Olá Joceline. O texto bíblico de Jo 5,1-9, que relata o 3º. Sinal realizado por Jesus, não diz que no momento da cura do paralítico as águas da piscina de Betesda foram movidas. O relato é também uma forma da comunidade joanina criticar todas as crendices que as pessoas têm que as levam a ser acomodarem e não lutarem pelos seus direitos, a ficarem apenas esperando por uma solução a seus males e doenças. A intenção do texto é mostrar que só Jesus tem o poder de curar.

 

O relato da cura é bem simples. Jesus pergunta se o homem quer ficar curado e ele dá uma desculpa: “Senhor, não tenho ninguém que me ponha no tanque, quando a água é agitada; pois, enquanto eu vou, desce outro antes de mim”(Jo 5,7). Mostra também uma sociedade do salve-se quem puder, com uma completa falta de fraternidade e solidariedade. A seguir Jesus dá ao homem enfermo há 38 anos (toda uma geração ou vida), a ordem que lhe proporciona a cura: “Levanta-te, toma o teu leito e anda” (Jo 5,8). O homem fica curado quando obedece a ordem de Jesus: “Imediatamente, o homem se viu curado e, tomando o leito, pôs-se a andar” (Jo 5,9). Veja bem que não há nenhuma referência a movimento de águas.

 

Peçamos a Deus forças para que não nos deixemos enredar por crendices que nos aprisionam e nos impedem de sair em busca de melhores condições de vida, não apenas as pessoais, mas também no que se refere as sociais, tais como: educação e saúde de boa qualidade para todos.