Uma janela sobre o mundo bíblico

Em que passagem bíblia está escrito sobre a morte de Pedro?



  • Pergunta de Rosilene, Camaçari
  • 29069
  • 30
  • 05/04/2016
Luiz da Rosa

Leia mais sobre Pedro


A Bíblia não fala da morte de Pedro. Os detalhes que sabemos sobre a morte de todos os apóstolos derivam da tradição, sobretudo de apócrifos, da literatura extra-bíblica. A única morte de um apóstolo mencionada na Bíblia é aquela de Tiago, morto por Herodes (Atos 12,2).

Sobre a morte de Pedro, há a passagem em João 21,18-23, onde Jesus profetiza que Pedro também morreria na cruz. As fontes históricas que falam da morte de Pedro, em Roma, acontecida entre os anos 64 e 67, onde teria sido crucificado de cabeça para baixo por não se achar digno de morrer como Cristo, são os escritores cristãos, padres da Igreja: Jerônimo, Tertuliano, Eusébio. Além disso, há a biografia, pseudo histórica, presente nos apócrifos, que falam dessa morte. Mas a origem histórica desses livros é muito discutida.

 

Alguns dados sobre Pedro

Simão Pedro, natural de Betsaida, apóstolo de Cristo, pescador no lago da Galiléia, na cidade de Cafarnaum. Fez parte, poderíamos dizer, de um grupo previlegiado dos discípulos, junto com João e Tiago.

Depois da morte de Cristo, deu um sinal muito importante à Igreja nascente, batizando um pagão, Cornélio. Em seguida, durante cerca de 30 anos, foi bispo de Antioquia.

Terminou seus dias em Roma. A tradição diz que morreu, entre os anos 64 e 67, durante a perseguição do imperador Nero contra os cristãos.

A tradição diz que Pedro foi preso, juntamente com Paulo, em Roma, na prisão Mamertina, onde hoje existe a Igreja “San Pietro in Carcere”. Tendo batizado os guardas, foram liberados por eles. Pedro foi então na direção da Via Appia. Enquanto fugia, a tradição diz que Jesus lhe apareceu e lhe disse de regressar à cidade para morrer como mártir. Fontes antigas (Gerônimo, Tertuliano, Eusébio e Origem) dizem que, depois de ser novamente capturado pelos soldados romanos, foi crucificado, de cabeça para baixo, sob seu pedido, pois não julgava digno de morrer como Cristo.

Nossas fontes sobre o apóstolo são os Evangelhos e Atos dos Apóstolos. Há também, entre os escritos do Novo Testamento, duas cartas atribuídas a ele, embora a autoria seja discutida. Essas cartas, todavia, não trazem indicações biográficas sobre Pedro.

Existem, invés, muitos apócrifos atribuídos a Simão Pedro ou que tratam dele: Evangelho de Pedro, Pregação de Pedro, Atos de Pedro, Atos de Pedro e André, Atos de Pedro e dos Doze, Atos de Pedro e Paulo, Carta de Pedro a Felipe, Carta de Pedro a Tiago maior, Apocalipse de Pedro. Esses escritos contém detalhes sobre a biografia do apóstolo, mas muitos elementos são legendários e não podemos considerá-los verdadeiras fontes históricas, embora seja possível que se apoiam sobre alguns tópicos historicamente fundados (leia sobre os atos apócrifos).

29069 visitas



30 comentários

Momentaneamente suspendemos a possibilidade de comentar

  • Didache (brasília) - 09/04/2016

    A todos, boa tarde: Eu estou encerrando os meus comentários neste Site, porque fui ferido na minha LIBERDADE DE EXPRESSÃO (..."e conhecereis a verdade; e, a verdade vós libertará". JOÃO VIII: 32) Shalom.

  • Didache (brasília) - 08/04/2016

    A todos, Shalom: Assim como o sonho anseia por sua interpretação ou realização; a vontade por se tornar uma ação; o pensamento por se tornar palavra; a flor por se tornar fruto; a minha vontade de que vocês alcancem a santidade.

  • Jose Camargo (jundiai-sp) - 07/04/2016

    Deve fazer tempo que vcs estão assistindo essa peleja, da qual eu e o didache com toda sua Elegância e Educação temos nos desgastado inutilmente. Vou te contar somente duas coisas que ocorreram nos anos da Guerra Fria entre as Nações Democráticas Estados Unidos e seus aliados; Doutro Lado a RUSSIA E CHINA, VIETINÃN DO NORTE. Na Russia todos Supermercados Americanos com sua prateleiras abarrotada de Alimentos era Mostrada pelos Governos COMUNISTAS Como um sinal de Pobreza Americana que tinha toda Riqueza, mas o pov...

  • jose camargo (jundiai-SP) - 07/04/2016

    Complemento....>>>(1 Pedro 2:4-8) Chegando-vos a ele, como a uma pedra vivente, rejeitada, é verdade, pelos homens, mas escolhida [e] preciosa para Deus, 5 vós mesmos também, como pedras viventes, estais sendo edificados como casa espiritual, tendo por objetivo um sacerdócio santo, para oferecerdes sacrifícios espirituais, aceitáveis a Deus, por intermédio de Jesus Cristo. 6 Pois isso está contido na Escritura: “Eis que ponho em Sião uma pedra, escolhida, uma pedra angular de alicerce, preciosa; e ningu...

  • jose camargo (jundiai-SP) - 07/04/2016

    Prezado Willians brasilia..Saudações. Pedro Sucessor de Cristo!? >>>> De acordo com uma definição da Igreja Católica Romana, “Cristo nomeou São Pedro como o principal dos apóstolos”. A Igreja Católica diz ainda que “Cristo determinou que Pedro sempre deveria ter sucessores neste primado; e que os bispos romanos são esses sucessores”. — New Catholic Encyclopedia (Nova Enciclopédia Católica), 2003, Volume 11, páginas 495-496. >>>>Vamos analisar a resposta a três perguntas: (1) A Bíblia apoia a afirmação de que Pedro ...

  • jose camargo (jundiai-SP) - 07/04/2016

    DESASSOCIADO = Ser afastado ou excluído de uma Associação ou Agremiação “segundo Dicionário”. Isso não necessariamente condena ninguém á Geena. O tal poderá retornar quando se sentir preparado para isso. Coríntios. 5:9, 11-13, CT. + 1º Coríntios 5: 1 – 5. + 1º Coríntios 6: 1 – 6. (pessoas que não conhece, as humilha em uma rede internacional de comunicação, desrespeita o espaço cedido afastando as pessoas, que possui pouca inteligente igual, a min (mim é com “M”) (CITAÇÃO SUA) Esse é o seu “Caso”. Onde foi que eu ...

  • Leandro Sérgio ferreira (Rj) - 06/04/2016

    Lembresse o mal só se vence com o bem.assim pagamos o mal que nos fazem, quem a prendeu assim com o Mestre da paz.

  • jose camargo (jundiai-SP) - 06/04/2016

    Saudações caro ROBSON (NATAL) - 02/01/2015 Como é divertido ver pessoas mal informadas falando de coisas que não entendem e jamais entenderão. Debater qualquer assunto com descendentes da Reforma é como jogar xadrez com pombos - o resultado todos já sabem! (CITAÇÃO DO SEU COMENTÁRIO COM DEVIDA VÊNIA) Mas não acrescenta nada do que é discutido. Sua omissão ja o desabona como crítico. Fala alguma coisa. Ja que se julga melhor que os demais, queremos nos Instruir com sua sapiência.

  • didache (brasília) - 05/04/2016

    VAF, Shalom: Não é bem assim! Os humanos que mais estavam com o Messias JESUS, os Apóstolos dele, morreram!

  • VAF (Mauá) - 05/04/2016

    Quem esta com Jesus Cristo não morre!

  • didache (brasília) - 05/04/2016

    A todos, Shalom: Os Textos de JOÃO XXI: 18 a 23, em nada registram como o Apóstolo PEDRO morreu! O Messias se refere qual tipo de morte glorificaria YAHVEH DEUS, que seria igual a dele, o Martírio!

  • didache (brasília) - 05/04/2016

    ROBSON, Shalom: Para que seja um Comentário é preciso haver objetividade.

  • didache (brasília) - 05/04/2016

    JOHN, Shalom: Então seria ideal você passar do subjetivo para o objetivo escrevendo os nomes e autores dessa literatura.

  • didache (brasília) - 05/04/2016

    HELIO, Shalom: É verdade a sua afirmação, pois quem esteve em Roma foi o Apóstolo dos Gentios PAULO. O Apóstolo PEDRO nunca esteve em Roma!

  • didache (brasília) - 05/04/2016

    GERALCIN LIRA, Shalom: Eu sugiro a você a ENCICLOPÉDIA DE BÍBLIA, TEOLOGIA E FILOSOFIA, dos autores R. N. CHAMPLIN e J. M. BENTES.

  • didache (brasília) - 05/04/2016

    DIEGO MELLO, shalom: Ainda bem que é só estória.

  • didache (brasília) - 05/04/2016

    JOÃO MARCELINO, Shalom: Desde que essa Literatura não se contraponha às Escrituras Sagradas e nem venha a acrescentar e a subtrair.

  • didache (brasília) - 05/04/2016

    DAYARA, Shalom: Não se precisa estar presente para atestar as veracidades dos atos/fatos. Você e eu não estavamos na lua quando os Astronautas lá estiveram; porém, sabemos que eles pisaram nela.

  • ROBSON (NATAL) - 02/01/2015

    Como é divertido ver pessoas mal informadas falando de coisas que não entendem e jamais entenderão. Debater qualquer assunto com descendentes da Reforma é como jogar xadrez com pombos - o resultado todos já sabem!

  • Williams (Brasilia) - 02/01/2015

    Engraçado as pessoas duvidarem e polemizarem tanto quando se trata de fatos relacionados ao cristianismo ou a fatos bíblicos; como a morte de Pedro em Roma ou até mesmo a sua ida e permanência lá, quando são usado as mesmas técnicas para atestar a vida de todos os personagens históricos que não tiveram altos postos políticos, militares ou sociais ou personagens muito antigos como por exemplo, Platão. Todos acreditam na vida e obra de Platão, porém a sua história é amplamente cheia de lacunas, que foram completadas ...

  • John (Aracaju) - 15/05/2014

    Não encontramos escritos na biblia porque ela não é a unica fonte de conhecimento da fé livros antigos e escritos nos provam que veridicamente é verdadeira a crucificação de são Pedro...

  • Hélio (Poá) - 06/11/2013

    Na realidade o apostolo Pedro talvez nunca chegou a roma , essa história de que ele morreu em roma há muita controvérsias, dizem que contantino inventou essa história para se proclamar o primeiro Papa.

  • Joel Fernandes (Ribeirão Preto) - 05/11/2013

    A Bíblia não fala sobre a morte de Pedro, sendo assim, ninguém pode dizer como foi. Devemos basear nosso ensino na Palavra de Deus e não na Palavra de homens!

  • Geralcino Lira (Pilões) - 02/07/2013

    DIGO: Onde posso encontrar um livro que realmente tenha um embasamento teórico confiável sobre esse assunto, pois, até a própria Bíblia não relata nada sobre a morte dos apóstolos, a não ser de Tiago.

  • Geralcino Lira (Pilões) - 02/07/2013

    Onde poço encontrar um livro que realmente tenha um embasamento teórico e confiável sobre esse assunto, pois, até a própria Bíblia não relata nada sobre a morte dos apóstolos, a não ser de Tiago.

  • Diego Mello (Rio de Janeiro) - 29/04/2013

    Conta a historia q Simão Pedro, quando sai de Jerusalém, encontrou com um "homem" encapuzado e o "homem" fez esta pergunta ? Para onde o senhor está indo ? Pedro respondeu: Estou fugindo pq em Jerusalém estão perseguindo os cristãos, e continuou com a seguinte pergunta: E o senhor ? o "homem" tirou o seu capuz e se revelou, Era Jesus transfigurado, e disse: Enquanto vc foge Pedro, eu vou me entregar de novo, e mostrar que vc ainda não sabe de nada. Então Pedro voltou e se entregou, foi preso e crucificado e ...

  • flavio virgilio cunha (Imperatriz) - 29/12/2012

    se o que lemos nos edificou,exortou ou consolou então podemos acreditar porque é verdadeiro...

  • joao marcelino (vitoria da conquista) - 01/12/2012

    nos cristaos temos que buscar sempre o conhecimento seja atraves da biblia ou de textos do primordios do cristianismo pois sabendo mais dos martires reforca nossa fe em Cristo

  • rickson (joao pessoa) - 02/11/2012

    eu não preciso ta la pra ter certesa que a historia é real é so eu le os livros da biblia que fala da vida de pedro e se for imgual a historia entam o que escreveram ali é verdadero.

  • dayara (vitória de santo antão) - 02/11/2012

    essa história não sei se é real que eu não tava lá para saber só deus sabe