Qual o significado do Sábado de Aleluia? Onde está escrito que Jesus desceu ao inferno e tomou das mãos do Diabo a chave da vida e da morte?

Pergunta de Daniel, Santos
Resposta de Luiz da Rosa, em 23/04/2011


Leia mais sobre Páscoa Semana Santa

São duas perguntas que têm um mesmo contexto, o da Paixão e Ressurreição de Cristo.

O Sábado de Aleluia é o Sábado Santo, o dia depois da morte de Cristo. A referência é sobretudo feita à noite do Sábado Santo, quando, na liturgia, se canta o aleluia pascoal, depois de 40 dias, a quaresma, durante os quais o Aleluia é omitido nas celebrações. É a celebração da Ressurreição de Cristo.

 

O tema da descida de cristo à "mansão dos mortos" é um dos temas da fé cristã. Está presente já numa das primeiras profissões de fé, o Símbolo dos Apóstolos. Também Tomás de Aquino, teólogo medieval, dedicou todo um capítulo de sua Suma Teológica (quaestio 52 della Pars 3) a este argumento. Até mesmo Lutero incluiu essa afirmação nos seus preceitos: Como se deve crer que Cristo morreu e foi sepultado por nós, assim também é necessário crer que ele desceu à mansão dos mortos.

Na Bíblia, o texto mais importante, nesse sentido, encontra-se em 1Pedro 3,18: Também Cristo morreu uma vez pelos pecados, o justo pelos injustos, a fim de vos conduzir a Deus. Morto na carne, foi vivificado no espírito, no qual foi também pregar aos espíritos em prisão, a saber, aos que foram incrédulos outrora...

Esse texto evoca a professia de Jesus, testemunhada por Mateus 12,40: Como Jonas esteve no ventre do monstro marinho três dias e três noites, assim ficará o Filho do Homem três dias e três noites no seio da terra.  Também Atos dos Apóstolos 2,24 diz: Mas Deus o ressuscitou, libertando-o das angústias do Hades, pois não era possível que ele fosse retido em seu poder. Também Efésios 4,9: Que significa "subiu", senão que ele também desceu às profundezas da terra? O que desceu é também o que subiu acima de todos os céus, a fim de plenificar todas as coisas.

O sentido básico dessa expressão teológica é professar que Jesus realmente morreu e que venceu a morte e o Demônio, que tem o poder da morte, como escrito em Hebreus 2,14: Ele participou da mesma condição, a fim de destruir pela morte o dominador da morte, isto é, o diabo.

 

Há várias interpretações muito interessantes sobre esse tema. Bento XVI, hoje, sexta feira da paixão, respondendo a perguntas de expectadores, num programa na televisão italiana, disse que o fato de Jesus ter descido à mansão dos mortos significa que a sua morte abrange toda a humanidade, isto é, dela não são beneficiados apenas aqueles que vivem a partir da época de Cristo, mas também os que nasceram antes de Cristo.

Outra interpretação, que merece ser sublinhada, vem do teólogo Von Balthasar. Ele diz que Cristo, descendo à mansão dos mortos, tornou-se o último da humanidade, alcançou os últimos e os redimiu.

9090 visitas

18 comentários

Postar um comentário

  • Ricardo (Rio de Janeiro) - 19/04/2014

    Sobre a descida do nosso Salvador ao inferno foi escrito pelos discipulos,se encontram nos livros que o sistema religioso chamou de apocrifos

  • Lourdes Valentim (Natal/RN) - 19/04/2014

    Fui criada num ambiente de uma família cristã - católica. Dos ensinamentos de meu pai aprendi que nem tudo que é dito como certo é justo e precisamos lutar por justiça - as leis humanos. Com minha mãe aprendi que ao dedicarmos tempo na realização de uma tarefa que a faça bem feita - isso é etica. E por acreditar que "as mãos que ajudam são mais sagradas que os lábios que rezam", ao longo de meus trinta anos de trabalho na educação pública tenho buscado aplicar os ensinamentos de meus pais por acreditar que dessa fo...

  • Lourdes Valentim (Natal/RN) - 19/04/2014

    Fui criada num ambiente de uma família cristã - católica. Dos ensinamentos de meu pai aprendi que nem tudo que é dito como certo é justo e precisamos lutar por justiça - as leis humanos. Com minha mãe aprendi que ao dedicarmos tempo na realização de uma tarefa que a faça bem feita - isso é etica. E por acreditar que "as mãos que ajudam são mais sagradas que os lábios que rezam", ao longo de meus trinta anos de trabalho na educação pública tenho buscado aplicar os ensinamentos de meus pais por acreditar que dessa fo...

  • Edenise (Brasília) - 19/04/2014

    Esse Erivaldo só reforça a tese de que todo aquele que ataca a fé do outro é IGNORANTE, em todos os sentidos dassa palavra. Já que gosta de criticar a crença alheia ao invés de vivenciar a sua, vc deveria ao menos estudar pra isso. A Páscoa é celebrada sempre do próximo domingo após a primeira lua cheia seguinte ao dia 21 de março. No caso desse ano, a primeira lua cheia após o dia 21/03 foi essa semana no dia 15/04. Logo o próximo domingo será Páscoa. Se a ressurreição é no terceiro dia, a morte SEMPRE será ...

  • Eloisa (São Paulo) - 19/04/2014

    Olá, sou Cristã Católica. Não vim aqui afim de enfiar minha religião em vocês, não se preocupem! Vim para dizer que são essas atitudes que nos dão imagem de maus-cristãos, pessoas como o Erivaldo denigrem nossa cristandade, denigrem nosso Senhor Jesus Cristo que se doou por nós e nos ensinou a amar. Sim, eu , junto com a Igreja Católica apostólica romana celebro (o que é diferente de 'comemoro') a paixão e morte de Cristo na sexta -feira santa, seguido da vigilia pascal no sábado de aleluia e encerrado com sua gl...

  • Edvandro (Serra) - 19/04/2014

    Bom dia, a Igreja católica não comemora a morte de Cristo, ela lembra os seus ensinamentos, e como Ele foi perseguido e morto para nos salvar, pela dolorosa paixão pelo mundo. Engraçado que muitos que comentaram coisas sem sentido já foram católicos, e hoje por estarem em outras igrejas se acham melhores.

  • Bel (Brasilia) - 03/04/2013

    Sim, Erivaldo! E daí que seja tudo mentira? Desde que a Igreja Católica não me obrigue a acreditar no que ela acredita, o problema é dela! Que que eu tenho a ver com as crenças dos católicos se eu não for católica? Nada! As crenças dos católicos não me dizem respeito se eu não for católica! O mesmo vale para todas as demais seitas cristãs: cada na sua! Agora essa de defender sua crença atacando as outras... sei não viu! Uma coisa é levar a palavra de Deus para quem não a conhece; outra coisa é tentar enfiar goela ...

  • Erivaldo (Salvador) - 03/04/2013

    Esqueça esse negocio de sabado de aleluia, é invenção da igreja catolica, mentira inventada. Jesus sempre morre um dia antes do sabado? foi isso comentado, mentira, não existe isso, A data da morte de Jesus é sempre numa sexta-feira? Como voce me explica isso?

  • Erivaldo (Salvador) - 03/04/2013

    Bel, é tudo mentira cara, mentira da igreja catolica romana, celebram a morte de Jesus sempre num SABADO? Voce consegue engolir isso como? Sabemos que Jesus morre em uma data do MÊS de NISSAN. E não é com certeza todos os ANOS cai sempre na sexta-feira? Que loucura é essa? Como pode JESUS MORRER SEMPRE NA SEXTA-FEIRA? Qual o maluco para acreditar nessa baboseira? Não muda nunca? E o nascimento porque não cair sempre na sexta-feira tambem? Mas a cada ano é UM DIA NA SEMANA, por aí voce vê que é tudo mentira.

  • Bel (Brasilia) - 03/04/2013

    Defender a sua fé é legítimo. Mas atacar a fé dos outros é pura insegurança! Se está satisfeito com sua crença, se pode viver sua crença, por que se deixar incomodar pelas crenças dos outros? Mas é assim mesmo: cada seita quer o monopólio da verdade! Felizmente esse tempo em que alguém se julgava no direito de impor sua interpretação da bíblia já passou. Hoje é cada um com sua verdade!

  • Erivaldo (Salvador) - 03/04/2013

    Se dê por satisfeito em ainda poder comentar sobre religião, porque vai chegar o tempo que nem isso voce vai poder fazer, isso é porque acreditamos na biblia, não ficamos em cima do muro, se preciso for morreremos defendendo a nossa fé, porque acreditamos na salvação de DEUS para nossas vidas, pode criticar os cristão, não há problema nisso, sempre foi assim na historia, e será pior no futuro.

  • Bel (Brasilia) - 02/04/2013

    E a história continua: as diferentes seitas cristãs se digladiando pelo monopólio da correta interpretação da Bíblia! Uns se divertem difamando as crenças dos outros; e os outros se divertem difamando as crenças dos uns! Essa é a zorra na qual se transformou o cristianismo!

  • ad (aracruz) - 02/04/2013

    o sábado de aleluia é o dia que os católicos ficam aliviados por poderem comer carne novamente. Se faz um belo churrasco para se empanturrar com a carne de não comeram durante a quaresma.
    Sobre Jesus descer ao inferno (muitos visualizam um lugar quente, onde o diabo habita e reina), isso é uma alegoria e uma fantasia. Na bíblia, se vc digitar na busca a palavra inferno vai ter muito o que considerar...

  • Erivaldo (Salvador) - 02/04/2013

    Qual igreja comemora a morte de Cristo? 1 Cor.11;25,26 Aquela igreja fazia isso, os pimeiros cristão celebravam a morte de Jesus na data feita para isso. Pergunto quando uma pessoa morre, por exemplo no dia 14 de Março de 2013, quando é que se celebra a data de sua MORTE? É todos os meses? trimestral? semestral? ou anual? Então os verdadeiros cristão antigos e primeiros CELEBRARAVAM a data de morte de Jesus, a UM DIA ANTES DA PASCOA JUDAICA, isso foi o que ELE ordenou aos APOSTOLOS. Na data correta Porque? JESUS é ...

  • Marcos (Cariacica-es) - 31/03/2013

    O que realmente importa é que Cristo esteve neste mundo, enquanto homem, morreu e ressuscitou, se isto não tivesse acontecido nada mais teria significado.

  • ELIANE (TERESINA) - 31/03/2013

    CAROS AMIGOS , NÃO SOU NENHUMA ESTUDIOSA DO ASSUNTO, MAS TAMBEM NÃO ENTENDO POR QUE A IGREJA COMEMORA TANTO A MORTE DE CRISTO. TODOS OS DIAS SÃO SANTOS E DEVEMOS VIVE-LOS DE FORMA HUMANO, RESPEITOSA E VIVENDO EM CRISTO E PARA CRISTO. CRISTO É SÍMBOLO DE VIDA, DE RENOVAÇÃO E ACIMA DE TUDO DE ALEGRIA. VIVAMOS A NOSSA FÉ DIA APOS DIA, DEMONSTRANDO-A EM PEQUENOS GESTOS E ATITUDES DO DIA A DIA. ABRAÇOS A TODOS! ELIANE.

  • Erinaldo (Recife) - 23/04/2011

    Eu prefiro ficar com o entendimento unificado da Igreja do que o de um HEREGE.

  • ANTONIO (CURITIBA) - 23/04/2011

    QUERIDO AMIGO, IRMÃO: DENTRO DE M E U ENTENDIMENTO, nenhum sabado ou qualquer outro dia da semana tem um significado especial... Te pergunto: porque nós seres humanos insistimos em dar tanto valor as coisas que na realidade sabemos não as possuir?? Não deveriamos estar mais atentos a TODOS OS DIAS DA SEMANA VIVIDOS POR ESTE MARAVILHOSO DEUS HOMEM QUE ESTEVE ENTRE NÓS??? É na vida de CRISTO JESUS, o significado dela, a sua doação de AUTO OUTORGA para nós mortais é que devemos buscar um significado.... o que realme...