todas as outras versões que consultei usam “ângolo do telhado” ou expressão parecida. Isso acontece também com as outras edições da Almeida (Almeida Corrigida Fiel: “Canto do Telhado”; Almeida Revista e Atualizada: “Canto do Eirado”).

A solução é ver o original hebraico. No texto hebraico palavras ligadas: Panah – Gag. Panah significa ‘ângolo’ e Gag significa ‘terraço’ como se pode ver nas outras 4 passagens onde aparece a palavra: Juízes 9,51; 2Samuel 11,2; 18,24 e Salmos 102,8. Em todas esses textos não há dúvidas sobre o significado: Gag é um terraço!

Em conclusão, “águas-furtadas” é uma tradução infeliz do original hebraico, que seria bom traduzir com “canto do terraço”.

O significado do texto de Provérbios 21,9 é que é necessário fazer de tudo para estar longe de eventuais motivos de problemas. Provavelmente a máxima não vale só para as “mulheres rixosas”, mas também para os homens rixosos.

Quanto à outra questão que você põe, sobre sal e ovo, encontrei uma única passagem onde, na Bíblia, esses dois termos aparecem próximos um do outro, em Jó 6,6. Contudo esse versículo não diz que é necessário comer ovo com sal. Jó, no seu sofrimento se pergunta:
Come-se um manjar insípido, sem sal? A clara de ovo tem algum sabor?

2735 visitas

1 comentário

Postar um comentário

  • giancarlo (salvador) - 05/09/2012

    wikipedia: Água-furtada é uma parte do telhado, constituída por uma aresta inclinada delimitada pelo encontro de duas águas que formam um ângulo reentrante, ou seja, é para onde convergem as águas que caem sobre o telhado, por este motivo, também é conhecido por "calha" ou "rincão". Por definir o limite inferior do telhado, também é usada para designar o espaço que o próprio telhado delimita, ou seja o sótão, especialmente se este for desprovido de janelas. Também são denominadas de águas furtadas, os pontos...