Por que João disse que ele batizava com agua, mas Jesus batizaria com Espírito Santo e com fogo?

Pergunta de Geraldo, Jordania - mg
Resposta de Luiz da Rosa, em 08/10/2007


Leia mais sobre Batismo João Batista

Prezado Geraldo, a sua pergunta nos conduz ao personagem João Batista, que foi apelidado de “precursor” de Jesus. Todos os 4 evangelhos falam do seu ministério caracterizado pelo batismo:
Mateus 3,11: Eu vos batizo com água para o arrependimento, mas aquele que vem depois de mim é mais forte do que eu. De fato, eu não sou digno nem ao menos de tirar-lhes as sandálias. Ele vos batizará com o Espírito Santo e com fogo.
Marcos 1,7-8: E proclamava: “Depois de mim, vem aquele que é mais forte do que eu, de quem não sou digno de, abaixando-me desatar a correia das sandálias. Eu vos batizei com água. Ele, porém, vos batizará com o Espírito Santo.”
Lucas 3,16: João tomou a palavra e disse a todos: “Eu vos batizo com água, mas vem aquele que é mais forte do que eu, do qual não sou digno de desatar a correia das sandálias; ele vos batizatá com o Espírito Santo e com o fogo”.
João 1,33: “Eu não o conhecia, mas aquele que me enviou para batizar com água, disse-me: ‘Aquele sobre quem vires o Espírito descer e permancer é o que batiza com o Espírito Santo.’

No anúncio do Batista existe uma mensagem dominante: a testemunhança dada ao Messias. Nós hoje não nos damos conta de como foi humilde a passagem de Deus na terra, não imaginamos como era difícil reconhecê-lo (“No meio de vós, está alguém que não conhecies” – João 1,26). Havia também alguns que acreditavam que João fosse o Messias. É por isso que os três evangelhos sinóticos colocam na boca do Batista a frase “aquele que vem é mais forte do que eu”. O Evangelho de João também sublinha esse aspecto, dizendo que Jesus é o cordeiro de Deus (1,29), é pré existente (1,30) e é veículo do Espírito Santo (1,32-34). Portanto os evangelistas, através da narração da missão de João Batista, dissipam qualquer dúvida sobre a identidade de Jesus.

Outro elemento presente na história de João é o batismo. Também ele tem a função de explicar a diferença entre João e Jesus. Isso é claro sobretudo em Mateus e Lucas, que usam a expressão “batizará com o Espírito Santo e com fogo”, referida a Jesus. O batismo de João é imperfeito, feito apenas com água, o outro invés é perfeito, feito com o fogo, símbolo do Espírito Santo. Ambos os ritos são feitos com água e anunciam a purificação interior por causa da acolhença de Deus. Seja a água que o fogo purificam: um lava e o outro queima. É verdade que também através do batismo do Batista era doado o Espírito Santo, pois a salvação não é subordinada a tempos e cerimônias, mas o fogo sublinha a divindade de Jesus, pois além de recordar a figura do Messias Juiz, lembra outras características divinas citadas no Antigo Testamento, onde o fogo simboliza a intervenção soberana de Deus e do seu Espírito, que purifica as consciências (cf. Iaías 1,25; Zacarias 13,9; Malaquias 3,2-3, Eclesiástico 2,5). Além disso, às vezes, as aparições do Senhor são acompanhadas pelo fogo (Êxodo 3,2; 13,21; 19,18; Deuteronômio 4,11) e a magnificiência de Deus é descrita com o fogo (Ezequiel 1,4.13), assim como também a sua presença protetora (2Reis 6,17), a sua santidade (Deuteronômio 4,24), o seu justo juízo (Zacarias 13,9) e a sua ira pelo pecado das pessoas (Isaías 66,15).

6435 visitas

21 comentários

Postar um comentário

  • Adailton (São José) - 27/02/2014

    Jaime Dias (Curitiba Pr.), você está dizendo que há mais de um "batismo"?
    Mas Paulo diz que há um só batismo: "Mantenham entre vocês laços de paz, para conservar a unidade do Espírito. Há um só corpo e um só Espírito, assim como a vocação de vocês os chamou a uma só esperança: há um só Senhor, uma só fé, um só batismo. Há um só Deus e Pai de todos, que está acima de todos, que age por meio de todos e está presente em todos." (Ef 4,3-6)
    O batismo de Jesus por João foi com água, e foi confirmado pela descid...

  • Jaime Dias (Curitiba Pr.) - 27/02/2014

    Olá a todos! Infelizmente o nosso amigo Luiz da Rosa, mostrou seu desconhecimento também no assunto dos batismos, o qual foram apresentados por João Batista; ao dizer que o Batismo de fogo, é o mesmo batismo do Espírito Santo do Pentencostes. É importante frisar que, João Batista aqui, estava se referindo "A TRÊS BATISMO DISTINTOS", muito bem colocado antes pelo "ad (aracruz)! Confira: Vamos conjugar essa passagem baseado nas TRÊS EXPERIÊNCIAS BATISMAIS DO JESUS":===O Primeiro batismos de Jesus, "O DAS ÁGUAS": Acon...

  • Bruno (Várzea paulista) - 26/02/2014

    Que diremos pois? Permaneceremos no pecado, para que a graça abunde? De modo nenhum. Nós, que estamos mortos para o pecado, como viveremos ainda nele? Ou não sabeis que todos quantos fomos batizados em Jesus Cristo fomos batizados na sua morte? De sorte que fomos sepultados com ele pelo batismo na morte; para que, como Cristo foi ressuscitado dentre os mortos, pela glória do Pai, assim andemos nós também em novidade de vida. Porque, se fomos plantados juntamente com ele na semelhança da sua morte, também o sere...

  • Anglia do Amaral. (bom despacho, mg) - 09/07/2013

    1Coriintio 10/2 O batismo de Moisés foi nas águas quando eles atravessaram o mar, para traz ficou um povo escravo de faraó (hoje muitos estão na condição de escravos de satanás) e viveram a plenitude da palavra de Deus, inclusive recebendo as instruções básicas os 10 mandamentos. O batismo de Moisés foi no Espírito Santo. Pois eles viam a manifestação espiritual de Deus através da coluna de nuvens de dia e coluna de fogo a noite. Podemos então concluir que Deus se manifesta nos dias atuais assim como se manifest...

  • Paulo Favero (PontaGrossa) - 13/06/2013

    Oi Anglia procurei o batismo em Moisés e não encontrei. Você poderia me mandar a referência. Entretanto a pergunta original permanece. Quem batizou João Batista? Considerando que João e Moisés não conviveram na mesma época?

  • Anglia do Amaral. (BD, MG) - 12/06/2013

    Responda para o seu pai. Esta na Bíblia. Antes de Joao Batista todos foram batizados em Moisés. no Antigo Testamento. Pergunte ao seu pastor que ele te mostra na Bíblia. Poderia te passar a referencia , mas prefiro que vc busque , leia e desenvolva o dom que há em vc. Paz.

  • Marcio Pessanha soares (Campos dos goytacazes) - 29/05/2013

    Portanto ;JESUS NOS BATIZA COM O FOGO, DO SEU SANTO ESPÍRITO,

  • Marcio Pessanha soares (Campos dos goytacazes) - 29/05/2013

    Para min, é muito simples. O verbo sempre existiu. Já no seio de sua MÃE, quando na ocasião da visitação a sua prima Isabel ,quando Maria , "esposa" do ESPÍRITO SANTO,portanto cheia do mesmo ,saudou sua prima que estava grávida e a criança ESTREMECEU NO SEU Ventre................

  • ad (aracruz) - 08/04/2013

    A água simboliza a purificação, que era o chamado de João: "Arrependei-vos, pois o reino de Deus está próximo!". O Espírito Santo é o poder de Deus na vida do cristão, porém, juntamente com o poder vem as provações, que são simbolizadas pelo fogo. Já para os mais ignorantes, que interpretam o batismo com o Espírito Santo como uma manifestação excêntrica e desordenada, de um idioma que ninguém entende e não tem sentido, eu queria perguntar: E o fogo? Não é importante também ser batizado pelo fogo? Qual é então a ana...

  • Fernando (Bauru) - 08/04/2013

    Leia todo o capítulo e contexto. João Batista vinha dizendo que Jesus traria a salvação e com sua pá, o julgamento. Também batizaria com o Espírito Santo, e com o fogo (do julgamento). Pois há um só batismo e um só Espírito! (Efésios 4:5)

  • maria aparecida araujo da silva (joão dourado) - 07/04/2013

    se joão disse virá um depois de mim que batizará com agua e fogo, por que os protestantes batizam apenas com água? se há uma justificativa para o fogo, porque também não para a água?

  • maria aparecida araujo da silva (joão dourado) - 07/04/2013

    se joão disse virá um depois de mim que batizará com agua e fogo, por que os protestantes batizam apenas com água? se há uma justificativa para o fogo, porque também não para a água?

  • Rafael Ricardo (São Paulo) - 03/04/2013

    JOAO FALOU QUE VIRIA OUTRO PODEROSO E BATIZARIA COM FOGO...E ESTE JA CHEGOU ......

  • Magno Macedo Quintano (Belo Horizonte) - 27/10/2012

    O batismo ao qual João se refere é o próprio Espírito Santo morando dentro da gente, e se manifestando pelos Seus frutos: paz, alegria, amor, bondade, mansidão, bengnidade, longânimidade... (Gálatas 5). Passamos a ter o caráter (forte) de Deus. Eu, Magno, durante vinte anos fiz uso de modo crônico de um pontente antidepressivo. Ao buscar o Espírito, como está escrito na Palavra, me tornei e me torna cada dia mais uma rocha. Hoje, sou um homem livre. E o mais importante, a salvação está em mim.

  • Milca Celia Gusmão (Brasilia-DF) - 22/07/2012

    Deus criou o homem e EvA a sua imagem e semelhança DEU A ELES A MESMA CONDIÇÃO DIVINA DA IMORTALIDADE E OS ABENÇOOU FRUTIFICAI,MULTIPLICAI E ENCHEI A TERRA DE SUA ESPECIE . ESTA BENÇÃO FOI Dada a todo ser vivente. O casal inicial viveram muitos anos antes do pecado pois foi Adão que deu nome a tudo que existe sob os céus, sobre a terra e sob as aguas; inclusíve as plantas. Pegunto Quantos anos um ser humano levaria para dar nome a tudo que existe? Com certezanão seria 100 anos nem quinhentos anos nem mil ano...

  • valcir (rio grande) - 29/12/2011

    eu vos batiso com agua! o que vem apos mim batisara com espirito santo e fogo a agua não fica com o velho textamento abolido por jesus?

  • wendel (são fidélis) - 19/04/2011

    Antes do contexto cristão neo-testamentário, os judeus consideravam, pelo batismo, o prosélito como um integrante da mesma aliança da qual participavam os israelitas de nascimento. Portanto, no contexto judaico antes de Cristo, o normal é que um judeu não fosse batizado, pois não era um prosélito. Entretanto, os escênios, um grupo menor religioso judaico que buscava a purificação e a perfeição espiritual pelo viver isolado em montanhas desérticas, também praticavam o batismo em conexão com seus ritos religiosos, p...

  • Delma Rios Barroso (Serrolãndia -Ba) - 11/04/2011

    Meu pai ainda não é cristão,mas gosta de ler a Bíblia e me fez uma pergunta que não soube respondê-lo preciso de ajuda. Ele quer saber se João Batista foi batizado e por quem? obrigada.

  • Andre luis gabriel (americana) - 29/03/2009

    eu gostaria de saber o por que o joao batista batizava

  • - 07/02/2009

    achava importante que outros estudiosos se manifestassem a respeito.(tenho receio de dizer que o fogo representa o Espírito Santo)

  • - 08/01/2008

    O comentarista está equivocado.O fogo neste texto representa o castigo(justiça) de Deus para quem despreza a sua Palavra. Lendo todo o texto verifica-se claramente isso.