Essa é uma típica charada comum nas escolas bíblicas, usadas para descontrair os participantes. A resposta pode ser encontrada no texto de Êxodo 7,8-18, que reproduzimos em seguida:

Êxodo 7, 8 "Falou, pois, o Senhor a Moisés e Arão: 9 Quando Faraó vos disser: Apresentai da vossa parte algum milagre; dirás a Arão: Toma a tua vara, e lança-a diante de Faraó, para que se torne em serpente. 10 Então Moisés e Arão foram ter com Faraó, e fizeram assim como o Senhor ordenara. Arão lançou a sua vara diante de Faraó e diante dos seus servos, e ela se tornou em serpente. 11 Faraó também mandou vir os sábios e encantadores; e eles, os magos do Egito, também fizeram o mesmo com os seus encantamentos. 12 Pois cada um deles lançou a sua vara, e elas se tornaram em serpentes; mas a vara de Arão tragou as varas deles. 13 Endureceu-se, porém, o coração de Faraó, e ele não os ouviu, como o Senhor tinha dito. 14 Então disse o Senhor a Moisés: Obstinou-se o coração de Faraó; ele recusa deixar ir o povo.” (Êxodo 7,8-14) Bíblia Almeida.

Em síntese, o animal é a SERPENTE.

A vara de Moisés lançada diante do Faraó transformou em serpente. Ela não nasceu, mas viveu. Comeu os bastões dos magos do Egito. Não morreu, porém não existe mais, pois voltou a ser vara.