Uma janela sobre o mundo bíblico

Quantos livros tem a bíblia evangélica? Qual é o maior e o menor versículo da Bíblia?



  • Pergunta de Ray, Miracema
  • 50666
  • 21/03/2011
Luiz da Rosa

Leia mais sobre Estatísticas bíblicas


A Bíblia protestante tem 66 livros, enquanto que a católica tem 73 e alguns capítulos a mais em Ester e Daniel.

Os livros presentes na Bíblia católica que não aparecem naquela protestante são:

  1. Tobias
  2. Judite
  3. Sabedoria
  4. Eclesiástico
  5. Baruc
  6. 1 Macabeus
  7. 2 Macabeus.

Além desses 7 livros temos ainda a ausência desses textos nas Bíblias Protestantes:

  1. Ester 10,4-16,24
  2. Daniel 3,24-90; 13-14.

A diferença se encontra no Antigo Testamento, enquanto que para o Novo Testamento, todas as duas bíblias têm osmesmos livros, 27!

Em poucas palavras, na Bíblia protestante faltam 7 livros por que foram escritos em grego e, por isso, não considerados inspirados pelos judeus, que têm a escritura formada unicamente por livros escritos em hebraico. Lutero, para o Antigo Testamento, adotou a escritura hebraica, excluindo, portanto, os textos originariamente escritos na língua helênica.

Em termos de capítulo e versículos, lembre-se que não é uma divisão presente originalmente na Bíblia. O original não tinha nem espaço entre as palavras. As divisões em capítulos e versículos foram acrescentadas somente na Idade Média, para facilitar a citação dos textos. A divisão em capítulos aconteceu por volta de 1220 e foi feita pelo bispo Stephen Langton, um inglês. Os versículos, invés foram inseridos na Bíblia ainda mais tarde, em 1527, por Sante Pagnini. Embora tenha colocado versículos em toda a Bíblia, a sua divisão continua até hoje apenas para o Antigo Testamento. Para o Novo Testamento, invés, foi aceitada aquela de Robert Estienne, feita em 1551. Portanto, a divisão em versículos é coisa feita a cerca de 1500 anos depois que o último livro da Bíblia foi escrito. Além do mais, nem sempre essa divisão respeitou o texto. De qualquer forma é muito importante, pois graças a ela podemos encontrar facilmente uma passagem dentro da Bíblia.

Para saciar a sua curiosidade, há versículos muito pequenos, como Jó 3,2, no Antigo testamento  (Jó tomou a palavra e disse), que em hebraico tem apenas 13 letras. No Novo testamento, Lucas 20,30, no grego tem apenas 12 letras ("e o segundo"). Há também João 11,35, que, em grego, tem 16 letras (Jesus chorou). Mas não garanto que sejam os menores versículos.

O maior versículo, habitualmente, é considerardo Ester 8,9. Esse versículo tem 414 letras na Tradução Almeida e 368 na Edição Pastoral. Em hebraico, língua do texto original, tem 371 letras.

Outro dado estatístico: A famosa versão bíblica King James, de tradição protestante, tem 1.189 capítulos e 31.102 versículos. Para fazer uma comparação, a versão Ave Maria, católica, tem 1.334 capítulos e 35.774 versículos.

Finalmente, repito: relativize, em relação à interpretação dos textos sagrados, a questão dos capítulos e versículos. A utilidade deles é somente para as citações bíblicas e não podem nos ajudar na interpretação dos textos, pois não fazem parte do escrito original.

50666 visitas



Comentários

Os comentários são possíveis somente através da sua conta em FaceBook


Comentários mais antigos

  • Jusecleide (Mato Grosso) - 27/03/2016

    Teim um livo na bibria catolica qui um anju meinti e im tobias ele dis se aju di deus,e meinti u nomi

  • Anaide Neri (Fortaleza) - 01/02/2016

    Este site muito me ajudou. Obrigado.

  • Ana Luiza (Brasilia) - 02/09/2015

    É super interessante, me ajudou muito na minha pesquisa... Mas passei também para falar que você escreveu os assim: (osmesmos) por favor arruma lá porque no começo fiquei um pouco insegura... :/

  • Adalberto (BETIM - MG) - 13/12/2014

    Muito interessante e curioso o texto, aprendi bastante sobre a trajetória da palavra de Deus.