Quais os grupos de livros existentes no Antigo Testamento?

Pergunta de Adriane, Erechim, RS
Resposta de Odalberto Domingos Casonatto, em 10/05/2011


Leia mais sobre Antigo Testamento

Olá Adriane!

A preocupação em dividir em grupos os livros do Antigo Testamento ajuda aos estudiosos captarem a mensagem destes livros. Existem algumas diferenças nos agrupamentos dos livros da chamada Bíblia Hebraica (usada pelos judeus) e da Bíblia cristã, (católicos e protestantes) mas não alteram sua classificação. Devemos, portanto conhecer o elenco dos livros da Bíblia Hebraica, (escrita em hebraico) usada pelos Judeus da Palestina e protestantes e da Bíblia Septuaginta (usada pelos judeus da diáspora escrita em grego) e adotada pelos católicos.

A edição canônica completa da Bíblia cristã (católica) é formada de 73 livros - 46 do Antigo Testamento e 27 do Novo Testamento. O Antigo e o Novo Testamento estão reunidos em grupos, segundo o autor, o conteúdo o sentido etc. Na Bíblia Hebraica, forma-se o título do livro com a primeira palavras do texto. Por exemplo: O Gênesis (Bereshit: no princípio). Na Bíblia Cristã, o título do livro considera seu conteúdo. Ao estudar os livros bíblicos por grupos temos uma visão do conjunto em relação aos outros livros e ao mesmo tempo um auxílio na compreensão das linhas principais do pensamento que orientaram sua composição, facilitando a interpretação do texto.

 

NÚMEROS DE LIVROS E GRUPOS NA BÍBLIA PROTESTANTE E CATÓLICA

 

Chegam até nos muitas informações erradas sobre o número dos livros da Bíblia. Podemos entender com facilidade o porquê de tudo isto, se entendermos a seguinte explicação.

 

Cânon Hebraico e Cânon Grego do AT

Em poucas palavras: O que é o Cânon da Bíblia? A palavra "cânon" tem o significado de medida ou régua, e em relação à Bíblia, significa as medidas e regras que foram usadas para determinar se o livro podia ser medido satisfatoriamente de acordo com um padrão estabelecido pelas autoridades religiosas.

Já temos conhecimento que faltam alguns livros do AT na Bíblia Hebraica. Se pegarmos hoje uma Bíblia usada pelos protestantes, notaremos as mesmas faltas. Por que isso acontece? É comum encontrarmos escritos que dizem que foi Martinho Lutero, quem teria retirado esses livros da Bíblia, porque eles continham alguns pontos da doutrina católica não aceitos por ele. Mas isto não é correto! Dois séculos e meio antes de Jesus Cristo, existiam duas listas diferentes dos livros do Antigo Testamento considerados canônicos, que poderiam ser usados pelo povo: uma lista em hebraico e outra em grego.

O AT em grego contém o cânon da Septuaginta ou Setenta (LXX) e era seguido pelos judeus que moravam fora da Palestina; o outro, chamado Bíblia Hebraica (BH), era usado pelos judeus que viviam na Palestina.

 

Cânon da Bíblia Hebraica

Tornando mais visível nossa compreensão segue abaixo a lista dos livros da Bíblia hebraica, com os respectivos grupos e outra da Bíblia versão dos LXX com os seus grupos de livros:

 

 

LEI

(Torah)

 

PROFETAS

(Nebi’im)

 

ESCRITOS

(kethubim)

 

1. Gênesis

(Bereshit: No princípio)

2. Êxodo

(Shemôt: Nomes)

3..Levítico

(Wayyqrá: E ele chamou)

4. Números

(Bemidbar: No deserto)

5. Deuteronômio

(Debarîm: Palavras)

Profetas Anteriores

6. Josué

7. Juízes

8. 1 e 2 Samuel (2)

9. 1 e 2 Reis (2)

Profetas Posteriores:

10. Isaías

11. Jeremias

12. Ezequiel

13. Os Doze Profetas (12)

 

14. Salmos

15. Jó

16. Provérbios

17. Rute 18. Cântico dos Cânticos

19. Eclesiastes (Coélet)

20. Lamentações

21. Ester

22. Daniel

23. Esdras - Neemias (2)

24. Crônicas (2)

 

 

Cânon Grego da LXX

 

 

LEGISLAÇÃO E HISTÓRIA

POETAS E PROFETAS

 

1. Gênesis

2. Êxodo

3. Levítico

4. Números

5. Deuteronômio

6. Josué

7. Juízes

8. Rute

9. Quatro “livros dos Reinos”: I e II

Samuel; III e IV Reis

10. Paralipômenos I e II = Crônicas

11. [Esdras I]

12. Esdras II = Esdras e Neemias

13. Ester (com partes próprias do grego)

14. Judite

15. Tobias

16. I e II Macabeus

17. [III e IV Macabeus]

 

18. Salmos

19. [Odes]

20. Provérbios de Salomão

21. Eclesiastes

22. Cântico dos Cânticos

23. Jó

24. Sabedoria

25. Eclesiástico (“Sabedoria de Sirac”)

26. [Salmos de Salomão]

27. Doze profetas menores

28. Isaías

29. Jeremias

30. Baruc ( = Baruc 1-5)

31. Lamentações

32. Carta de Jeremias (= Baruc 6)

33. Ezequiel

34. Susana ( = Daniel 13)

35. Daniel 1-12 (3,24-90 é próprio do

grego)

36. Bel e o Dragão (=Daniel 14)

 

Os católicos chamam os livros da Bíblia Hebraica de livros Protocanônicos (pertencentes ao primeiro cânon) e os livros contidos na LXX e aceitos pela Igreja Católica de livros Deuterocanônicos (pertencentes ao segundo cânon, ou de segunda mão em itálico na lista).

Mas a LXX tem outros livros que a Igreja Católica também não considera como inspirados (por exemplo, III e IV Macabeus, I Esdras, Salmos de Salomão etc.) e, por isso, os chama de livros apócrifos ([Entre colchetes na lista])

Penso que no momento estas indicações poderão ajudar a entender o que aconteceu com o texto Sagrado nestes anos todos de história, estudo e vivência. Penso que não devemos nos fixar nas dificuldades da aceitação de um texto ou outro na história escrita da Bíblia Sagrada, que foram discussões do passado. Mas devemos nos preocupar mais com a leitura, a interiorização e a vivência desta palavra de Deus.

Fixando-nos na perguntas sobre o número dos grupos de livros do Antigo Testamento teremos que levar em consideração o chamado cânon hebraico e o Cânon da Septuaginta. Podemos assim dizer que vamos encontrar três grupos de livros para o Antigo Testamento para os que seguem a Bíblia Hebraica caso os judeus e quatro grupos para que incluam alguns livros do Cânon da Septuaginta, segue abaixo a constituição destes grupos.

 

CÂNON HEBRAICO, CATÓLICO E PROTESTANTE DO VELHO TESTAMENTO

O Mundo Judaico tem como base de sua escritura a Bíblia Hebraica que podemos distribuí-los da seguinte forma:

 

O CÂNON HEBRAICO é composto de 24 livros, dividido em três grupos:

Primeiro Grupo  -  a lei (Torah),

Segundo Grupo  -  os profetas (Nebhim)

Terceiro Grupo  -  os escritos (Kethubim). 

 A ordem dos livros considerados como canônicos é:

1 - Torah: Gênesis, Êxodo, Levítico, Números, Deuteronômios.

2 - Nebhim: Josué, Juízes, Samuel, Reis, Isaías, Jeremias, Ezequiel,

Os doze (profetas menores).

3 - Kethubim: Salmos, Provérbios, Jô (poesia), Cantares, Rute, Lamentações, Eclesiastes, Éster (os cinco rolos), Daniel, Esdras, Neemias, Crônicas (históricos).

 

O CÂNON CATÓLICO é o mesmo da Septuaginta sendo ao todo 46 livros.

Dividimos os livros do Velho Testamento em quatro grupos:

  1. Primeiro Grupo - Lei,
  2. Segundo Grupo - História,
  3. Terceiro Grupo - Poesia,
  4. Quarto Grupo - Profecia. Acrescenta ao conteúdo canônico hebraico, os livros apócrifos

Primeiro Grupo - Lei: Gênesis, Êxodo, Levítico, Números, Deuteronômio.

Segundo Grupo - Históricos: Josué, Juízes, Rute, I e II Samuel, I e II Reis, I e II Crônicas ou Paralipômeros, Esdras, Neemias, Tobias, Judite, Éster, I e II Macabeus.

Terceiro Grupo - Poéticos: Jó, Salmos, Provérbios, Eclesiastes, Cantares, Sabedoria, Eclesiástico.

Quarto Grupo - Proféticos: Isaías, Jeremias, Lamentações, Baruque, Ezequiel, Daniel, Amós, Oséias, Joel, Obadias, Jonas, Miquéias, Naum, Habacuque, Sofonias, Ageu, Zacarias, Malaquias. 

Em algumas versões antigas, Samuel e Reis são apresentadas como I, II, III e IV Reis e Esdras e Neemias como I e II Esdras.

 

O CÂNON PROTESTANTE possui o mesmo conteúdo do cânon hebraico, porém distribuídos em 39 livros diferentes, seguindo, no entanto classificação idêntica ao cânon católico e formam quatro grupos:

  1. Primeiro Grupo - Lei: Gênesis, Êxodo, Levítico, Números, Deuteronômio.
  2. Segundo Grupo - Históricos: Josué, Juízes, Rute, I e II Samuel, I e II Reis, I e II Crônicas, Esdras, Neemias, Éster.
  3. Terceiro Grupo - Poéticos: Jó, Salmos, Provérbios, Eclesiastes, Cantares.
  4. Quarto Grupo - Proféticos: Isaías, Jeremias, Lamentações, Ezequiel, Daniel, Oséias, Joel, Amós, Obadias, Jonas, Miquéias, Naum, Habacuque, Sofonias, Ageu, Zacarias, Malaquias.

 

Em conclusão vamos encontrar para os que adotaram a Bíblia Hebraica três grupos, já nomeado: Lei, Profetas e Escritos. Para os que seguem a Bíblia septuaginta teremos quatro grupos: Lei, História, Poesia e Profecia. É de lembrar que algumas denominações protestantes reúnem os livros do Antigo Testamento em cinco grupos e o caso da Igreja Presbiteriana Renovada que elenca os livros do Antigo Testamento em cinco grupos. Fazendo um divisão entre Profetas Maiores e Profetas Menores.

3395 visitas

Nenhum comentário

Postar o primeiro comentário