Olá de Carlos Alberto dos Santos de Araraquara - SP

Perguntas se Ana e Joaquim tiveram outros filhos (as). Lendo os evangelhos do Novo Testamento e de 2 livros que trazem os apócrifos do Novo Testamento: Evangelhos apócrifos da tradução de Urbano Zilles e La vida de Jesús em los apócrifos del Nuevo Testamento de Belarmoino Bagatti e Florentino Garcia, nada encontrei com referência a sua pergunta.

O Novo Testamento não traz nada com referência a Ana e Joaquim se tiveram outros filhos além de Maria. Mesmo porque olhando a pergunta pode se considerar como uma curiosidade, e que não encontramos textos ou mesmo na tradição que fala deste assunto.

 

Os apócrifos em detalhes contam a história de Joaquim e Ana, mas desta curiosidade de terem outros filhos nada cita.

Joaquim era um próspero criador de ovelhas nas cercanias de Jerusalém. Casou-se com Ana, mas ela era estéril e por este motivo não tinha filhos. Tanto Ana como Joaquim sentiam-se abandonados por Deus porque não obtiveram filhos. Ana chorava por esta desgraça constantemente. José abandona Ana e vai pastorear suas ovelhas sozinho. Até que um Anjo enviado por Deus lhe aparece e anuncia que Ana está grávida por graça divina. Retornou Joaquim até Ana e nasceu uma criança Maria em que eles consagraram ao serviço do Templo. Maria permaneceu a serviço do templo até os 12 anos, quando teve que abandonar este serviço por causa do sistema do puro e do impuro e então Maria tornava-se impura uma vez por mês, sendo proibida de circular no templo.

Joaquim e Ana, por motivo da esterilidade de Ana não tiveram outros filhos.

Olhando a situação de Ana que era estéril, e engravidou por graça divina tendo Maria como filha, o casal Joaquim e Ana não tiveram outros filhos.

 

Consulta

  • Bíblia de Jerusalém
  • ZILLES, URBANO, Evangelhos apócrifos, tradução e introdução de Urbano Zilles, coleção Teologia 17, EdiPUCRS, Porto Alegre 2004.
  • BAGATTI, BELARMINO, GARCIA, FLORENTINO, La Vida de Jesús em los apócrifos Del Nuevo Testamento, Cuadernos Tierra Santa, Franciscan Printing Press, 1978, Jerusalém.