Uma janela sobre o mundo bíblico

Gostaria de saber onde na Bíblia se fala a respeito de alimento que não se deve consumir e sobre tatuagens



  • Pergunta de Luciana, São Paulo
  • 52113
  • 19/07/2007
Luiz da Rosa

Leia mais sobre Tatuagens |


A bíblia não faz nenhuma menção à tatuagem tal como é praticada hoje. Normalmente os comentários que tratam desse assunto citam o texto de Levítico 19,28: “Não fareis incisões no corpo por algum morto e não fareis nenhuma tatuagem. Eu sou Iahweh”. Esse texto não fala absolutamente sobre a prática hodierna da tatuagem. Os versículos 27-28 falam, invés, de um rito de luto que era típico do mundo pagão. Isso fica evidente se prestamos atenção à presença do vocábulo “morto” no texto do versículo. O mesmo preceito, além do mais, é repetido em Deuteronômio 14,1. Além disso, a frase final, “eu sou Iahweh”, permite-nos situar corretamente o versículo e entender bem a mensagem da passagem, que quer sublinhar que o verdadeiro Deus é Iahweh e não outros deuses pagãos.
A tradição de praticar o luto nesse modo, como os povos pagãos, é repetidamente combatida também pelos profetas. Veja, por exemplo, Is 3,24; Jr 16,6; 41,5; 48,37; Am 8,10 e Ez 7,18.

Atribuir a proibição de praticar tatuagem a este versículo é ler em modo errado a Bíblia. A Bíblia não proíbe a prática da tatuagem. Às vezes pensamos que nela encontramos respostas a todas as situações do nosso tempo. Não é verdade. Se procedermos dessa maneira, corremos o risco de até querer saber se a Bíblia, por exemplo, fala ou não se é pecado usar a internet.
A Bíblia combate de forma veemente a idolatria, a vida longe de Iahweh e sobretudo dá princípios que podem servir como parâmetros para o nosso comportamento, mas não tem respostas prontas que se encaixam em cada situação da vida; é um livro vivo e as regras devem ser sempre interpretadas e muitas vezes, quando parecem dar indicações relativas a um determinado comportamento, devem ser enquadradas dentro do contexto histórico em que viveu o autor sagrado.

Diante da necessidade de encontrar respostas a situações concretas do nosso hoje, é importante lembrar a história da escolha de Davi, quando Deus diz: “... não julgo como as pessoas julgam. Elas olham para a aparência, mas eu vejo o coração” (1Samuel 16,7).

Obviamente até aqui não respondemos à pergunta se é permitido ou não fazer tatuagem. Na verdade esse é um hábito que deve ser considerado como o conjunto de atitudes que são vistas de forma diferente em cada tempo. A Bíblia dá um princípio básico a partir do qual devemos tomar as decisões relativas ao nosso corpo; ela diz que o corpo é o templo do Espírito Santo. A partir desse princípio deveríamos agir de modo conseqüente.


Sobre os alimentos, veja sobretudo Levíticos 11. Porém convido você a ler a resposta já presente no nosso site dada a uma pergunta parecida.

52113 visitas



Comentários

Os comentários são possíveis somente através da sua conta em FaceBook