Fiz uma promessa a Deus, é não a cumpri. Qual atitude devo tomar?

Pergunta de Douglas, Afonso Claudio
Resposta de Odalberto Domingos Casonatto, em 23/06/2011


Leia mais sobre Promessa

Olá Douglas!

 Este é o dilema de muitas pessoas. Fazem promessas e depois não conseguem cumprir. Mas nem tudo está perdido, poderemos encontrar um meio de pelo menos amenizar a preocupação de não ter cumprido uma promessa.

Vamos buscar a inspiração nos textos da Bíblia Sagrada. Que poderão nós ajudar.

 

O que a Bíblia fala de promessas!

Na Bíblia encontramos muitas passagens que nos falam de promessas tanto no Antigo Testamento como no Novo Testamento. Para ilustrar citamos alguns textos: O primeiro vem do livro do Genesis na promessa de Jacó: “Se Deus for comigo, se ele me guardar durante esta viagem que empreendi, e me der pão para comer e roupa para vestir, e me fizer voltar em paz casa paterna, então o Senhor será o meu Deus. Esta pedra da qual fiz uma estela será uma casa de Deus, e pagarei o dízimo de tudo o que me derdes” (Gn 28,20-22).

No livro dos Números encontramos esta outra promessa: “Se oferecerdes ao Senhor alguma oferenda de combustão, holocausto ou sacrifício, em cumprimento de um voto especial ou como oferta espontânea…” (Nm 15,3).

Alguns salmos exprimem os votos ou as promessas dos orantes de Israel (Sl 65, 66, 116)

O texto Bíblico cita recomendações para que se cumprisse o voto ou a promessa feita. “Mais vale não fazer voto, que prometer e não ser fiel à promessa” (Ecl 5,4).

É certo que as promessas não obrigam Deus a nos dar o que Ele não quer dar, pois sabe o que é melhor para nós. Jesus mandou pedir e com insistência.

 

Qual o sentido de uma promessa!

As promessas nada têm sentido mágico, não podem ser “comércio” com Deus; pois não se destinam a querer obrigar a Deus fazer que nossos pedidos aconteçam isto é “dobrar a vontade do Senhor.

 

Não cumprir uma promessa

Às vezes os fiéis prometem até coisas que não conseguem cumprir. Este fato é muito comum. Ele acontece por falta de condições físicas, psíquicas ou financeiras, e depois do acontecido passam a ter medo de um castigo de Deus. Ainda encontramos pessoas fazem uma promessa para que outra pessoa a cumpra, mesmo sem ter falado com ela, sem o seu consentimento. Muitos pais por excesso de cuidados aos seus filhos e querendo o bem deles fazer promessas para os filhos cumprirem.

 

O verdadeiro sentido da promessa

Deus ao determinar que nos daria as graças necessárias nesta vida, incluiu no Seu desígnio a colaboração mediante a oração freqüente, o sacrifício e as obras de caridade cristã, etc. Deus certamente esta atendendo aos nossos pedidos e promessas mas leva em conta as orações que Lhe fazemos. Somente assim, as promessas têm valor para Deus e tem valor para nós. A parte do nosso esforço alimenta o nosso fervor; exercitam o amor a Deus; e isso é valioso. Uma promessa bem feita pode nos abrir mais à misericórdia divina e o perdão de nossos pecados.

Promessas não cumpridas qual a solução

Encontramos uma resposta nos próprios textos bíblicos para esta questão que preocupa tantas pessoas. Os textos bíblicos prevêem a possibilidade da mudança dos votos (ou promessas) por parte dos sacerdotes: “Se aquele que fizer um voto não puder pagar a avaliação, apresentará a pessoa diante do sacerdote e este fixá-la-á; o valor será fixado pelo sacerdote de acordo com os meios de quem fizer voto” (Lv 27, 8; Lv 27,13s.18.23). Assim a pessoa interessada vai até o responsável pela sua Comunidade, expõe o acontecido e se disponha a cumprir outra promessa que possa ter condições de realizá-la.

 

Concluindo:

Na busca da ajuda de Deus façamos promessas de práticas que consigamos realmente cumprir e santifique-nos. Jesus no Novo Testamento cita três clássicas promessas que devemos observar: a Oração, a Esmola e o Jejum (Mt 6,1-8). Sabemos que a Esmola apaga uma multidão de pecados (1 Pd 4,8) o Jejum liberta o ser humano da ganância e das paixões e a oração nos aproxima de Deus. O próprio Jesus nos deixa o ensinamento que uma multidão de males só pode ser eliminada pela oração e jejum.

26751 visitas

42 comentários

Postar um comentário

  • bj (parana) - 02/10/2014

    Fiz uma promessa , estava tentando vender um carro fazia exatamente um ano, e para vender prometi que ficaria um mês sem comer chocolate nem coca -cola ( coisas de que gosto muito e necessito de vez em quando) Acontece que lembrei disso apenas nos primeiros dias, e falei para mim mesmo, que na segunda feira próxima começaria a cumprir a promessa, passou-se 2 meses e nao me lembrei mais disso. Nesse período descobri que estou com diabetes e de fato nunca mais poderei comer o que eu tanto gostava, sera que deus me ...

  • Guilherme Ceolin (Chapecó sc) - 21/09/2014

    Se vc prometeu que não iria mais beber, tanto para DEUS quanto para a sua saúde fisica, isso cumpra para que te vas bem na vida, a bebida deixa para os pobres de espirito que bebem para esquecer da dor. Busque ler a palavra na BÍBLIA. já me falaram varias maneiras de ler. a que deu certo foi começar por PROVERBIOS. ORE antes pedindo entendimento a DEUS. NÃO faça mais promessa seu sim seja sim e o seu NÃO seja não

  • Nilda Araújo (CAMPINA GRANDE) - 05/09/2014

    TIVE MUITO MEDO DE PERDER MINHA MÃE, POR PROBLEMAS DE SAÚDE. GOSTO MUITO DE FESTAS, BEBER... TODOS SABEM DISSO. ENTÃO, PROMETI QUE SE MINHA MÃE VOLTASSE PARA CASA EU NÃO MAIS TOMARIA BEBIDAS ALCOÓLICAS. FOI CERTA A PROMESSA (POR SE TRATARDE BEBIDA) OU NÃO???

  • Wagner (São Paulo) - 17/08/2014

    Tenho até vergonha de publicar, mais fiz diversas promessas e não consigo cumpri até mesmo por comodismo, e tenho percebido que o meu ganho não tem rendido, não consigo fazer nada com salário, fico pensando será conseguemcia do não comprimento das minhas promessas?

  • DBonfim (Jaguarari) - 14/08/2014

    Sr. Ludson, fazer uma promessa de amor exclusivo é algo que não combina muito com amar verdadeiramente. Se a promessa fosse de fidelidade à pessoa com quem se convive, seria mais razoável. Entretanto, esse compromisso de amor ser só para uma pessoa, ou mais ninguém, perdoe-me a sinceridade – e não entenda que tenho por objetivo ofender ou julgar –, mas merece um exame de consciência, a fim de detectar se o caso é de amor ou de fixação. Um voto de castidade tem algum sentido se esse tem finalidade religiosa, isto é,...

  • ludson (Porto Velho) - 14/08/2014

    Fiz uma promessa a Deus, prometi, que ia amar somente uma mulher, e que se não desse mas certo com ela, eu iria ficar solteiro por resto da minha vida, não fiz essa promessa pra me castigar, e sim a respeito a pessoa que amo, mas não quebrai a promessa. Isso é certo o que fiz?

  • Erivaldo (Salvador) - 23/07/2014

    Se voce pediu a Jesus? Se ferrou meu amado. Somente ha um Nome pelo qual deveremos ser Salvos e certamente é o que a Escritura fala e ela nunca falou desse Impostor Aportuguesado ou Greco-Romano. Caia fora disso

  • Nathan (Rj) - 23/07/2014

    DEUS, ME PERDOE POR N TER CUMPRIDO MINHA PROMESSA, EU ERREI, FUI TOLO , POR TER PROMETIDO UMA COISA QUE EU NAO SABIA SE IA CUMPRIR. PF DEUS ME PERDOE EU SO SEREI SALVO PELA SUA GRAÇA E MISERICORDIA. EU TE PEÇO PERDAO POR TER FEITO ISSO. NUNCA MAIS IREI FAZER ALGO DESSE TIPO DENOVO. PQ EU ERREI JA ME DESCULPEI E DEUS PF ME PERDOE DESSE ERRO. VC SEMPRE ME AJUDA , ME DA FORÇA PRA CONTINUAR E TANTAS PESSOAS QUE NEM ACREDITA QUE VC EXISTE. MAIS EU E SEU POVO Q CONFIA REALMENTE EU VOCE COM CERTEZA SO SERA SALVO PELA SUA ...

  • Elisandréia (Senador) - 14/07/2014

    Nossa Senhora Aparecida, gostaria de pedir desculpas do fundo do coração por não ter cumprido a promessa que fiz. Peço desculpas e tenho fé que conseguirei cumprir.Sei que você sabe o quanto é difícil para mim largar esse grande vício. Peço desculpas do fundo do coração e me ajude ,com suas mãos protetoras a largar esse vício e a cumprir a minha promessa.Mesmo não tendo a feita no período que eu estimei.

  • jader rajader (São Paulo) - 11/07/2014

    Se voce considerar que cometeu um pecado ao não cumprir uma promessa. Ore e peça perdão a JESUS, porque está escrito: "Se confessarmos os nossos pecados, ele é fiel e justo para nos perdoar os pecados, e nos purificar de toda a injustiça. " 1 João 1:9

  • Ricardo (Rio de Janeiro) - 11/07/2014

    Se vc fez alguma promessa ao deus, esqueça esta ideia,nunca um ídolo grego vai te responder, quanto ao poderoso YHWH, criador dos ceus e terra, não quer nenhuma promessa tua, vais prometer o que pra Ele? dinheiro? Ele não precisa,já é dono da prata e do ouro. Sacrificio? Ele tambem não precisa, seu Filho ja fez por você,o que deves fazer é aceitar a promessa Dele.

  • Erivaldo (Salvador) - 11/07/2014

    Gabriele- porque voce não procura saber qual foi a Promessa que Ele nos faz? O resto é so FUMEX aqui nesta vida terrena, esqueça o que te ensinaram sobre Promessas. Esses Religiosos são na sua grande maioria vitimas do engano que foi instituido por Constantino e sua quadrilha. Ficam usando os texto de um livro que tambem foi feito em muitas mentiras para te enganar. Esqueca esses ensinos Religiosos. Vai voce mesmo Ler e Aprender. Para de ficar esperando respostas desses Religiosos pateticos.

  • Guilherme Patrick Veras (curitiba ) - 11/07/2014

    OLLÁ ! BOM DIA!!!! DEUS EU GOSTARIA DE TE PEDIR PERDÃO DE VERDADE E CORAÇÃO MEU SENHOR , MEU PAI ETERNO E SAIBA DEUS QTE TE AMO MUITO MEU PAI E QUERO TE PEDIR PERDÃO MESMO E PEÇO QUE PELO SEU AMOR ETERNO E FIÉL QUE O NOSSO SALVADOR ETERNO JESUS CRISTO ME PERDÕE PELO MEU PECADO !!! PORFAVOR DEUS!!!! MUITO OBRIGADO SENHOR !!! AMÉM !!!! PORFAVOR DEUS ME PERDÕE PAI EU SEI QUE SOMOS FALHOS MAS TE AMO PAI E SEI QUE O SENHOR SABE DE MEU CORAÇÃO E QUE SE O PERDÃO POR TI FOR LIBERADO EU SEREI SALVO PELA SUA GRAÇA E MISERICÓ...

  • Gabriele (sbc) - 07/07/2014

    Olá pastor , eu fiz uma promessa com Deus , estava certa que iria cumprir e ate disse que se não cumprisse ele podia me castigar com o que eu disse na oração , eu aguentei por muito tempo duas semanas antes da minha promessa ser concluída eu não aguentei e pequei contra ele , pedi perdão me humilhei , chorei perante a ele , e continuei com a promessa ! O cartigo pode acontecer ?

  • Gabriele (sbc) - 07/07/2014

    Olá pastor , eu fiz uma promessa com Deus , estava certa que iria cumprir e ate disse que se não cumprisse ele podia me castigar com o que eu disse na oração , eu aguentei por muito tempo duas semanas antes da minha promessa ser concluída eu não aguentei e pequei contra ele , pedi perdão me humilhei , chorei perante a ele , e continuei com a promessa ! O cartigo pode acontecer ?

  • Ademar (aracruz) - 04/06/2014

    pede perdão e não faz mal.

  • thiago oliveira (Ji-Paraná RO) - 04/06/2014

    APRENDA,, NÃO PROMETA MAIS FAZER ALGO SE VC NÃO FOR CUMPRIR. PROMETEU FAÇA... OU NÃO PROMETA........ ISSO SERVIU PARA APRENDIZADO SÓ.

  • thiago oliveira (Ji-Paraná RO) - 04/06/2014

    OU A CUMPRIR,, OU ESQUECER ISSO E ELE TE PERDOA-RÁ DESSA VEZ.. SÓ DESSA VEZ EM,, PROMETEU ,, CUMPRA O QUE PROMETEU ,, OU NÃO PROMETA.. RELAXA = JÁ FOI

  • matheus (Rio de Janeiro) - 03/06/2014

    prometi uma coisa a deus e não cumpri ( fui uma coisa para mim mesmo ) e dps perdi uma outra chançe e nao consegui cumpri foi umas 3/4x mas agora estou ciente que consigo cumprir , sera que deus me dara + 1 chançe?

  • matheus (Rio de Janeiro) - 03/06/2014

    prometi uma coisa a deys e não cumpri ( fui uma coisa para mim mesmo ) e dps perdi uma outra chançe e nao consegui cumpri foi umas 3/4x mas agora estou ciente que consigo cumprir , sera que deus me dara + 1 chançe?

  • Danielle (Vila Velha) - 04/04/2014

    Fiz promessa de não beber bebida alcoolica nunca mais, ja tem 2 anos q nao bebo...mas sint as vzs vontade de beber quando estou no meio dos amigos...o q devo fazer? Posso trocar a promessa?

  • Erivaldo (Salvador) - 25/03/2014

    DEIXEM DE SEREM ABESTALHADOS. O CRIADOR DESEJA QUE TODOS ESTEJAM A SALVOS COM ELE. POR ISSO FOI QUE ELE MANDOU O SEU FILHO. AGORA SE VOCE ESTA FAZENDO JEJUM A UM DEUS. PORQUE FEZ UMA PROMESSA PARA RECEBER ALGO EM TROCA? MAS O DEUS QUE FAZ ISSO ESTA TE ENGANANGO E VAI TE LEVAR JUNTO COM ELE PARA O INFERNO. SATANAS FOI QUEM PROMETEU AO PROPRIO FILHO DO CRIADOR COISAS AQUI DA TERRA POIS ESSE SERIA O REINO DELE DE SATANAS. MINHA AMIGA O MESSIAS JA NAO TE FALOU QUE O REINO DELE NAO ESTA AQUI? ENTAO VOCE PEDIU O QUE DA...

  • cecilia valverde (leopoldina) - 24/03/2014

    estou em um propósito de fé em jejum de carne desde a quarta feira d cinzas e hoje em meio a um lanche no café da tarde. ingeri carne, quando me dei conta do que eu havia feito entrei em pânico e fui vomitar, me sinto péssima em ter quebrado este jejum assim tão do nada de todo coração que foi mesmo sem querer, o que eu devo fazer, abraços

  • Erivaldo (Salvador) - 24/02/2014

    A promessa e a vida eterna. Nos tornarmos FILHO do CRIADOR. Joao.1;12- " .. aos que CREEM em seu NOME " QUAL NOME? " JESUS? neste estaremos perdidos para sempre.

  • Erivaldo (Salvador) - 23/02/2014

    A PROMESSA e a VIDA ETERNA e isso so depois que morremos nesse CORPO, esqueça o que aprendeu sobre PROMESSAS, ELE o SALVADOR veio nos dar ESSA MENSAGEM que " AINDA QUE MORRA VIVERA ". Se for curado de um CANCER, vai morrer de diabete, se for curado de diabete, vai morrer atropelado, enfim vai morrer de qualquer forma, entao qual seria a PROMESSA? A VIDA ETERNA?

  • Júlio (São Paulo) - 10/12/2013

    Uma coisa é certa Ri, teu cachorro vai morrer!

  • Richarlison Oliveira (Espirito Santo) - 10/12/2013

    Gostaria de Saber, pois quando meu cachorro estava internado eu havia prometido que não faria mais nenhuma tatuagem, e hoje fiz outra não resisti. Gostaria de saber se meu cão irá morrer por eu não ter cumprido a promessa? Que posso fazer para que ele não sofra por causa de minha promessa, que posso fazer para que cumpra outra coisa em ligar desta promessa????

  • Felipe (São Paulo) - 24/09/2013

    Sinceramente, não creio que Deus vá se sujeitar, hoje em dia, a negociações do tipo "se me der isso, eu ofereço aquilo". Ele não deve levar isso à sério... Relaxe: a culpa está apenas na tua cabeça.

  • Dr. (itamarau) - 24/09/2013

    boa noite, estou amargurado, meu coração esta sangrando! em 2003 meu avó estava muito doente e eu estava com uma luta interna buscando parar com o uso de drogas, e em um momento eu joguei toda droga fora e fiz uma promessa que iria para de usar drogas pela saude meu meu avó, fiquei um tempo e coisa de dois meses depois eu voltei a usar e meu avó morreu uma semana depois... estou amargurado até hoje achando que foi a minha quebra de promessa que fez com que ele perdesse a vida e sem falar que nada tem dado certo em...

  • Antonio (Cachoeirinha / RS) - 29/08/2013

    Se preocupe sim, em pedir perdão para Deus, em se arrepender... Deus nunca deixou e nunca vai deixar de cumprir suas promessas. Deus prometeu que Um da Descendencia de Davi, reinaria eternamente, e esse é nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo... que é da descendencia de Davi. E o seu reino continua para todo o sempre... Ele é o nosso Rei.... Glória a Deus....

  • Lilian (Curitiba) - 12/07/2013

    Olá, irmão! Minha pergunta específica é a seguinte: eu fiz uma promessa de gratidão a Deus, de combustão de objetos que eu cria que não eram mais importantes para mim. Admito que fiz a promessa em um momento de emoção. Pelos textos, se eu fizer uma oferta em dinheiro equivalente a esses objetos, Deus aceitaria? Se eu não encontrar fundamentação bíblica, vou queimá-los em oferta ao SENHOR. Fico imaginando alguém que prometeu um cordeiro ao SENHOR e, no momento da oferta, tirou o cordeiro bom e ofereceu um cordeiro c...

  • Lilian (Curitiba) - 12/07/2013

    Olá! Deus fez muitas promessas, como no caso de Salomão. A questão é que desde o início Deus deixou muito claro que se Salomão se desviasse do caminho, Salomão não receberia as bênçãos do Todo-Poderoso (1Reis 9:4-9). Deus ainda foi misericordioso com salomão, apesar de tudo que Salomão fez (1Reis 11:1-13).

  • Helena (São Paulo) - 29/04/2013

    Nem se preocupe! O próprio Deus andou descumprindo promessas... Por exemplo, Ele prometeu que o reino de Salomão duraria para sempre. E é claro que não aconteceu. O reino foi completamente destruído aproximadamente 400 anos após a morte de Salomão, e nunca foi reconstruído. [II Sm 7:16]

  • ronaldo silva de moraes (bragança pta ) - 29/03/2013

    obrigado por essas palavras de conforto !!!pois não cumpri uma promessa ah Deus Pai Todo Misericordioso !!!!mais hoje sei só prometer aquilo que si podi comprir pra Deus !!!!Aqui é Uma Pessoa que antes era do mundo e agora sirvo a o Deus dos Deuses ;Rei dos Reis ;ah nosso Deus Pai Misericordioso!!!!Obrigado Por existir meu Deus Pois Sem Voce Nos Não Seriamos Nada !!!!!T E A MO MEU DEUS .....

  • ad (aracruz) - 25/03/2013

    Se não cumpriu, se arrependa, confesse o pecado e abandone. Vá e não peques mais, enquanto é tempo...

  • francine (três lagoas /ms) - 25/03/2013

    gostei muito !!! claro e objetivo obrigada

  • Erivaldo (Salvador - ba) - 27/12/2012

    Bom dia, Esqueçam essas coisas de pedidos a Deus para essa vida aqui na TERRA, nós ainda estamos igualzinho ao povo de Israel, amigo somos GENTIOS, e voce sabe qual é a nossa promessa? Não sabe porque não foi ensinado por esses falsos Pastores, que não ensinam nada, só ensinam que nós temos que sermos properos etc. Prosperidade para Israel, e para esses Pseudos- pastores que ficam cada vez mais ricos, e suas ovelhas cada vez mais pobres, são todos cegos 2 Pedro.1;9- Cego é aquele que não vê ao longe. Porque? 2 Cor...

  • Erivaldo (Salvador - ba) - 27/12/2012

    Bom dia, Esqueçam essas coisas de pedidos a Deus para essa vida aqui na TERRA, nós ainda estamos igualzinho ao povo de Israel, amigo somos GENTIOS, e voce sabe qual é a nossa promessa? Não sabe porque não foi ensinado por esses falsos Pastores, que não ensinam nada, só ensinam que nós temos que sermos properos etc. Prosperidade para Israel, e para esses Pseudos- pastores que ficam cada vez mais ricos, e suas ovelhas cada vez mais pobres, são todos cegos 2 Pedro.1;9- Cego é aquele que não vê ao longe. Porque? 2 Cor...

  • Marcelo (Itabira-Mg) - 20/12/2012

    Muito obrigado pelo texto, me ajudou muito, eu queria e quero fazer 2 promessas mas não sabia o que seria melhor prometer agora eu sei além de entender melhor sobre a promessa.Obrigado!

  • jose carlos campelo junior (manaus) - 26/11/2012

    muito bom,eu gostei e muito,vou mostra para o meu amigo evangélico que promessa não e pecado e dons de DEUS

  • jhonnata farias (belem para) - 18/11/2012

    ai isso que vc escreveu me ajudou muito a promeça que eu fiz eu vou compri ..

  • jhonnata farias (belem para) - 18/11/2012

    ai isso que vc escreveu me ajudou muito a promeça que eu fiz eu vou compri ..