Olá Luís Alves de Framinghan - USA

Para responder sua pergunta, penso que a melhor resposta vem do próprio Jesus quando entra em conflito com os Fariseus com respeito a observância do sábado. Vejamos os textos de Mateus 12,3-8 e 1 Samuel 21,1-6. Como Jesus reagiu ao pesado jugo dos fariseus? Qual foi a linha de raciocínio de Jesus? Jesus falando da observância do sábado inclui a passagem do Antigo Testamento em que Davi e seus companheiros violam um preceito divino. Jesus se utillizou do Antigo Testamento para que os Fariseus conhecedores dos escritos sagrados entendam. Mas nem assim Jesus convenceu os fariseus, seus corações continuavam empedrados.

“3 Mas Ele respondeu-lhes: Não lestes o que fez Davi e seus companheiros quando tiveram fome? 4 Como entrou na Casa de Deus, e como eles comeram os pães da proposição, que não é lícito comer, nem a ele, nem aos que estavam com ele, mas exclusivamente aos sacerdotes? 5 Ou não lestes na Lei que com os seus deveres sabáticos, os sacerdotes violam o sábado e ficam sem culpa? 6 Digo-vos que aqui está algo maior que o Templo. 7 Se vós soubésseis o que significa: Misericórdia e que eu quero não sacrifícios, não condenaria os que não tem culpa 8 O Filho do Homem é senhor do sábado.” (Mateus 12,3-8) Bíblia de Jerusalém.

Ou ainda ler Samuel 1 Samuel 21,1-6

“1 Então, veio Davi a Nobe, ao sacerdote Aimeleque; Aimeleque, tremendo, saiu ao encontro de Davi e disse-lhe: Por que vens só, e ninguém, contigo? 2 Respondeu Davi ao sacerdote Aimeleque: O rei deu-me uma ordem e me disse: Ninguém saiba por que te envio e de que te incumbo; quanto aos meus homens, combinei que me encontrassem em tal e tal lugar. 3 Agora, que tens à mão? Dá-me cinco pães ou o que se achar. 4 Respondendo o sacerdote a Davi, disse-lhe: Não tenho pão comum à mão; há, porém, pão sagrado, se ao menos os teus homens se abstiveram das mulheres. 5 Respondeu Davi ao sacerdote e lhe disse: Sim, como sempre, quando saio à campanha, foram-nos vedadas as mulheres, e os corpos dos homens não estão imundos. Se tal se dá em viagem comum, quanto mais serão puros hoje! 6 Deu-lhe, pois, o sacerdote o pão sagrado, porquanto não havia ali outro, senão os pães da proposição, que se tiraram de diante do SENHOR, quando trocados, no devido dia, por pão quente.” (1 Samuel 21,1-6) Bíblia Almeida

 

Jesus ensina que o ser humano é mais importante que o sábado

Jesus mostra que o ser humano é mais importante que o sábado e que o sábado foi criado para beneficiar as pessoas, não para oprimi-las.

 

Para manter a vida, a transgressão de Davi é aceitável

Em Samuel aparece que transgressão de Davi foi aceitável porque ajudou a manter sua vida. Sendo que os sacerdotes transgrediam o sábado para realizar uma obra divina e necessária.

 

Entendendo melhor as palavras de Jesus

Jesus disse que eles deviam se concentrar no que era realmente importante. Jesus recapitulou a conhecida história do rei Davi que, ao fugir, tomou o pão do tabernáculo, que devia ser comido somente pelos sacerdotes, quando eram substituídos no final d semana. Nessa situação, a fome de Davi e de seus companheiros era mais importante do que o ritual do tabernáculo que tinha outro propósito. Da mesma forma, a fome dos seguidores de Jesus era mais importante do que as orientações sobre o sábado (a respeito da colheita) que se destinavam a outro propósito.

Nada que Jesus disse nessa ocasião a respeito da guarda do sábado diminuiu a ordem divina para que o guardemos. Ele estava tentando libertá-los, não do sábado, mas das regras sem sentido que ocultavam o propósito desse dia.

Nos dias de Cristo, a observância do sábado havia se tornado tão distorcida que refletia o caráter de homens egoístas e arbitrários, em lugar do caráter amorável do Pai celestial.